sexta-feira, 25 de maio de 2012

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME...

Lembram da frase que marcou o período de caça as bruxas da ditadura militar? Pois ela é mais do que atual.
Hoje é o prazo final para a presidente Dilma Roussef sancionar ou vetar o Código Florestal. As pressões tem sido intensas em relação ao Código Florestal.
Várias manifestações populares. Algumas remuneradas por setores interessados: lobbies. Outras de ordem técnica, como as formuladas pela Associação dos Magistrados Brasileiros e pela a Associação dos Juízes federais, que sinalizam falhas técnicas comprometedoras, que podem assoberbar o Judiciário. Internautas promoveram vigília, Twitttaço e seresta pelas redes sociais...
O fato é que setores que gozam da intimidade da presidente antecipam que a sanção será parcial por causa de alguns muitos vetos.
Um dos que antecipam este posicionamento de Dilma é o Vice Michel Temer. Outro é meu Amigo Carlos Minc, com quem tenho trocado e-mails sobre a “Pinda + 20” e a participação de Pindamonhangaba na Conferência Mundial que vai rever a Rio-92. Aliás, num deles, o Ambientalista realçou a posição vanguardista de Pinda. Repito aqui para quem não teve oportunidade de ler minha coluina no Jornal da Cidade:
“...que bom que Pindamonhangaba tenha este protagonismo, com propostas avançadas. Transmita, amigo Cataldi, nosso forte abraço ecológico ao prefeitoJoão Ribeiro e seus secretários. Mande a programação para divulgarmos em nossa rede em todo o país e também junto ao MMA - Ministério do Meio Ambiente. Vou orientar meus assessores de enviarem materiais e experiências para que Vocês também possam conhecer e adotar, onde couber. Saudações planetárias do seu companheiro Carlos Minc - Secretário do Ambiente”.
Pois voltando a questão do Código Florestal, o ex-Ministro do Meio Ambiente e atual secretário da pasta no Rio de Janeiro, acha importante o veto em sete pontos que considera ecologicamente desastrosos como: o perdão e garantia de impunidade aos desmatadores, agressões às margens de rios, o sistema de unidades de conservação, além da lei de gestão dos resíduos sólidos. Tais pontos fazem parte de uma carta aberta assinada por todos os ex-ministros do Meio Ambiente, inclusive Marina Silva.
Carlos Minc adverte que as pessoas que hoje estão nas ruas com faixas pedindo o “Veta Tudo Dilma” não têm ideia do que estão defendendo. Segundo ele, vetar tudo significa manter o Código Florestal atual, cheio de problemas. Vetar tudo também pode significar derrota mais séria adiante, pois a derrubada do veto colocaria o código recém aprovado e todos os seus defeitos em vigor...

Faz ou não faz lembrar aquela velha história do “se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come”? ...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário