segunda-feira, 13 de setembro de 2010

TÍTULO DE ELEITOR PARA QUÊ?

Segundo a Justiça Eleitoral O Brasil tem hoje 136 milhões de eleitores maiores de 18 anos e menores de 70. O voto é obrigatório para todos eles. Para os analfabetos, os que têm de 16 a 18 anos ou ainda, mais de 70 anos, é facultativo.

Antes se podia votar, desde que inscrito como eleitor, apenas com um documento de identidade. Era desnecessária a exibição do título, um documento sem digital e sem fotografia. Mas agora, além da identidade que tem isso tudo, tem de ser exibido também o título, porque a credencial de eleitor continua sendo emitida se impressão digital e sem retrata.

Seu Manoel, lá de Lisboa, me pergunta por quê então os novos títulos não passam a ter o retrato e a digital ? E eu, sinceramente, fico sem resposta para o óbvio, a não ser repassar a pergunta às mais altas autoridades eleitorais do País: titulo de eleitor pra quê?

Enfim, o fato é que sem o título e a carteira de identidade com digital e foto não se vota. De maneira que, se por algum motivo você perdeu o título e deseja votar nesses estrupícios de candidatos que estão por aí, se apresse. O eleitor tem apenas até 23 de setembro para pedir a emissão de segunda via, se você estava inscrito como eleitor até de maio de 2010.

O processo é indolor, a não ser pela fila nos cartórios. Mas isso não vai isentá-lo de, mais adiante, se apresentar para retirar o documento único que vai conter os números de todos os documentos que você tiver.

Que tal se fosse um único número(?), me pergunta também o irreverente Seu Manuel...

Nenhum comentário:

Postar um comentário