sexta-feira, 30 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 30 de novembro. Faltam 31 dias para o fim do ano. 24 apenas para o Natal. É dia do estatuto da Terra, da Reforma Agrária, do Síndico e do Teólogo. É aniversário de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni da ‘Rede Vanguarda Paulista’ (1935) e da Apresentadora Angélica (1973). Morreram na data: O Marquês de Sade (1814); o escritor Oscar Wilde (1900); Fernando Pessoa (1935); Angenor de Oliveira – o Cartola (1980); o Advogado Sobral Pinto (1991) e Augusto César Vanucci (1992).

Sábado, 01 de dezembro é dia Internacional de Combate à AIDS, dia do Casal e do Numismata – especialista em moedas. É aniversário do ator e diretor Woody Allen (1935). Morria David Bem Gurion, comandante das Forças Israelenses (1973).

Domingo, 02 de dezembro, quando estarão faltando 29 dias para o fim do ano e 22 apenas para o Natal,  é dia Internacional para a abolição da escravatura, dia Nacional do Samba, das Relações Públicas, da Astronomia e Dia Pan-americano da Saúde. Nascimento de Dom Pedro II (1825). King Camp Gillete patenteava o aparelho de barbear com lâminas (1901). Fidel e Che Guevara desembarcavam com 72 homens em Cuba para iniciar a revolução perdendo a maioria dos guerrilheiros no primeiro combate (1956). É aniversário do nadador Gustavo Borges (1972). Morte do narcotraficante colombiano Pablo Escobar (1993). 

MENSALÃO PODE MELAR LEGISLAÇÃO APROVADA À BASE DE PROPINA...

No Reino da insensatez, um vai morrer dizendo que não sabia de nada. Outros morrerão bradando que foram injustiçados. Já a Rosemary Noronha negará eternamente as acusações frisando, na maior cara de pau que: “Enquanto trabalhei para o PT ou Presidência da República, nunca fiz nada ilegal, imoral ou irregular que tenha favorecido o ex-ministro José Dirceu ou o ex-presidente Lula em função do cargo que desempenhavam...

Amigos, o novelo da patifaria é um só, e, quanto ao mensalão, aconteceu exatamente o que previmos aqui neste Blog. Vão chover ações para derrubar leis votadas debaixo das propinas. Já foi protocolado o pedido conjunto da Associação dos Magistrados Brasileiros e da Associação dos Juízes do Trabalho, pedindo ao Supremo que anule a Emenda Constitucional que instituiu a segunda etapa da Reforma da Previdência em 2003, durante o governo Lula.

Com base no julgamento do mensalão, os autores alegam "vício de inconstitucionalidade formal" porque houve compra de apoio político "perpetrado por integrantes do Poder Executivo em face de membros do Poder Legislativo" e declarado pela Suprema Corte.

O relator será o ministro Marco Aurélio Mello, porque já cuida de outro processo que contesta a lei que criou o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais,  aprovada no primeiro ano do governo Lula e também contestada pelas duas associações.

Quanto dinheiro posto fora em propinas e revisões que terão de ser feitas. Não é justo que esses maus brasileiros passem impunes depois de toda essa perda material e moral, diante dos brasileiros e do mundo... Que percam mandatos, que vão para a cadeia e que fiquem inelegíveis. E agradeçam! Na China seriam condenados à morte e as famílias teriam de pagar as balas...

Falei e disse.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 29 de novembro. Faltam 32 dias para o fim do ano. 25 apenas para o Natal. É Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, tendo em vista a divisão do território ocupado pela Inglaterra e pela França durante a segunda guerra mundial,  para a criação do Estado de Israel, em sessão das Nações Unidas presidida pelo brasileiro Osvaldo Aranha (1947). Inclusive hoje, com apoio do Brasil, a Palestina faz nova tentativa para obter assento na ONU, como observadora sem direito a voto, mesmo assim, com oposição de Israel...

VOCÊ SABE O QUE É “JUS ESPERNIANDI”???

“Jus esperniandi” é o desespero de quem não tem mais saída num processo, e começa a atirar para todos os lados, como se usa dizer nos bastidores da justiça. Pois é assim que estão os Réus do mensalão. Aqueles mesmos que apostavam que não ia dar em nada, mas encontram no Ministro Joaquim Barbosa uma barreira para espancar a imoralidade.

Com a condenação e dosagem de penas dos últimos implicados, feita a publicação, começará a fase desesperadora dos recursos, que só farão protelar o início do cumprimento das penas. Ao menos é o que toda a Nação Brasileira espera, em meio a tantos outros escândalos que estão surgindo, na puxada desse novelo de patifarias.

Ontem a oposição apresentou requerimento para ouvir, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o ministro Leônidas Cristino – da Secretaria de Portos e o secretário-executivo Mário Lima Júnior, sobre o esquema que, segundo a Polícia Federal, favorecia empresas e pessoas interessadas em obter vantagens ilícitas junto a órgãos federais e agências reguladoras. A base governista obstruiu. Mas foram aprovados os requerimentos para ouvir o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, e o advogado-geral da União Luís Inácio Adams, para esclarecer o papel de funcionários envolvidos no mais recente escândalo de corrupção. E num um cochilo da base, a oposição também conseguiu aprovar convite para ouvir o diretor afastado da Agência Nacional de Aviação, Rubens Vieira, preso na Operação Porto Seguro, acusado de integrar esquema para beneficiar empresas em órgãos federais e agências reguladoras.

Digo tudo isso para explicar com exemplos, o que os juristas chamam de “jus esperniandi”. É tentar sair do rolo esperneando para todos os lados...

Falei e disse!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 28 de novembro. Faltam 33 dias para o fim do ano. 26 apenas para o Natal. É dia do Soldado Desconhecido. Da inauguração da Estátua da Liberdade (1887). Morte dos escritores Coelho Neto (1934) e Érico Veríssimo (1975). Data em que a Holanda legalizou a eutanásia (2000). 

TÁ CHEIRANDO MUITO MAL.

Um escândalo puxa o outro. Tem gente achando que até vai feder... Agora o delator da “Operação Porto Seguro”, o ex-auditor do Tribunal de Contas da União, Cyonil da Cunha Borges está dizendo que Paulo Rodrigues Vieira usou o nome do ex-chefe da Casa Civil, o petralha José Dirceu ao lhe oferecer suborno...

Para você lembrar, Vieira é aquele diretor da Agência Nacional de Águas, preso sob acusação de tráfico de influência em órgãos do governo federal. Agora também aparece na investigação, agindo no Ministério da Educação. Obteve senhas privativas de funcionários do ministério, com isso, alterava dados financeiros em favor da Faculdade de Ciências Humanas que sua família mantém em Cruzeiro, aqui no Vale Histórico.

Conversa telefônica, gravada pela Polícia Federal já na gestão de Aloizio Mercadante, registra o seguinte diálogo entre Vieira e o funcionário Márcio Alexandre Barbosa Lima, da Secretaria Especial de Regulação do Ensino Superior: "Eu tô querendo entrar aqui no MEC (...) com sua senha. Me fala seu CPF"...

Noutra conversação gravada pela PF, Vieira cobra a produção de Patrícia, funcionária da faculdade, e, ela revela: "-Você pediu para eu alterar em 15% todos os números que aparecessem"... E Vieira responde: "-Aumenta agora 20%"...

E a presidenta Dilma está só ‘canetando’ demissões e afastamentos. Faça isso, presidenta! Não se afogue junto nessa lama. Se a podridão continuar sendo remexida corre o risco disso acabar como bang-bang italiano, com a morte de todos os artistas...

Brasil! Mostra a tua cara! Que país é esse?

Falei e disse!

terça-feira, 27 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 27 de novembro. Faltam 34 dias para o fim do ano. 27 apenas para o Natal. É dia do Mundial da Luta contra o Câncer; do Técnico em Segurança do Trabalho, e da Infância. Aniversário de Vera Fischer (1951). Denúncia de fraude na eleição no Rio de Janeiro para prejudicar Leonel Brizola – caso Proconsult (1982).  

É TEMPO DE SABER USAR O DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

Momento de euforia. Milhões lançados na economia reforçam o comércio. As vitrines de natal ficam mais bonitas. Tem gente que vai se afundar ainda mais em dívidas. Outras vão preferir pagar o que estão devendo.

Ao mesmo tempo em que o INSS e o serviço público, além de algumas empresas, anunciam a antecipação da segunda parcela do décimo terceiro salário, que a rigor poderia ser paga até 20 de dezembro, financeiras iniciam a remessa de verdadeiras ‘cartas de amor’ aos endividados, prometendo vantagens a quem saldar suas pendências.

As vantagens, se analisadas com clareza, deveriam causar revolta, já que as reduções são tão grandes, que demonstram a gordura que envolve as contas. Prestem atenção, pois ninguém seria tão bonzinho assim. Apenas oferecem a redução, porque estão em verdadeira caçada à gratificação natalina.

Os economistas sugerem como vantajoso o aproveitamento do décimo terceiro para pagar dívidas, principalmente se houver promessa de algum desconto, pois, segundo eles, dificilmente o ganho de um investimento vai superar as perdas com juros, em média, superiores a 10 por cento ao mês no cartão de crédito e 8 por cento no cheque especial. Resultados superiores a esses só poderiam ser obtidos, eventualmente, na Bolsa ou outras aplicações de alto risco.

É claro que uma pessoa endividada deve sossegar e buscar segurança financeira. Pelo menos deveria...

Falei e disse!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 26 de novembro. Faltam 35 dias para o fim do ano. 28 apenas para o Natal. É dia do Ministério Público. Data da emancipação política de Tremembé (1896). Morte do ator Grande Otelo – Sebastião Prata (1993); e do Maestro Guerra Peixe (1993). 

VOCÊ PREFERE DILMA OU LULA EM 2014???

Os sucessivos escândalos envolvendo o ex-presidente Lula, seus parentes, amigos e assessores, podem estar pesando na opinião pública. Pelo menos entre pessoas formadoras de opinião. Vai daí a preocupação de Zé Dirceu, Zé Genoíno e outros ‘cumpanheiros’, que insistem em marcos regulatórios para colocar a imprensa debaixo de suas botas, impedindo novas denúncias.

A mais recente pesquisa Ibope, publicada ontem, revela que o eleitorado brasileiro lembra mais da presidente Dilma Rousseff do que de seu mentor político, quando o assunto é a sucessão de 2014. Ela é citada espontaneamente por 26 por cento dos eleitores como candidata predileta para presidir o país daqui a dois anos. Lula ficou com 19 por cento das citações.

Dilma é mais lembrada no Nordeste – 31 por cento; na classe C – 27 por cento; nas cidades com menos de 100 mil habitantes, por jovens de 16 a 24 anos – 31 por cento; por quem tem escolaridade mediana – 29 por cento, entre aqueles que cursaram da 5ª à 8ª série. Já o ex-presidente Lula se destaca entre os mais velhos e entre os mais pobres, sem acesso aos meios de comunicação.

As posições de Dilma são vistas como repulsa sincera à corrupção. Como agora, após a Polícia Federal prender seis pessoas e indiciar 12 na Operação Porto Seguro. A presidente exonerou ou afastou de imediato todos os servidores acusados de participação em um esquema de corrupção em agências reguladoras e órgãos federais. A publicação deve acontecer no Diário Oficial desta segunda-feira.

Entre eles, a chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, amiga pessoal e nomeada para o cargo pelo ex-presidente Lula. Também exonerou o segundo na hierarquia da Advocacia-Geral da União, José Weber Holanda. Todos vão responder a processos disciplinares, assim como os “irmãos metralha”: Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA); e Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Portuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); indicados por Rosemary e por José Petralha Dirceu.

Agrava a situação da quadrilha, desbaratada pela Polícia Federal,  a representação do consórcio ‘Energia Sustentável do Brasil’, protocolada a 26 de outubro, questionando o parecer dado pela Agencia Nacional de Águas, em favor do consórcio Santo Antônio Energia, que tem entre seus sócios Furnas, Cemig, Odebrecht e Andrade Gutierrez, permitindo a ampliação da cota do seu reservatório de 70 para 71 metros e 3 centímetros, para garantir a instalação de seis turbinas adicionais, alvo de uma disputa que está sendo travada na Amazônia brasileira envolvendo bilhões de reais.

O relatório da Polícia Federal relata que, valendo-se do cargo, Rosemary ajudou empresários a agendarem reuniões com ministros e governadores...

Ela foi nomeada para a chefia de gabinete da Presidência em São Paulo por Lula. Foi mantida no cargo pela presidente Dilma, a pedido de Lula. Aliás, Lula e Dilma se reuniram pelo menos três vezes este ano no gabinete de Rosemary no escritório de representação da Presidência da República, em São Paulo.

O cerco está se fechando, Amigos! Um dia toda a verdade virá à tona. Quem viver verá. Assim falou Zaratustra...

Falei e disse!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 23 de novembro. Faltam 38 dias para o fim do ano. 31 para o Natal. É Dia Nacional de Ação de Graças. Data da renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca elevando ao poder Floriano Peixoto (1891). Criação da Força Expedicionária Brasileira (1943). Morte de Adoniran Barbosa (1982).

Sábado, 24 de novembro. É data do início da construção da Estrada de Ferro Santos Jundiaí (1860). Morte do cantor e compositor Freddy Mercuri, do Grupo Queen (1991).
Domingo, 25 de novembro. Estarão faltando 36 dias para o fim do ano, 29 para o Natal. É Dia Internacional contra a exploração da Mulher, do doador voluntário de sangue e Dia da Baiana

O NEGRO QUE NÃO USOU DE COTAS PARA SER PRESIDENTE DO SUPREMO...

Depois de ser aplaudido pelo arquirrival Ricardo Lewandowski, o Ministro Joaquim Barbosa discursou na solenidade de sua posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal. Casualmente ou não, Barbosa foi textual: - “É preciso reforçar a independência do juiz. Afastá-lo desde cedo das más influências”. Foi entusiasticamente aplaudido pela multidão.

Amigos, para mim já seria suficiente. Mas, o Ministro Joaquim Barbosa disse muito mais coisas interessantes como: “- Há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da Justiça”.

E fechou com ‘chave de ouro’: -“A noção de justiça é indissociável da noção de igualdade. Quando se associam justiça e igualdade, emerge o cidadão”.

Amigos! Joaquim Barbosa não precisou de regime de cotas para se impor como Cidadão Brasileiro... E que Cidadão! O MELHOR QUE NÓS TEMOS...

Falei e disse!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 22 de novembro. Faltam 39 dias para o fim do ano. 32 para o Natal. É dia da música e do músico. Data da revolta da Chibata. O “Almirante Negro”, João Cândido rebelava a armada contra castigos físicos na Marinha do Brasil. Assassinato de John Kennedy, em Dallas, Texas (1963); e do líder da Aliança Libertadora Nacional, Carlos Marighella (1969). Ascensão ao Trono do Rei de Espanha, Juan Carlos de Bourbon.

ATÉ QUE ENFIM...

Custou, mas, o governador Geraldo Alckmin acabou reconhecendo dificuldades na condução da segurança pública em todo estado, por conta da onda de homicídios vivida principalmente na capital de São Paulo. Precisou que morressem mais de 300 pessoas, dentre elas 92 policiais militares... Baita teimosia!

Para o reconhecimento teve que contar com a boa vontade de Antonio Ferreira Pinto em pedir demissão da Secretaria, engolindo o sapo do recrudescimento da violência, ao abrir caminho para a passagem de bastão para o ex-procurador geral de Justiça Fernando Grella.

Geraldinho foi textual: "Nós reconhecemos as dificuldades que estamos passando e vamos nos empenhar de forma redobrada neste trabalho".

Ferreira Pinto ganhou uma ‘love letter’ de despedida nos seguintes termos: “trabalhou conosco quase sete anos, foi um bom secretário da Administração Penitenciária e da Segurança Pública. Colocou o cargo à disposição. Indicamos e nomearemos como secretário, que tomará posse nesta quinta-feira o ex-procurador geral do Estado de São Paulo, Fernando Grella".

Segundo o governador, o novo secretário é pessoa com larga experiência. Então vejamos: Grella entrou no Ministério Público em 1984. Foi secretário da Procuradoria de Justiça Cível, secretário-geral da Confederação Nacional do MP, membro do Conselho Superior da instituição e atuou como promotor de Justiça nas áreas cível e criminal.

Me perdoem, mas, no currículo do novo secretário não vi nada que me dê confiança em sua operacionalidade, mas, faço votos que consiga restabelecer a paz de que tanto precisamos...

Falei e disse!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 21 de novembro. Faltam 40 dias para o fim do ano. 33 para o Natal. É dia Nacional da Homeopatia e da Televisão. Data da emancipação política de Nazareth Paulista (1676); da inauguração da Ford em São Bernardo do Campo (1958) e do lançamento do Livro “Brasil Nunca Mais”, com lista de 444 torturadores da ditadura (1985).

BRASIL TEM MAIS CELULARES QUE HABITANTES...

Parece incrível, mas no país que se orgulha de ter alcançado a marca de 260 milhões de linhas de celular ativadas até outubro de 2012, o controle é pífio sobre a qualidade sofrível e o mau uso desta maravilhosa inovação.

Não se sabe, por exemplo, quantas destas linhas estão em poder do crime organizado. Mas foi possível medir, apenas no complexo penitenciário de Salvador, que entre 6 mil presos, haja mil e quinhentos celulares, gerando a inquietação de como vão parar nas mãos e como funcionam entre bandidos, sem que ninguém tome providencias...

O Estadão publica anúncio da ANATEL, de que a chamada teledensidade demográfica do País esteja em 131 vírgula 70 acessos para cada 100 habitantes, registrando, apenas no mês passado, mais de 436 mil habilitações de novos chips celulares e internet móveis, maioria na modalidade pré-paga, com a Vivo permanecendo como líder no mercado, seguida pela TIM, Claro e Oi.

Não dá para entender como o país tão próspero em aparelhos, seja tão atrasado na qualidade e na hora de controlar a entrada e o uso de celulares nos presídios. A ponto de importar uma trapizonga chamada maleta GI-2, por milhões de reais, a única que seria capaz de interceptar e bloquear as conversações entre bandidos, responsáveis pela morte de mais de 90 PMs, entre outras barbaridades.

A pergunta que não quer calar: como esses incríveis telefones ingressam no sistema penitenciário e ninguém consegue bloqueá-los???

Tem gato nessa tuba... Falei e disse!

terça-feira, 20 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 20 de novembro. Faltam 41 dias para o fim do ano. 34 para o Natal. Dia Nacional da Consciência Negra, pela morte de Zumbi dos Palmares (1695). Declaração Universal do Direito das crianças (1959). Queda do Elevado da Avenida Paulo de Frontín (RJ), matando 29 pessoas (1971). Morte do ditador Espanhol Francisco Franco (1975). A princesa Diana revelava na TV que traía o Príncipe Charles (1995).

SÃO PAULO É A CAPITAL DAS DESIGUALDADES...

No Dia Nacional da Consciência Negra, melhor que estabelecer feriado é refletir sobre as desigualdades que colocam a capital do estado de São Paulo em destaque nesse quesito.

Em São Paulo a mulher negra chega a ganhar 47 vírgula 8 por cento do que ganha o homem não negro por hora. Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte, apesar de apresentarem diferenças significativas nesta relação, pagam às mulheres negras, ao menos, mais de 50 por cento dos rendimentos do homem não negro.... São dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade; e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese; sobre as regiões metropolitanas, com base na pesquisa de emprego e desemprego.

Dentre as demais regiões analisadas, os melhores cenários para mulheres negras na questão dos rendimentos médios por hora são os de Fortaleza e Porto Alegre, onde a proporção é de 58 vírgula 6 por cento e 58 vírgula 3, respectivamente.

Na comparação entre rendimentos médios por hora de homens negros comparados a homens não negros, o pior cenário também é o de São Paulo. Na sequência vêm as regiões metropolitanas de Salvador, Distrito Federal, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza.

Melhor do que dar feriado como fazem a prefeitura de São Paulo e algumas outras é não ser racista...

Falei e disse!
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 19 de novembro. Faltam 42 dias para o fim do ano. 35 para o Natal. Dia da Bandeira, instituído em 1908. Dia Mundial do Xadrez. Aniversário de Ted Turner, criador da cadeia de notícias CNN (1938). Lançamento da Frente Ampla, em oposição à ditadura militar, por JK e Carlos Lacerda (1966). Morte de Guimarães Rosa, autor de Grandes Sertões Veredas (1967). Milésimo gol de Pelé, contra o Vasco, no Maracanã, (1969). Morte de Adolpho Bloch criador do Grupo Manchete (1995) e do jornalista escritor e teatrólogo Plínio Marcos (1999).

TANTO SANGUE DERRAMADO POR FALTA DE GIZ

A população carcerária no Brasil chega a quase 500 mil presos, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O governo brasileiro pretende criar mais 60 mil vagas em presídios federais até 2014.  

Se o Ministro José Eduardo Cardozo quer combater o inferno em que se traduz o sistema penitenciário brasileiro está apresentando proposta tímida de enfrentamento do mal.

O ministro também diz que o governo quer duplicar o efetivo de policiais federais que vigiam os 16 mil km de fronteiras terrestres do País. Não disse quantos, mas é certo que a PF tem hoje 10 mil homens. Número pífio, se comparado ao efetivo da Polícia Militar de São Paulo, que não dá conta da violência com 130 mil militares.

Fico com a opinião do pesquisador da USP, Fernando Salla, escrevendo hoje para o “Estadão”... “Se não é ocioso, é pelo menos cansativo ouvirmos autoridades despejando seus argumentos umas contra as outras. Para todos os que perderam amigos ou familiares assassinados, para todos os que são vítimas de uma criminalidade que se amplia e para aqueles que têm que pagar suas dívidas com a sociedade em nossas prisões, tais argumentos têm sido irrelevantes.

Amigos! Agora digo eu: Se formos colocar na mesa os dados sobre a educação, veremos que se o investimento em escolas fosse maior, não precisaríamos de tantos presídios, de tantos policiais, nem chorar tantas almas perdidas entre o bem e o mal...

Falei e disse!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira 16 de novembro. Faltam 45 dias para o fim do ano. 38 para o Natal.  Dia Internacional para a Tolerância. Aniversário do lançamento de “A Menina do Narizinho Arrebitado”, de Monteiro Lobato (1921). Nascimento do escritor português José Saramago (1922). Criação da UNESCO – Organização das Nações Unidas para educação (1945). Morte do ator norte-americano Clark Gable (1960); do cantor e compositor Candeia (1978); do ator William Holden (1981); e da novelista Janete Emmer Dias Gomes, mais conhecida como Janete Clair (1983).

Sábado, 17 de novembro é dia da Criatividade. Inauguração do canal de Suez, ligando o mar Vermelho ao Mediterrâneo (1869). Fundação do Clube de Regatas do Flamengo (1895). A Bolívia perdia 190 mil quilômetros quadrados do Acre para o Brasil, com a assinatura do tratado de Petrópolis (1903). Morte do escultor francês Auguste Rodin (1917) e de Heitor Villa-Lobos (1959).

Domingo, 18 de novembro. Estarão faltando 43 dias para o fim do ano. 36 para o Natal. É aniversário de morte de Antonio Francisco Lisboa – o Aleijadinho de Vila Rica, Minas Gerais (1814). Fundação da Ordem dos Advogados do Brasil (1930). Eder Jofre conquistava o título mundial dos pesos-galo (1960). Suicídio coletivo dos seguidores de Jim Jones, da seita “Templo do Povo” (1978). Morte do compositor Ronaldo Bôscoli (1994) e do colunista social Zózimo Barroso do Amaral (1997).

DE NOVO A TURMA DO DEIXA DISSO...

Empresas tentam pressionar a presidente Dilma Rousseff a vetar a lei votada na câmara, impondo a exibição do valor dos impostos que o consumidor paga em cada compra de bens ou serviços. Alegam que haverá custos que terão de ser repassados aos clientes ...

De novo estão tentando desafiar nossa inteligência. Afinal, tudo que se compra nos Estados Unidos é demonstrado ao consumidor. A nota já sai com o valor da taxa, resultado de um simplíssimo programa de computador, que não onera ninguém...

Verdade que o volume de tributos no Brasil torna o terreno pantanoso. Mas isso é mais um motivo importante para que se perceba o que se paga, por quê se paga e para o ralo que isso vai.

Em contraponto à “turma do Deixa disso” inclusive, a Associação Brasileira de Automação Comercial informa que o programa terá custo trivial. E a Associação Comercial de São Paulo informa que desenvolveu um software que faz a apuração de todos os tributos e que vai distribuí-lo gratuitamente.

Saber quanto se paga de imposto é tão importante quanto o foram as leis da Ficha Limpa e de responsabilidade fiscal. É respeito ao movimento popular que recolheu 1 milhão e meio de assinaturas com essa finalidade...

Transparência é fundamental.

Falei e disse!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 15 de novembro. Faltam 46 dias para o fim do ano. 39 para o Natal. Feriado da Proclamação da República (1889). Dia do esporte amador. Fundação do primeiro PSB – Partido Socialista Brasileiro (1932). Mário Juruna era o primeiro índio eleito deputado federal, pelo PDT do Rio (1982).

UNIR A FAMÍLIA CONTRA A VIOLENCIA FAZ SENTIDO...

O Câncer social impõe medidas de impacto para extirpar o tecido dominado pelo crime organizado. Mas nem o aumento do efetivo da Polícia, nem a ampliação da  estrutura, com mais equipamentos; valorização dos policiais de forma geral, com recomposição salarial; nem a criação da agência integrada de inteligência serão suficientes para cortar o mal pela raiz. Vai ser preciso investir na família!

Nesse sentido gostei da fala do deputado federal Junji Abe, do PSD de São Paulo, na audiência pública promovida pela Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Mostrou que os atos violentos nascem dentro das casas e “crescem sem freios” no convívio social.

Observem como faz sentido o que disse textualmente o parlamentar: “Nos últimos 20 anos, o crescimento da criminalidade nos grandes centros urbanos tem sido avassalador e com tanta celeridade que tira dos estados a capacidade de reprimir o crime organizado”.

De um lado, a sociedade clama por medidas urgentes: maior contingente de policiais, de equipamentos, e ações de inteligência. De outro, o desespero do povo: tamanho, que todos gostariam de ver um policial em cada esquina...

Mas seria apenas enxugar gelo. Na verdade, o Brasil conquistou a estabilidade econômico-financeira, mas, passou a caminhar perigosamente pela rota do alto consumo. Individualista, distante da espiritualidade e da unidade familiar. Por isso Junji Abe prega com oportunidade e acerto o fortalecimento da instituição família, onde os pais voltassem a cumprir a missão de educar os filhos com valores elementares: dignidade, solidariedade, respeito e amor ao próximo, além de religiosidade, qualquer que seja o credo.

Paralelamente o poder público deveria investir na educação, com a implantação do período integral nas escolas a fim de proporcionar às crianças e adolescentes lições de cidadania, civismo, cultura, artes e esportes, garantindo ocupação saudável do tempo, hoje ocioso.

O deputado pontifica que sem a efetiva participação da sociedade, grande parte dos recursos financeiros necessários ao ensino, à saúde, saneamento básico, moradias e outros setores continuará migrando para a construção e manutenção de penitenciárias e casas de menores infratores, além de uma infindável série de novas delegacias, viaturas, câmeras de monitoramento.

A exclusiva ação beligerante apenas faz a violência mudar de endereço. Ora no Rio, ora em São Paulo, ora em Santa Catarina, gastando vidas e balas... Pior que a toa!

Falei e disse!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012



O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 14 de novembro. Faltam 47 dias para o fim do ano. 40 para o Natal. É dia nacional da alfabetização e do Bandeirante. Data da emancipação política de Lorena (1774). Morte da Princesa Isabel (1921); de Sacadura Cabral, primeiro a fazer a travessia aérea do Atlântico, por desaparecimento no mar (1924); e de José Flores de Jesus, o compositor Zé Kéti (1999). É aniversário do Príncipe Charles da Inglaterra (1948).

EM AÇÃO A “TURMA DO DEIXA DISSO”...

A “Turma do Deixa Disso”, provavelmente seguindo o norte sinalizado por Ricardo Lewandowski, começa a postar a possibilidade de Zé Genoíno cumprir a pena de 6 anos e 11 meses de prisão pelos crimes no mensalão, direto em regime aberto, já que segundo o ministro "a coisa mais difícil é ter vaga" para cumprir o regime semiaberto.

Com isso dá inicio a nova discussão com o futuro presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, em campanha para lotar o ambiente de sua posse em substituição a Ayres de Brito, achando que por reter passaportes, conseguirá evitar a fuga de Zé Dirceu e outros condenados, como se falta de passaporte fosse barreira para o Zé dos disfarces, de tantas e tantas fugas...

Deplorável que relator e revisor prossigam esgrimindo em público. Barbosa dizendo que os condenados não terão direito a cela especial e Lewandowski afirmando que cansou de conceder habeas corpus para que pessoas cumpram o regime aberto, porque as colônias agrícolas estão fechadas, contrariando a lei que estabelece que penas entre 4 e 8 anos devem ser cumpridas inicialmente em regime semiaberto, podendo deixar o local para trabalhar, por exemplo...

Interessante é que em meio a tudo isso, o Ministro da Justiça venha a público reconhecer que o sistema carcerário brasileiro é pior do que a pena de morte. Por que não melhorá-lo cara pálida (?), para evitar que os miseráveis que estão lá dentro fiquem ainda mais revoltados com as regalias dos marginais do colarinho branco? Que País é esse!!! Difícil entender aonde querem chegar com tamanho desatino...

Falei e disse!

terça-feira, 13 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 13 de novembro. Faltam 48 dias para o fim do ano. 41 para o Natal. Fundação da Cidade de Cabo Frio (1615). Criação do cruzeiro novo (1965). Entrada da sonda Mariner 9 na órbita de Marte (1971). Morte do ator Vittorio de Sica (1974) e de João Leitão de Abreu, por dois governos, chefe do gabinete civil da ditadura (1992).


PROCURADOR QUER DEUS FORA DO REAL

Talvez seja mesmo pura falta do que fazer, ou ainda, o imenso desejo da notoriedade. O Fato é que ultimamente tem gente querendo roubar a cena do mensalão, ora processando o legado cultural de Monteiro Lobato por racismo, ora retirando O Crucifixo dos salões públicos... Agora estão querendo retirar a expressão “Deus Seja Louvado” das novas cédulas da família do Real.

Deu no Jornal que a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública em São Paulo, frisando que a inscrição nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa.

O fundamento é de que "A manutenção da expressão 'Deus seja louvado' configura predileção pelas religiões adoradoras de Deus como divindade suprema, fato que, sem dúvida, impede a coexistência em condições igualitárias de todas as religiões cultuadas em solo brasileiro", afirma o procurador.

E diz mais: "Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: 'Alá seja louvado', 'Buda seja louvado', 'Salve Oxossi', 'Salve Lord Ganesha', 'Deus não existe'... Com certeza haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus"...

Quanta falta do que fazer... E nós pagando por isso...

O Banco Central emitiu um parecer jurídico em que diz que, como na cédula não há referência a uma "religião específica", é "perfeitamente lícito" que a nota mantenha a expressão, que apareceu pela primeira vez na moeda nacional em 1986, nas cédulas de cruzados, por orientação do então presidente, José Sarney, em consonância com a Constituição Federal. Depois foi mantida nas notas de real por determinação de Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda.

O especialista Ives Gandra Martins, várias vezes consultado, afirma que consta do seu preâmbulo da Constituição a expressão 'sob a proteção de Deus'. “Significa que o Estado que se organiza e estrutura mediante sua lei maior reconhece um fundamento metafísico anterior e superior ao direito positivo".

A Procuradoria pede que a União comece a imprimir as cédulas sem a frase em até 120 dias, sob pena de multa simbólica de 1 real por dia de descumprimento...

Como diz o sambista: Deus já deve estar de saco cheio...

Falei e disse!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 12 de novembro. Faltam 49 dias para o fim do ano. 42 para o Natal. Dia do diretor de escola. É aniversário do cantor e compositor Paulinho da Viola (1942). Data em que Pedro Primeiro mandava o Exército invadir a assembleia constituinte, prendendo e exilando diversos deputados (1823). O 14 BIS voltava a sobrevoar Paris percorrendo 200 metros em 21 segundos (1906). Trotsky era expulso do partido comunista soviético (1927). Renúncia de Silvio Berlusconi ao cargo de primeiro ministro da Itália (2011).

DEPOIS DO MENSALÃO, O ESCÂNDALO DO JORNALECO...

Imagino você, quando souber dos novos desvios do governo federal... Eu fico revoltado, ao saber que o que sangra de meu bolso por pesados impostos, é lançado no ralo da corrupção. Pois a ‘Folha de São Paulo’ está em cima de novo escândalo: “A Presidência da República gastou 135 milhões e 600 mil reais para fazer publicidade oficial em cinco jornais paulistas que não existem... Eu disse: Não e-xis-tem!!!

As publicações fictícias são vinculadas à Laujar Empresa Jornalística, com sede registrada num imóvel fechado e vazio, em São Bernardo do Campo, aqui no Estado de São Paulo.

Essa empresa aparece em 11º lugar num ranking de mil 132 empresas que, desde o início do governo Dilma Rousseff, receberam recursos públicos da Presidência para veicular propaganda oficial em diários impressos. Os jornalecos receberam mais do que jornais responsáveis por publicações de ampla circulação e tradição no país, como o gaúcho "Zero Hora" e o carioca "O Dia".

Os cinco títulos da empresa beneficiados pela Presidência inexistem em bancas, inclusive do ABC Paulista, onde supostamente seriam editados. Não são cadastrados em nenhum sindicato de nenhuma categoria do universo editorial. São completamente desconhecidos de jornalistas e jornaleiros da região.

Como prova da prestação do serviço, indispensável ao recebimento de verbas, a editora enviou exemplares, com data de 15 de março de 2011 do "Jornal do ABC Paulista", "O Dia de Guarulhos", "Gazeta de Osasco", "Diário de Cubatão" e "O Paulistano". Todas têm os mesmos textos. Uma das "reportagens" apresentadas, chama a atenção, por conter declarações do então ministro do Trabalho, Carlos Lupi, dadas no próprio dia, o que gera suspeição de impossibilidade. Até porque, o texto foi chupado de nota publicada no site da Folha de São Paulo na tarde daquele dia. Outro indicio de fraude é um anúncio de meia página da Unimed, ao passo que a cooperativa médica negou qualquer contrato de publicidade.

É cambada de caterva, como diria um saudoso pindense... É muita roubalheira pro meu gosto.

Falei e disse!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 09 de novembro. Faltam 52 dias para o fim do ano. 45 para o Natal. É  dia do manequim. Data do Baile da Ilha Fiscal, (último do império) com dinheiro da seca do nordeste (1889). Aniversário da atriz Eva Tudor (1920). Eleição de John Kennedy (1960). Morte de Cecília Meireles (1964); de Charles De Gaulle (1970), do estilista e figurinista Dener Pamplona de Abreu (1978); do cantor Altemar Dutra (1983).

Sábado, 10 de novembro, dia do trigo e dos veteranos de guerra. Morte do compositor, poeta e jornalista Torquato Neto (1972); de Leonid Brejnev, ex-primeiro ministro da URSS (1982); e do sanitarista David Capistrano Filho, ex-prefeito de Santos (2000).

Domingo, 11 de novembro, quando estarão faltando 50 dias para o fim do ano e 43 para o Natal. Início da semana da ciência e da paz. Dia nacional do supermercado. O Marechal Deodoro recebia comitiva de republicanos e aderia à causa (1889). O General Lott praticava o golpe da legalidade, ocupando o Rio de Janeiro com 25 mil soldados para garantir a posse dos eleitos: JK e Jango (1955).

É MUITA GENTE ROUBANDO...

Uma quadrilha que fraudava assinaturas para sacar seguros-desemprego foi desarticulada, depois de causar prejuízo de pelo menos 30 milhões de reais...

Isso deve acelerar a implantação do sistema biométrico, segundo o Secretário de Políticas Públicas de Emprego em exercício, Rodolfo Torely, acrescentando que a falta de um identificador seguro permitiu que cada um dos fraudadores se fizesse passar por pelo menos 20 pessoas.

Em resposta, até que a biometria seja implantada, num prazo de dois anos, o Ministério do Trabalho pode passar a exigir imediatamente as digitais dos beneficiários quando forem sacar o seguro-desemprego.

Segundo a Polícia Federal, o grupo desbaratado se formou há cinco anos em São Paulo-capital. Depois se articulou por várias cidades do interior. Agindo em prejuízo de pessoas humildes. Usava documentos falsos para declarar a contratação e demissão de funcionários e pedir o benefício. A investigação concluiu que as empresas envolvidas no esquema e os requerentes do seguro-desemprego também eram falsos.

Na operação, foram apreendidos documentos pessoais falsificados, carimbos, computadores e quatro veículos usados pelos suspeitos. Os investigados responderão pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a 20 anos de prisão.

O inquérito policial teve início em outubro do ano passado após a comunicação do Ministério do Trabalho sobre as suspeitas de fraudes. Foram identificadas até o momento 287 companhias envolvidas no esquema...

Amigos! Tem horas que eu fico imaginando como esse país resiste a tanta corrupção e roubalheira, desde o descobrimento até hoje... Aí dou razão ao sambista: “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão... Se gritar pega ladrão, ih! Não fica um...

Falei e disse!