terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O VICIADO DEVE SER DOENTE OU CRIMINOSO?


O Senador Sérgio Souza do PMDB do Paraná, propôs um endurecimento contra usuários de drogas ilícitas. O projeto também endurece a lei contra o criminoso que usar entorpecentes durante suas ações.

A proposta do senador é importante por que, no mínimo, vai remete a uma reflexão mais acurada sobre assunto da maior gravidade. Não se pode manter na total irresponsabilidade, pessoas que já não conseguem mais pautar seus próprios destinos, tamanha a degradação psíquica em que se encontram nas Cracolândias da vida.

O acobertamento, sob o manto da dependência, é cruel com as vítimas dos drogados. Mas a punição prevista pelo senador, multa entre 200 e Mil reais, também não parece o ideal. Na maioria dos casos os viciados nem tem como comprar a própria droga. Servem de escravos dos traficantes.

Melhor poderia ser o tratamento compulsório, requerido pelo ministério público, depois de decretada a interdição do adicto.

A loucura de um dependente de crack ultrapassa a concepção humana. Caso que está na mídia: Andréia Carla das Neves Santos, de 38 anos, foi presa pela Policia Militar. Tentava trocar a filha, com menos de dois meses de idade, em uma boca de fumo do bairro Parque Amazônia, em Goiânia, por uma porção de pedras de crack avaliada em 20 reais. Na delegacia, entorpecida, fez pior. Alegou ter sido chantageada por alguém que sugeriu a venda da criança, quando pediu um real e 50 centavos para pagar a passagem de ônibus.

Uma coisa é certa: só existe tráfico e crime organizado se houver consumidor. A impunidade pura e simples para os viciados não tem dado certo.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário