quinta-feira, 29 de novembro de 2012


VOCÊ SABE O QUE É “JUS ESPERNIANDI”???

“Jus esperniandi” é o desespero de quem não tem mais saída num processo, e começa a atirar para todos os lados, como se usa dizer nos bastidores da justiça. Pois é assim que estão os Réus do mensalão. Aqueles mesmos que apostavam que não ia dar em nada, mas encontram no Ministro Joaquim Barbosa uma barreira para espancar a imoralidade.

Com a condenação e dosagem de penas dos últimos implicados, feita a publicação, começará a fase desesperadora dos recursos, que só farão protelar o início do cumprimento das penas. Ao menos é o que toda a Nação Brasileira espera, em meio a tantos outros escândalos que estão surgindo, na puxada desse novelo de patifarias.

Ontem a oposição apresentou requerimento para ouvir, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o ministro Leônidas Cristino – da Secretaria de Portos e o secretário-executivo Mário Lima Júnior, sobre o esquema que, segundo a Polícia Federal, favorecia empresas e pessoas interessadas em obter vantagens ilícitas junto a órgãos federais e agências reguladoras. A base governista obstruiu. Mas foram aprovados os requerimentos para ouvir o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, e o advogado-geral da União Luís Inácio Adams, para esclarecer o papel de funcionários envolvidos no mais recente escândalo de corrupção. E num um cochilo da base, a oposição também conseguiu aprovar convite para ouvir o diretor afastado da Agência Nacional de Aviação, Rubens Vieira, preso na Operação Porto Seguro, acusado de integrar esquema para beneficiar empresas em órgãos federais e agências reguladoras.

Digo tudo isso para explicar com exemplos, o que os juristas chamam de “jus esperniandi”. É tentar sair do rolo esperneando para todos os lados...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário