terça-feira, 31 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 31 de janeiro. Dia Mundial do Mágico. Morte de Dom Bosco (1888), fundador da Congregação Salesiana (1888). O General Dutra era o primeiro presidente brasileiro a tomar posse fardado (1946). É aniversário da cantora Joyce (1948).
EM ALGUM LUGAR DO PASSADO...
Nosso assunto, embora seja atual, não está nas manchetes dos jornais de hoje! Lembro a morte de Giovanni Melchior Bosco a 31 de janeiro de 1888. A data lembra o mais puro batalhador pela educação dos pobres e desassistidos. Do fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales. Do religioso Dom Bosco, canonizado em 1934 por Pio XI e, mais tarde, aclamado por João Paulo Segundo como “Pai e Mestre da Juventude”, em reconhecimento ao sucesso do emprego do amor na recuperação de jovens desviados.
Além do dom do amor, santo em vida, Giovanni Bosco era premonitivo. Previa o que aconteceria com suas crianças. Mas também teve outros sonhos interessantes. Num deles descortinou o florescimento de um lugar de muita prosperidade entre os paralelos 15 e 20 do Hemisfério Sul...
"Tra il grado 15 e il 20 grado vi era un seno assai lungo e assai largo que partiva di un punto che formava un lago. Allora una voce disse ripetutamente, quando si verrano a scavare le miniere nascoste in mezzo a questi monti di quel seno apparirà quila terra promessa fluente latte e miele, sarà una ricchezza inconcepibilie"(Memorie Biografiche, XVI, 385-394)
Esse lugar é atribuído por alguns intérpretes a Brasília, motivo pelo qual São João Bosco é co-padroeiro da capital federal, sinalizando-a como celeiro da humanidade no terceiro milênio.
É no contexto de miséria da revolução industrial, diante do grande contingente de jovens sem família, que Dom Bosco amplia a idéia do padre Giovanni Cochi, tirando das ruas os “bariquini”. Primeiro o “menino de rua” Bartolomeo Garelli, levado ao oratório, a que mais tarde deu o nome de São Francisco de Sales. Depois foram mais 10, mais 100, mais 300...
Seus biógrafos registram-lhe a amizade com políticos como Camilo de Cavour e Humberto Ratazzi. Pessoas influentes, como a Marquesa Barolo. Amizade direta com o Papa Pio IX e com o Leão XIII. Mas também acentuam muitas pressões. Inclusive de Dom Lorenzo Gastaldi, que via no padre Bosco um papel ameaçador à hierarquia da Igreja.
Minha família foi próxima à Obra Salesiana. Terésio Bosco, religioso salesiano e jornalista, narra e registra em “Dom Bosco, uma Nova Biografia” que, meses antes de morrer, a 22 de abril de 1887, o Santo, em busca desesperada por recursos, sai em visita à principal benfeitora da Sociedade Salesiana àquela altura em Turim. Era nada mais nada menos que a riquíssima senhora Luiza Cataldi, tendo ela perguntado: -“Dom Bosco, o que devo fazer para me salvar"? Dom Bosco respondeu: -"Para salvar-se deverá tornar-se pobre como Jó". E ela se despojou de tudo em favor da obra...
Conta ainda Teresio Bosco que o acompanhante de Dom Bosco indagou ao Santo se de fato era verdade tudo aquilo que falara em tom de advertência à senhora Luiza? A que Dom Bosco respondeu: “Não se deve contar toda a verdade aos ricos”...
Recordando hoje a morte de Dom Bosco, a 31 de janeiro de 1888, não posso deixar de lembrar o artigo Terceiro das Regras Salesianas, de 1887, voltado para o objetivo principal: o recolhimento dos jovens pobres e abandonados. Dando-lhes educação e preparo profissional.
Ao que se vê, e, salvo melhor juízo, hoje são colégios e faculdades suntuosos, frequentados por filhos das elites. As escolas profissionais praticamente acabaram. Quando existem, são separadas. Serviço Social, em favelas e periferias, o que, absolutamente, não foi a orientação deixada por Dom Bosco: recolher e abraçar os “bariquini” – meninos de rua daquela época.
Quem sabe não é chegada a hora do reencontro com as Regras Salesianas, deixadas em algum lugar do passado?
Falei e disse.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 30 de janeiro. É dia da Saudade, Dia Nacional dos Quadrinhos e da Não Violência. Hitler era nomeado chanceler do Reich (1933). Proclamação da República da Hungria (1946). Assassinato de Mohandas Karam-chand Gandhi, ou Mahatma Gandhi, se preferirem (1948). Morte do sambista Paulo Benjamin de Oliveira – O Paulo da Portela (1949) e do inventor da Abreugrafia, o professor Manoel de Abreu (1962). Data do manifesto de criação do PT (1980
PM JULGADA EM DOIS TEMPOS
Da avaliação das duas ações mais recentes da Polícia Militar de São Paulo extrai-se o uso político das operações. Pelo menos a tentativa.
No Pinheirinho, São José dos Campos, interior de São Paulo, a truculência com que a PM cumpriu a ordem judicial arrancou aplausos do mega especulador Nagi Nahas e de sua massa falida.
No Centro de São Paulo-Capital, a intervenção para retirar do tráfico o domínio sobre a Cracolândia, outro ponto de discórdia entre o PT e o PSDB, demonstra que se o Partido dos Trabalhadores pretendia favorecer a candidatura de Fernando Haddad, criticando a operação, fez pior do que produzir maus resultados no ENEM. Oito em cada 10 paulistanos apoiam o que a PM fez na Cracolândia.
Segundo o Data Folha, mesmo entre as pessoas que têm o PT como partido de preferência, 83 por cento concordam com a operação policial, dando a nota média 7 vírgula 4.
Quando o assunto é criticar a atuação intervencionista da vontade dos drogados no centro da capital, o bate-boca entre pré-candidatos do PT e PSDB à Prefeitura de São Paulo não encontra eco entre os eleitores. No geral, os entrevistados entre quinta e sexta-feira passadas, 82 por cento concordam que a polícia tinha de agir como agiu, para desbaratar o tráfico e o consumo de crack na região central de São Paulo.
Todos enxergam claramente, no entanto, que há confronto eleitoral entre PT e PSDB, no uso da bandeira “combate à droga”. Entre os tucanos, o pré-candidato Andrea Matarazzo afirma que "o governo do PT consolidou o crack na região central da cidade, numa alusão à gestão municipal de Marta Suplicy, de 2001 a 2004. Já Fernando Haddad, pré-candidato petista, ainda carregando o peso de praticamente quatro reprovações no ENEM, diz que a ação da PM foi "desarticulada", "desastrada" e "marcada pela repressão".
Que discutam, briguem e se rasguem. Mas o importante é desarticular o ponto de concentração e impor tratamento médico às pessoas que já não pensam por meios próprios. Tirá-los do lixo é que foi defender seus direitos humanos.
Falei e disse!
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 27 de janeiro. Dia do Orador. Morte do compositor italiano Giuseppe Verdi (1901). Primeira transmissão de TV na Grã Bretanha (1926). Cessar fogo no Vietnam (1973). Morte do Poeta J.G. de Araújo Jorge (1987).
Sábado, 28 de janeiro. Dia do comércio exterior, do portuário e do Hanseniano. Data da abertura dos portos às Nações Amigas (1808). Precedentes da segunda guerra mundial: Brasil rompia relações com Alemanha e Itália (1942).
Domingo, 29 de janeiro, Reconhecimento da República Brasileira pelos Estados Unidos (1890). Morte do abolicionista José do Patrocínio (1905).
NINGUÉM LEVANTOU ESTA HIPÓTESE...
Vocês sabiam que a área em que foram construídos os prédios que desabaram no Rio de Janeiro já foi um pântano?
Pois no Brasil colônia travou-se ali a última batalha entre portugueses e os invasores franceses, havendo os comandantes lusitanos invocado a proteção de Santo Antônio, cidadão português nascido em Alfama – Lisboa; cujo nome real é Fernando de Bulhões y Taveira.
Prometeram em caso de vitória, erguer ali um convento com luz votiva que permanece acesa até hoje.
O santo foi consagrado sargento-mor “post mortem” e mais tarde promovido a General, incluído no Almanaque do Exército Brasileiro, bem mais tarde, por Dom Pedro Primeiro. Registra a história que só a um milagre poderia explicar a sobrevivência dos soldados da Colônia, combatendo em meio aos jacarés que infestavam aquele lodaçal, hoje aterrado, e transformado no Largo da Carioca...
Não sou engenheiro, mas o solo composto com areia de restinga, me parece impróprio para construções, a não ser com tratamento adequado. Já perceberam o volume de emanação de gases? Quantos bueiros já explodiram ali pelo centro do Rio? Tudo isso e mais o acumulo de tantas irresponsabilidades?
Por exemplo: Vocês sabiam que ao lado dos edifícios sinistrados, erguidos nos idos de 1938, bem ao lado mesmo, foram feitas as fundações do metrô do Rio de Janeiro, e que os prédios ficam entre as Estações Carioca e Cinelândia do metropolitano, resistindo à bateção das estacas que deram fundação à obra? Será que alguém percebeu que a trepidação do ir-e-vir constante dos trens no subsolo, também poderia abalar o alicerce das construções fragilizadas e bem antigas?
Os mais idosos certamente hão de lembrar, quando eu disser, que bem ao lado, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi por muito tempo o palco dos bailes oficiais de carnaval da Cidade Maravilhosa... Talvez possa avivar-lhes a memória, de que a festa foi tirada de lá, por Antônio Vieira de Mello, enquanto diretor do teatro e secretário de educação no governo Negrão de Lima, porque temia-se pela segurança, diante da pulação dos foliões, por causa da estrutura debilitada... Lembro mais que, em 1971 meu Amigo Jurista Jorge Beja – Jornalista e Advogado – entrevistava Clóvis Bornay pela Rádio Nacional, e ele, o campeoníssimo dos Carnavais, considerava um absurdo o uso do Municipal, cuja estrutura frágil balançava durante os bailes.
Não sou engenheiro, mas diante dessas explicações não fica difícil encontrar a razão para o que se deu na Avenida Treze de Maio, quase esquina de Almirante Barroso, onde o acúmulo de irresponsabilidades recebeu, como gota d’agua, os abalos ou imperícias de obra clandestina, sem conhecimento do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, denunciada após o acidente.
Foi assim que, penso eu, um prédio caiu sobre os demais, fragilizados, produzindo efeito dominó...
Dizem os físicos que a cada ação corresponde uma reação. O Homem afronta as regras mínimas. Agride o planeta. Perfura as camadas terrestres em busca de petróleo. Tira enormes quantidades de óleo e gás das regiões abissais e pré-sais. Nada coloca em troca...
Fica difícil explicar acomodações de placas e a razão de tantos terremotos e erupções vulcânicas, depois disso?
Minhas proposições são, no fundo, temática para reflexão ambiental no momento em que todos estão preocupados com a sacolinha do supermercado... Aliás, enorme hipocrisia. Pagando 20 centavos você pode tê-la. O saco preto que continua a ser vendido a farta para embalar o lixo não prejudica a natureza. Só a sacolinha que era usada pelo pobre! Ora, ora... tirar as colunas do prédio também não desafiava a gravidade. Deu no que deu...
Falei e disse.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 26 de janeiro. Aniversário da inauguração da GM de São Paulo, montando 25 carros por dia (1925). Morte de Graça Aranha (1931). Criação do IBGE (1938). Morte do mafioso Lucky Luciano (1962).
AGORA FALTA O MINISTRO
A Folha e o Estadão vêm desenvolvendo importante trabalho na operação desmonte de um imenso cartório de corrupção instalado na República. No Judiciário, o escândalo envolvendo o bi presidente do Supremo e do CNJ, por ter assinado contrato milionário, a toque de caixa, posto agora sob suspeita.
No Executivo, Cássio Peixoto, braço-direito do ministro das cidades foi demitido, ontem, depois da imprensa publicar denuncia de sua participação em negociatas com um empresário e um lobista.
Peixoto recebeu em seu gabinete o dono da empresa Poliedro Informática, Luiz Carlos Garcia, e o lobista Mauro César dos Santos para discutir assunto, ligado a uma proposta de informatização da pasta. Encontro precedido por três reuniões do empresário e do lobista na casa do deputado João Pizzolatti, do PP de Santa Catarina.
O Ministro Mario Negromonte teria participado de pelo menos uma das reuniões, assim como seu secretário-executivo, Roberto Muniz. Todos os envolvidos negaram, contudo, participação em algum acerto.
Mas o que se cogita é que a estratégia discutida seria estabelecer convênio entre o ministério das cidades com um organismo internacional para levantar recursos externos, que não são fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União.
A demissão do Ministro das Cidades, Mario Negromonte tornou-se agora imperiosa. Inevitável!
Em nome da moralidade pública...
Falei e disse.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 25 de janeiro. Dia da conversão do apóstolo Paulo e da fundação da Capital deste Estado: São Paulo de Piratininga (1554). Dia do Carteiro. Seria aniversário de Jânio Quadros (1917) e de Antonio Carlos Brasileiro Jobim – o Tom Jobim – (1927). É aniversário da USP, criada pelo governador Salles de Oliveira (1934). Morte do Chefão All Capone (1947). Fuga de Lamarca e outros 3 militares do quartel de Quitaúna, São Paulo, com caminhão carregado de armas (1969). José Carlos Pace vencia o Grande Prêmio Brasil de fórmula 1 (1975).
NUNCA VI COISA IGUAL
Para quê uma universidade precisaria de Mil e 500 seios de espuma, quinhentas vulvas de silicone e 2 mil pênis de borracha? Seria para educação sexual coletiva e tribal?
Aconteceu na Universidade Estadual do Piaui, onde a justiça acaba de suspender edital de licitação para compra do material, lançado num artifício para dirigir o processo a um único fornecedor, que também vendesse 150 mil climatizadores, 50 mil portas, 500 malas de rodinhas, 500 sacolas especiais e outro item que chamou a atenção: 50 mil armários em aço para armazenamento de notebooks; cada um com capacidade para guardar 40 computadores.
Os pênis seriam de quatro modelos e diferentes tamanhos. Provável que para todos os tipos e gostos...
Todas as compras foram suspensas pelo juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina, Reinaldo Araújo Magalhães Dantas, acatando denúncia do Ministério Público Estadual.
O Reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira, não conseguiu convencer que houve equívoco na encomenda da Faculdade de ciências médicas, levando-se em conta a capacidade de entrega da empresa fornecedora, ao invés da real necessidade para estudo e pesquisa em pacientes de Doenças Sexualmente Transmissíveis e câncer de mama.
Em verdade, penso que bastaria a encomenda de uma prótese facial de madeira. Mas o Juiz entendeu que cara de pau, o Reitor já tem.
Falei e disse!
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 24 de janeiro. Dia Nacional do aposentado e da Previdência Social. O casamento civil se tornou obrigatório (1890). Morte do estadista Inglês Sir Winston Churchill (1965) e do banqueiro Amador Aguiar (1991).
VOCÊ AINDA ACREDITA?
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho volta a afirmar que não está totalmente descartada a possibilidade de aumento real para aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo.
Diz que o governo fará análise mensal do orçamento em confronto com a crise internacional, para medir os impactos sobre a economia do País.
Belo discurso. Quem não conhece, compra! Basta ler o jornal de hoje e verificar que um desembargador no Rio de Janeiro pode tirar por mês até 150 mil reais. Isso não causa impacto na economia do país... O que derruba a economia é a miséria de um aumento real de zero ponto 92 por cento para os aposentados...
Apesar dos pesares foi marcada uma reunião com líderes dos inativos e as centrais sindicais para dia 1º de fevereiro. Nela a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas vai propor nova fórmula de reajuste, em torno de 7 por cento, ou seja, zero ponto 92 acima do que já será pago agora em fevereiro: 6 vírgula zero-oito.
Enquanto isso não acontece pode surgir uma sacola de bondades. Dentre elas a redução dos juros nos empréstimos em consignação, pra nos deixar mais endividados...
Engraçado é que para conceder aumento real inferior a um por cento, sejam necessários tantos estudos e medidos tantos impactos, e, para as mordomias e falcatruas no executivo, legislativo e judiciário não se meça nada...
Falei e disse!
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 23 de janeiro. Produtores de Café fundavam a Companhia Paulista de Estradas de Ferro (1868). Aniversário do escritor João Ubaldo Ribeiro (1941). Morte do pintor surrealista Salvador Dali (1989
QUE PAIS É ESSE???
Nunca fui ouvido nessas pesquisas de popularidade. Aliás, em pesquisa alguma. Nem conheço alguém que tenha sido entrevistado. Por isso coloco em duvida essas tomadas de opinião... Será que os pesquisadores ouvem alguém de fato?
Pra quem acredita, está aí mais uma, em que a presidente Dilma Rousseff atingiu índice de aprovação recorde. Maior que o alcançado, nesse estágio, por todos os presidentes que a antecederam, desde a volta das eleições diretas. Inclusive o Lula-lá.
O Datafolha ouviu 2 mil 575 pessoas típicas, nos dias 18 e 19 deste mês concluindo que 59 por cento dos brasileiros consideram a gestão da presidenta ótima ou boa; um salto de 10 pontos percentuais em seis meses. 33 por cento classificam a gestão como regular; e 6 por cento como ruim ou péssima. A nota média do governo é 7 vírgula 2.
Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, a chave para entender a evolução nos últimos meses está na economia. "A população estava preocupada com a crise internacional, mas percebeu que ela não mexeu no seu bolso".
Aposto que ninguém perguntou se o Povo está feliz com os 22 mil cargos de confiança que sangram nossos impostos... Que não foi perguntado se os aposentados na faixa acima do mínimo estão contentes por não terem aumento real – tanto que o Ministro da Previdência volta a enrolar a gente, anunciando reunião com os líderes dos cabeças coroadas para primeiro de fevereiro... Também sou capaz de apostar que nada foi perguntado sobre a ineficiência do governo em varrer do mapa a corrupção.
Agora mesmo, diante de um contingente enorme de miseráveis, o Tesouro anuncia que vai gastar 82 milhões de reais, de uma só vez, com auxílio-alimentação para juízes federais e do Trabalho, “pessoalzinho” que ganha mais de 20 mil reais por mês.
O valor é referente a um longo período, desde 2004, quando a “toga” perdeu o benefício que nunca deixou de ser concedido a procuradores do Ministério Público Federal e à advocacia pública. O auxílio alimentação de um magistrado pode chegar a mil e 200 reais por mês. Quase duas vezes o salário de um operário que trabalha de sol a sol e come marmita azeda...
QUE PAÍS É ESSE?
Falei e disse!
Pra quem acredita, está aí mais uma, em que a presidente Dilma Rousseff atingiu índice de aprovação recorde. Maior que o alcançado, nesse estágio, por todos os presidentes que a antecederam, desde a volta das eleições diretas. Inclusive o Lula-lá.
O Datafolha ouviu 2 mil 575 pessoas típicas, nos dias 18 e 19 deste mês concluindo que 59 por cento dos brasileiros consideram a gestão da presidenta ótima ou boa; um salto de 10 pontos percentuais em seis meses. 33 por cento classificam a gestão como regular; e 6 por cento como ruim ou péssima. A nota média do governo é 7 vírgula 2.
Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, a chave para entender a evolução nos últimos meses está na economia. "A população estava preocupada com a crise internacional, mas percebeu que ela não mexeu no seu bolso".
Aposto que ninguém perguntou se o Povo está feliz com os 22 mil cargos de confiança que sangram nossos impostos... Que não foi perguntado se os aposentados na faixa acima do mínimo estão contentes por não terem aumento real – tanto que o Ministro da Previdência volta a enrolar a gente, anunciando reunião com os líderes dos cabeças coroadas para primeiro de fevereiro... Também sou capaz de apostar que nada foi perguntado sobre a ineficiência do governo em varrer do mapa a corrupção.
Agora mesmo, diante de um contingente enorme de miseráveis, o Tesouro anuncia que vai gastar 82 milhões de reais, de uma só vez, com auxílio-alimentação para juízes federais e do Trabalho, “pessoalzinho” que ganha mais de 20 mil reais por mês.
O valor é referente a um longo período, desde 2004, quando a “toga” perdeu o benefício que nunca deixou de ser concedido a procuradores do Ministério Público Federal e à advocacia pública. O auxílio alimentação de um magistrado pode chegar a mil e 200 reais por mês. Quase duas vezes o salário de um operário que trabalha de sol a sol e come marmita azeda...
QUE PAÍS É ESSE?
Falei e disse!
sábado, 21 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 20 de janeiro. É dia do Farmacêutico e do padroeiro que dá nome à Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Dia da oficialização da letra de Francisco Manoel da Silva para o Hino Nacional Brasileiro (1890). Criação do Ministério da Aeronáutica e da FAB (1941). Inauguração da TV Tupi do Rio (1951). Prisão e desaparecimento, pela repressão, do deputado Rubens Paiva (1971). Geisel afastava o comandante do Segundo Exército em reação a crise pelos assassinatos de Wladmir Herzog e Fiel Filho. Inauguração do Aeroporto Internacional do Galeão (1977). Morte de Garrincha (1983). Inauguração do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (1985).
Sábado, 21 de janeiro é dia Mundial das religiões. Nascimento de Lindomar Castilho (1940) e do Tenor Plácido Domingo (1941). Vigência do Código de Trânsito Brasileiro, relatado pelo Deputado Federal Ary Kara José (1998).
Domingo, 22 de janeiro é aniversário da Vila de São Vicente, primeira a ser criada no Brasil (1532). Seria aniversário de Leonel Brizola (1922). Petróleo jorrava pela primeira vez no Brasil no poço de Lobato, na Bahia (1939). Criação do SENAI (1942). Morte da Cantora Maysa Matarazzo (1977).
A SAIDEIRA DE FERNANDO HADDAD
O Ministro reprovado 3 vezes na organização do ENEM admite mais uma mancada antes de deixar a pasta em direção a campanha pela prefeitura de São Paulo. Fernando Haddad voltou a admitir que a edição de abril do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano pode não acontecer.
Haddad diz que a decisão da justiça de obrigar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira a disponibilizar os espelhos e a correção de todas as redações da última edição do exame complica a realização de duas provas em 2012.
Há quem diga que quem mais festejou a decisão da justiça foi o próprio Fernando Haddad. Encontrou alguém com quem pôde dividir a culpa pela mancada anunciada para abril.
Penso eu com meus botões: será que o Povo de São Paulo vai votar em quem será reprovado no ENEM pela quarta vez?
Falei e disse...
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 19 de janeiro. Morte do Marechal Cândido Mariano Rondon, patrono das comunicações (1958) e da cantora Elis Regina (1982). Morte, também, do primeiro socialista a governar a Itália, mais tarde acusado de corrupção, Bettino Craxi (2000).
PARECE QUE ESTAVA ADVINHANDO...
Outro dia, você vai lembrar, comentei sobre e-mail sugestivo recebido, em que o Leitor provocava dizendo: “Não deixe o Bial e a TV Globo te fazerem de otário”. O texto sinalizava a reflexão sobre futilidades e inversão de valores que o Big Brother Brasil representa.
Parece que estava realmente adivinhando que ia dar polícia...
E vocês pensam que isso causou algum problema para os globais? Passado o choque que a situação inusitada provocou, a pouca vergonha continua a qualquer hora do dia. Péssimo exemplo para nossos filhos...
Um especialista em mídia da BBC de Londres, critica a postura da Rede Globo. Torin Douglas afirma que os produtores de reality shows como o Big Brother Brasil "têm de monitorar todo o tempo" as interações entre seus participantes, para não deixar todo o conteúdo vir a tona na TV pública e aberta. Nem que crimes previsíveis acabem acontecendo.
Para o jornalista, episódios como a polêmica sobre uma suposta relação sexual sem consentimento entre Monique Amin, 23, e Daniel Echaniz, 31, "são como faca de dois gumes" para a emissora. Ainda segundo Douglas, "No curto prazo, aumentam a audiência, mas no longo prazo podem prejudicar a reputação da emissora". Mas será que a Globo se preocupa com isso?
A Polícia Civil continua investigando o incidente que teria ocorrido na madrugada do último domingo e resultou na expulsão de Echaniz do programa. O Ministério Público talvez denuncie o crime ou crimes.
Tá na cara que pressionados, em depoimento à polícia, tanto Monique como Echaniz afirmaram que houve 'troca de carícias consentidas’ entre os dois.
Na TV britânica o programa acabou parando, depois que a polícia entrou na Casa de Londres para apartar um conflito em 2004.
Podemos nos livrar deles também, antes mesma da intervenção do estado. Basta mudar de canal... No outro, Rafinha Bastos foi condenado a indenizar Wanessa Camargo e família, por ter dito, desairosamente que papava todo mundo...
Apoie a Campanha ANTI-BBB e as baixarias em suas redes sociais. Em respeito a si mesmo e aos seus filhos...
Falei e disse.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 18 de janeiro. Morte do escritor Inglês Rudyard Kipling, autor do poema “If”, traduzido por Guilherme de Almeida como “Se” (1936). Aniversário do piloto Christian Fittipaldi (1971). Dissolução da empresa Proconsult, desmascarada na fraude que tramou para prejudicar a eleição de Leonel Brizola ao governo do Rio (1983).
QUANTO TEMPO VAI LEVAR PARA SURGIR UM NOVO GOLPE?
Se você não pode confiar na Justiça, nem nas estruturas corruptas do Legislativo e do Executivo brasileiros, não haveria de esperar grande coisa da polícia, comandando os Detrans e as Ciretrans por esse Brasil de dimensões continentais.
O Episódio das transferências de 85 mil ou 120 mil pontos de infrações de trânsito para um único motorista em Pindamonhangaba, que ganhou repercussão nacional, apressa a mudança de critério, para que a responsabilidade pelas multas passe do dono do veículo para o real condutor.
A partir de julho essas operações só poderão ocorrer em cartórios, com reconhecimento de firma dos dois envolvidos por autenticidade, ou seja, com a presença de ambos, diante de serventuário com fé pública, ou ainda nos próprios órgãos de trânsito, na frente do funcionário.
Vamos ver quanto tempo vai levar para que uma nova patifaria aconteça.
Pobre Brasil de valores tão frágeis. Onde a elite dirigente não dá o exemplo. Onde juízes corruptos não permitem a esperança de justiça. Onde legisladores venais continuam correndo em busca de vantagens espúrias, e onde não se pode confiar na varredura dos dirigentes maiores.
É o caos!
Falei e disse...
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 17 de janeiro. É data da primeira fotografia tirada no Brasil (1840). Nascimento do Pindamonhagabense João Pedro Cardoso, organizador da primeira festa da árvore no Brasil (1871). Instalação do Tribunal de Contas da União (1893). Morte do diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco (1910). Aniversário de Cassius Clay -Mohammad Ali (1942). Morte da pintora Tarcila do Amaral (1973). Morte sob tortura no DOI Codi de São Paulo do operário Manuel Fiel Filho (1976). Início da guerra do Golfo (1991).
ACIMA DO BEM E DO MAL.....
Falando em nome do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de janeiro, atendendo a provocação do Presidente da OAB fluminense, o desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, vice-presidente do TRT disse que na Corte não há quem consiga identificar o servidor que movimentou 282 milhões e 9 mil reais em 2002, como denunciou relatório elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, a pedido da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça.
Drummond enviou ofício ao CNJ pedindo que disponibilize o relatório, porque não pode nem vai quebrar sigilos funcionais.
O presidente da OAB fluminense Wadih Damous vem exigindo que Tribunal revele o nome do juiz ou do servidor apontado pelo Coaf e lembra que no ano de 2002, um incêndio criminoso queimou 11 mil processos no TRT do Rio.
O CNJ foi criado para exercer o controle externo do Judiciário. Para inibir ou desencorajar praticas desonestas. Se ficar subordinado ao Supremo continuará deixando a banda podre da justiça acima do bem e do mal...
Falei e disse...
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 16 de janeiro. É aniversário de José Eugênio Soares, nome completo do humorista e jornalista Jô Soares (1938). Morte do Regente italiano Arturo Toscanini (1957). Cassação dos direitos políticos de 43 cidadãos, entre eles: Mario Covas, Cunha Bueno e Ivete Vargas (1969). Morte sob tortura do líder do PCBR Mário Alves, na PE do Exército do Rio (1970).
TÔ DOIDO PRA SABER...
Quem é o motorista de Pindamonhangaba campeão mundial de infrações de trânsito? Também quero saber se haverá sobreviventes no senado, com a reabertura do trabalho nesta segunda-feira???
São duas as manchetes que me encucaram no fim de semana...
Por causa de uma servidora mordida por um rato – do tipo roedor, de quatro patas; a Secretaria-Geral do Senado ordenou a aplicação de veneno em todas as instalações do parlamento na tarde de sexta-feira 13. Suspendeu o expediente. Talvez em defesa de outros tipos de ratos, de duas patas, terno e gravata...
Esta ainda detém minha atenção. Quero ver se o veneno é mesmo bom ou se haverá sobreviventes...
A outra notícia também escandaliza, por envolver cidadão pindamonhagabense não identificado, a primeira vista campeão mundial de infrações de trânsito: 85 mil pontos na carteira...
Por provocação dele próprio, no entanto, a Delegacia de Crimes de Trânsito de São Paulo abriu investigação. Afinal é muita multa para um sujeito só.
Bem verdade que nosso herói foi comunicado, certa vez pela Circunscrição Regional de Trânsito, de que tinha 100 pontos na habilitação e que a carteira seria suspensa e devolvida em dez meses, o que ele teria admitido inclusive às autoridades...
Até agora, apurou-se que o patrício pindense recebeu a transferência de pontos de 5 mil outros motoristas do Estado.
A explicação preliminar, resultante de interrogatório a alguns dos favorecidos com as transferências de pontos: “despachantes foram pagos para transferir as multas”...
Ainda segundo o noticiário, que remete as versões ao "SP-TV" global, as investigações apontam para a Ciretran de Pindamonhangaba. As senhas de dois delegados foram usadas para transferir os pontos. Ninguém foi indiciado ainda. O motorista também está sendo investigado.
Quem será ou quem serão os envolvidos? Advinhe e ganhe um prêmio...
Falei e disse...
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 13 de janeiro. Sorte ou azar? Eu diria que de sorte... Criação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro (1937). Mequinho, aos 22 anos, se tornava o primeiro brasileiro Grande Mestre Internacional de Xadrez (1972). Despedida de Nelson Piquet da fórmula Um (1992) e de Michael Jordan do basquete (1999). O escritor, historiador e crítico literário Nelson Werneck de Sodré morria (1999).
Sábado, 14 de janeiro. Data do embarque das tropas brasileiras para Suez (1957). Morte do Poeta Cassiano Ricardo (1914). O Corinthians conquistava a Copa Mundial da Fifa em cima do Vasco da Gama (2000).
Domingo, 15 de janeiro. Dia do Adulto e dia Mundial do Compositor. Inauguração da hidrelétrica de Paulo Afonso (1955).
CNI FAZ LOBBY CONTRA NOVO IMPOSTO DA SAÚDE
Pesquisa CNI/IBOPE mostra que a maioria da população brasileira é contra a criação de novos impostos a pretexto de melhorar a saúde. Dados colhidos indicam que 96 por cento dos entrevistados não querem um novo tributo para a área, apesar de 95 por cento acreditarem que o setor só melhora com investimentos pesados.
A pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, e que ganhou o nome "Retratos da Sociedade Brasileira: Saúde Pública"; aponta que 61 por cento da população reprovam o sistema público de saúde brasileiro. Mas para 82 por cento, o governo deve acabar primeiro com a corrupção, para depois angariar mais recursos para a área. Outra solução, esta apontada por 53 por cento das pessoas, é a redução de desperdícios. Somente 18 por cento da população acreditam que seja necessário transferir recursos de outras áreas para o setor.
A pesquisa revela a politização do Povo sobre o tema. E, de acordo com o estudo, o principal problema do sistema de saúde é a demora no atendimento, apontado por 55 por cento dos entrevistados. Em seguida, está a falta de equipamentos e de unidades de saúde, indicado por 10 por cento das pessoas; e a falta de médicos, indicado por 9 cento da população.
O resultado da amostragem é um sinal de alerta à Presidenta Dilma! Se forçar a reedição da CPMF ou o com nome que queira dar, vai colher impopularidade...
Falei e disse...
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 12 de janeiro. Data em que, aos 16 anos, Machado de Assis via publicado seu primeiro texto, intitulado “Ela”, na Marmota Fluminense (1855). Morte do cantor e compositor João da Bahiana (1974); de Adhemar Ferreira da Silva, cinco vezes recordista mundial do salto triplo e criador da Volta Olímpica (2001) e do compositor e violonista Luiz Bonfá (2001
PENSANDO BEM...
Recebi ontem em meu e-mail, com sugestivo título: “Não deixe o Bial e a TV Globo
te fazerem de otário”.
O texto, no mínimo, força a reflexão: “BBB = BIG BOICOTE BRASIL... Se você não combina com futilidades. Se seus valores humanos e espirituais são nutridos diariamente. Se você considera importante um nível de cultura à altura de sua formação e de sua família. Se sua vida é a mais sóbria possível, de trabalho, de compromissos, de lazer sadio. Se você não concorda que alguns explorem a maioria e concentrem ganhos absurdos. Se você não comunga com a obrigatoriedade de se assumir um padrão estético e moral hedonista. Se você não é apelante, dissimulado e teatral. Se você não forja seus sentimentos e nem vive uma máscara ou um padrão artificial de conduta. Se você não concorda em trapacear, fingir, fazer joguetes. Enfim, se você é uma pessoa normal, vive uma realidade comum, tem seus sonhos e seus desafios... Então, de forma alguma você se identifica com um programa alienante chamado “Big Brother Brasil”.
Portanto, se seu perfil não é “big-brotheano” junte-se a nós e boicote este programa de reality show. Diga NÃO ao “Big Brother Brasil 2012”... Mude de canal, desligue o monitor, leia um livro, conecte seu computador, converse com amigos, namore... Mas, não colabore com a audiência desse programa da TV Globo. NÃO aos contra-valores. SIM a liberdade de escolha. Apóie a Campanha ANTI-BBB em suas redes sociais. Repasse, [se concordar]!
PENSANDO BEM, FAZ SENTIDO...
Falei e disse!
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 11 de janeiro. Data do registro oficial da Assembleia de Deus no Brasil, em Belém do Pará (1918). Aniversário de atriz Patrícia Pillar, mulher de Ciro Gomes (1964). Caetano Veloso voltava do exílio (1972). Morte do jornalista e ex-senador João Calmon, sucessor de Assis Chateaubriand nos Diários Associados (1999). Incêndio no palco do programa Xuxa Park com 26 feridos (2001). Morte do ator Jorge Lafont (2003).
EM AÇÃO A “TURMA DO DEIXA DISSO”...
Parece incrível que sempre exista alguém buscando um holofote para tirar partido das mazelas públicas. A desmobilização da Cracolândia em São Paulo resultou em grande êxito. Até às cinco da tarde de ontem foram recapturados 28 foragidos da justiça e efetuados 23 flagrantes. Sem contar a retirada de 61 toneladas de lixo. Vários dependentes químicos já estão em tratamento, mostrou a Rede TV!
Pois é nesse balaio de sujeira que falsos profetas alardeiam desrespeito ao direito humano. Desrespeito a que essa gente doente, seja impedida de viver chafurdando lixo e ameaçando pessoas de bem no ir-e-vir por um espaço público???
Ora bolas! A “Turma do Deixa disso” me faz lembrar o discurso de Joaozinho Trinta ao defender o carnaval do luxo, frisando que “quem gosta de pobreza é intelectual”. Esse pessoal que está organizando o “Churrascão das Classes Diferenciadas”, defendendo a concentração de traficantes e usuários num único espaço, produz a sensação de quem quer queimar outra coisa, que não carne, e, passou a enfrentar dificuldade em encontrar matéria prima...
A Polícia Militar está agindo certo. Vai estender a ação aos bairros periféricos à Cracolândia, como o Bom Retiro, Santa Cecília e Higienópolis, para não deixar que os usuários se aglomerem em outras regiões. Para isso está convocada a ROTA, a respeitada Tropa de Elite. O numero efetivo de policiais militares na nova fase da “Ação Integrada Centro Legal” passa a ser de 287 homens. São 117 carros e 26 motos, além do apoio ao patrulhamento com bicicletas, 40 cavalos, 12 cães farejadores e o helicóptero Águia... Bases Comunitárias Móveis estão instaladas nas praças Júlio Prestes, Princesa Isabel, República e Vilaboim, e nos largos do Arouche e Santa Cecília.
Direito Humano, minha gente, é também não deixar que pessoas já desprovidas de neurônios, caráter e compreensão fiquem largadas à própria sorte, em mãos de traficantes que as submetem a maior degradação.
A breve intervenção policial já levou vários dependentes químicos, os chamados “nóias” a procurarem receber tratamento na rede pública. Agora é ampliar o atendimento e tentar devolver vida digna a quem vivia na lama...
E chega de demagogia barata de discutir legalidades.
Falei e disse!
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 10 de janeiro. Ao iniciar a guerra civil contra Pompeu, Julio César pronunciou a famosa frase: “alea jacta est” (a sorte está lançada) – ano 49 antes de Cristo. Hoje seria aniversário de Lamartine Babo, autor de todos ou quase todos os hinos de clubes cariocas (1904). Criação do Parque Nacional do Iguaçu (1939). Criação do SENAC (1946). Entrada em vigor do Código Civil brasileiro (2003).
Segunda-feira, 09 de janeiro. Dia do Fico – O príncipe Dom Pedro dava o primeiro passo para a independência (1822). Data também consagrada ao Astronauta. Nascimento da cantora Joan Baez (1941). Morte de Álvaro Valle, fundador do Partido Liberal (2000).
Segunda-feira, 09 de janeiro. Dia do Fico – O príncipe Dom Pedro dava o primeiro passo para a independência (1822). Data também consagrada ao Astronauta. Nascimento da cantora Joan Baez (1941). Morte de Álvaro Valle, fundador do Partido Liberal (2000).
O VICIADO DEVE SER DOENTE OU CRIMINOSO?
O Senador Sérgio Souza do PMDB do Paraná, propôs um endurecimento contra usuários de drogas ilícitas. O projeto também endurece a lei contra o criminoso que usar entorpecentes durante suas ações.
A proposta do senador é importante por que, no mínimo, vai remete a uma reflexão mais acurada sobre assunto da maior gravidade. Não se pode manter na total irresponsabilidade, pessoas que já não conseguem mais pautar seus próprios destinos, tamanha a degradação psíquica em que se encontram nas Cracolândias da vida.
O acobertamento, sob o manto da dependência, é cruel com as vítimas dos drogados. Mas a punição prevista pelo senador, multa entre 200 e Mil reais, também não parece o ideal. Na maioria dos casos os viciados nem tem como comprar a própria droga. Servem de escravos dos traficantes.
Melhor poderia ser o tratamento compulsório, requerido pelo ministério público, depois de decretada a interdição do adicto.
A loucura de um dependente de crack ultrapassa a concepção humana. Caso que está na mídia: Andréia Carla das Neves Santos, de 38 anos, foi presa pela Policia Militar. Tentava trocar a filha, com menos de dois meses de idade, em uma boca de fumo do bairro Parque Amazônia, em Goiânia, por uma porção de pedras de crack avaliada em 20 reais. Na delegacia, entorpecida, fez pior. Alegou ter sido chantageada por alguém que sugeriu a venda da criança, quando pediu um real e 50 centavos para pagar a passagem de ônibus.
Uma coisa é certa: só existe tráfico e crime organizado se houver consumidor. A impunidade pura e simples para os viciados não tem dado certo.
Falei e disse!
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
NA CORDA BAMBA
Dizem que o Planalto está tentando blindar o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para não dar gostinho à oposição de derrubar mais um.
Sinceramente acho que é gastar vela com defunto barato. Hoje os jornais já estampam mais podres. O ministro, enquanto prefeito de Petrolina, comprou o mesmo terreno duas vezes com dinheiro público.
O líder do DEM no Senado, senador Demóstenes Torres pedirá amanhã à Procuradoria-Geral da República, uma investigação profunda no ministério, o que também é absolutamente desnecessário, já que os feitos de Bezerra em favor de sua base e de um filho, é como batom na cueca. A mulher de casa só aceita se não quiser se desfazer do marido pulador de cerca.
Em meu modesto ponto de vista a presidenta deverá aproveitar o clima de ano novo e reforma para expurgar mais um da herança maldita. Fernando Bezerra descumpriu sua função. Faltou com compostura. Privilegiou no repasse de recursos. Ainda diz que manter o irmão – Clementino Coelho – na presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba não é nepotismo...
É querer desafiar nossa inteligência... Deixa não, dona Dilma!
Falei e disse!
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 06 de janeiro. Dia de Reis e da Gratidão. O conquistador espanhol Francisco Pizarro fundava a cidade de Lima, no Peru (1535). Samuel Morse fazia a demonstração pública de sua invenção - o telégrafo – no estado norte-americano de Nova Jérsei (1838). Data da morte de Theodore Roosevelt, 26º presidente norte-americano, cuja administração foi marcada por uma política externa intervencionista (1919). O desenho em quadrinhos “Peanuts”, com os personagens Charlie Brown e Snoopy, era lançado por Charles Schulz (1952). No Brasil, um plebiscito apontava a preferência de um regime presidencialista ao parlamentarismo (1963). O bailarino Rudolf Nureyev morria em Paris, aos 54 anos de idade (1993). Itamar Franco (PMDB), então governador de Minas Gerais, decretava a moratória de seu Estado e derruba as bolsas no Brasil (1999).
Sábado, 07 de janeiro, Dia do Leitor e da Liberdade de Culto (decreto de 1890). Tomé de Souza instalava o Primeiro governo geral do Brasil (1549). Era criado o corpo de Voluntários da Pátria, para defender o Brasil na Guerra do Paraguai (1865). Aniversário de Luiz Melodia (1952). Morria o apresentador de televisão Jota Silvestre (2000).
Domingo, 08 de janeiro, Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo. Morte de Baden-Powell, fundador do escotismo (1941) e do estadista francês François Mitterrand (1996).
TEM GENTE QUE NÃO DESISTE DE ACREDITAR EM SACI PERERÊ
A expectativa de que a aprovação da proposta de emenda constitucional que já tramita no Senado - conhecida como PEC da Música - vá acabar com a pirataria de CDs e DVDs, tem sabor de “me engana que eu gosto”.
De acordo com a proposta, as obras musicais produzidas no Brasil estarão livres de impostos. Com os mesmos benefícios fiscais concedidos a livros, revistas e jornais, imagina-se acabar com o comércio ilegal que opera na clandestinidade mais escancarada...
A PEC foi aprovada na Câmara no dia 13 de dezembro, por ampla maioria de votos - 393 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção.
No Senado, no entanto, a bancada do Amazonas já se posiciona contra. Primeiro, pelo prejuízo que a falta de tributação vai causar ao Estado. Segundo, porque como diz a senadora Vanessa Grazziotin, ao deixar de arrecadar, o governo também deixará de fiscalizar.
Duvido muito que com toda isenção, o mercado fonográfico consiga competir com o camelô que vende 5 por 10. O que precisa é acabar a corrupção da polícia e da fiscalização.
Falei e disse!
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 05 de janeiro. A Inglaterra reconhecia a independência do Brasil (1826). Data da inauguração, no Recife, do primeiro trem urbano da América Latina – o "Maxabomba" (1867). Promulgada no Brasil a Lei Adolpho Gordo, que autorizava a criação de sindicatos profissionais (1907). Henry Ford, líder da companhia automobilística Ford Motor Company, estabelecia para seus funcionários um salário mínimo diário de 5 dólares (1914). Comício no Anhangabaú selava apoio do PCB a Adhemar de Barros para o governo de São Paulo (1947). O governo socialista do Chile, liderado por Salvador Allende, aceitava estabelecer relações diplomáticas com a China comunista (1971). A sociedade dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos elegia Marília Pêra, pelo filme Pixote, a melhor atriz de 81 (1982). Entrava no ar a Rede Manchete de Televisão (1983).
MAIS UM MINISTRO NA BERLINDA
O PPS protocolou requerimento na Comissão Representativa do Congresso Nacional, pedindo que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, se explique por ter favorecido o Estado de Pernambuco, sua base eleitoral, com recursos para obras contra enchentes.
É a bola da vez. Tô sentindo cheiro de chifre queimado...
Pernambuco concentrou mais de 90 por cento dos gastos destinados a obras contra enchentes.
Para o líder do PPS, deputado Rubens Bueno, ainda que Fernando Bezerra seja substituído na reforma ministerial, o Congresso e a população merecem esclarecimentos sobre as denúncias.
Para o líder do PPS, deputado Rubens Bueno, ainda que Fernando Bezerra seja substituído na reforma ministerial, o Congresso e a população merecem esclarecimentos sobre as denúncias.
O requerimento indica textualmente que “a pasta da Integração Nacional deveria atender as unidades da Federação mais necessitadas e não às vontades eleitorais do ministro”.
Aliás, falando na reforma ministerial, um Amigo baiano informou que ouviu a presidenta dizer, na base naval onde passou o réveillon, que o Ministério das Cidades será do senador Marcelo Crivella ou de quem ele indicar, independentemente da luta partidária. Dilma Roussef já deixou a Bahia...
Fiquei contente pelo Amigo Senador. Mandei avisar a ele. Crivella é uma pessoa muito especial.
Posso dizer porque convivi com ele antes e depois de alçar o Senado da República... É realmente um Homem de Deus!
Falei e disse!
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 04 de janeiro. Durante a Guerra dos Sete Anos, a Inglaterra declarava guerra também à Espanha (1717). O líder pacifista Mahatma Gandhi era preso pelo governo britânico na Índia (1932). O Sputnik-I, primeiro satélite artificial, lançado em outubro de 1957 pela União Soviética, retornava a Terra (1958). O presidente norte-americano Jimmy Carter anunciava corte de exportações de trigo à União Soviética por causa da invasão ao Afeganistão (1980). Morria o cartunista Henfil (1988).
GRANDE ACERTO DE GERALDO ALCKMIN
Está em vigor, em todo Estado de São Paulo, a lei que obriga as redes de fast food a informarem o valor calórico, quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e sódio dos alimentos servidos.
Lei maravilhosa! Devia ser imitada em todo o Brasil. Livraria nossa gente da obesidade mórbida, já considerada epidemia nos Estados Unidos... Onde se vê, com frequência, pessoas enormes caminhando ou sendo rebocadas nas ruas, parques e shoppings...
Os restaurantes e lanchonetes, aqui no Estado de São Paulo terão 120 dias para se adaptarem às novas regras. A partir daí estarão sujeitos à multa, no valor de 6 mil 980 reais. Punida a reincidência com o dobro da pena...
As informações devem aparecer preferencialmente nas embalagens individuais dos produtos, mas também podem vir em cardápios, cartazes ou folders disponíveis dentro da lanchonete. Tudo mundo pelo menos vai saber por que está engordando tanto...
Ponto para o Governador Geraldo Alckmin, que sancionou a lei sem vetos. Chega de envenenar nossas crianças com gordura saturada.
Falei e disse!
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 03 de janeiro. Durante a Revolução norte-americana, o general George Washington derrotou as forças britânicas na Batalha de Princeton (1777). O norte-americano Marvin Stone patenteou o canudo para beber (1888). O presidente norte-americano Dwight Einsenhower cortou relações diplomáticas com Cuba (1961). É data da fundação da Apple Computer, a primeira indústria de computadores para uso pessoal (1977). No Panamá, o líder deposto Manuel Noriega se entregava aos Estados Unidos, após invasão de tropas norte-americanas ao país (1990).
MELHOR QUE ISSO, SÓ SE FOR VERDADE!
A presidenta Dilma Rousseff abre o ano de 2012 extraindo otimismo da desesperança. Avaliou primeiro 2011 como ano bom para a entrada do país numa era de prosperidade, com economia protegida por políticas acertadas.
Dilma promete transformar a crise em momento de oportunidade. Inclusive mais empregos, num cenário mundial de perda de ofertas de postos de trabalho.
O Brasil segundo ela é país de inflação baixa, juros decrescentes, melhora na distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais. Menos tributos para mais de 5 milhões de pequenas empresas e microempreendedores individuais.
A presidenta anunciou que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil devem investir mais de 125 bilhões de reais no “Programa Minha Casa, Minha Vida”.
Por tudo isso avaliou que 2012 será um marco de consolidação do modelo brasileiro de governança.
Agora uma outra notícia de arrepiar! Os juízes do Estado do Rio se contrapõem aos de São Paulo e resolvem abrir seus sigilos bancários, dando uma força à atuação do Conselho Nacional de Justiça contra os maus magistrados. Seria o Armagedon do Judiciário? O confronto definitivo entre os bons e os maus?
Melhor que tudo isso é que os anúncios foram feitos ontem, e, não era primeiro de abril...
Falei e disse!
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 02 de janeiro. Em data como essa o fotógrafo francês Louis Daguerre tirava a primeira foto da Lua (1839). O Senador John Kennedy anunciava sua candidatura a presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata (1960). Ulysses Guimarães, presidente do PMBD, era eleito presidente da Constituinte (1987).
PAPA ACREDITA NOS JOVENS, NUM MUNDO EM CRISE
Mesmo diante da ameaça de um novo conflito no oriente, talvez a 3ª guerra mundial, com o Irã afrontando os Estados Unidos com seu poder nuclear, o Papa, em sua mensagem de Ano Novo, convidou todos a rezarem pela “paz em todo o mundo. Por reconciliação e perdão em áreas de conflitos. E por uma distribuição mais justa e igualitária dos recursos do planeta".
Não fez citações específicas a conflitos ou a crises, mas destacou as sombras que obscurecem o horizonte do mundo atual, frisando a responsabilidade por educar os jovens no conhecimento da verdade, valores fundamentais e virtudes.
Bento 16, de 84 anos, falando aos jovens, foi textual: “precisam aprender a importância e a arte da coexistência pacífica, do respeito mútuo, do diálogo e da compreensão".
2012 é apontado por muitos como o final dos tempos. O Armagedon...
Mas o que é o homem perto de Deus para estabelecer limites? Talvez, se esforçando muito, possa contribuir para fazer um novo começo, chegando a um novo fim...
E trabalhando o jovem, Bento 16 espera concorrer para o acerto...
Que o Ano Novo seja feliz!!!
Falei e disse!
Assinar:
Postagens (Atom)