sábado, 10 de abril de 2010

SINAL DE ALERTA?

Escrevendo para o “Wall Street Journal” a Editora Mary Anastasia O'Grady aconselhou: “Contenha seu entusiasmo pelo Brasil”.

A colunista do jornal americano de finanças afirma que desde que o Brasil descobriu novas e promissoras reservas de petróleo na sua costa em 2007, parece ter abandonado várias reformas que deveriam deixá-lo em sintonia com sua ambição de conquistar um lugar entra as nações mais industrializadas do mundo...

O'Grady refere-se, em particular, ao entusiasmo manifestado pelo empresário carioca Eike Batista. Apontado como homem mais rico do Brasil e oitavo do mundo pela revista Forbes, Eike, segundo a jornalista, "encantou a plateia com seu otimismo. Não apenas por seus próprios projetos no desenvolvimento da exploração de petróleo, de portos e de estaleiros, como também pelo seu país".

Mas a autora do artigo destila ceticismo quanto ao discurso de Batista, e se pergunta se o resto do país também vai se beneficiar das oportunidades que se abriram para o empresário no setor de gás e petróleo?

Ao admitir que o Brasil melhorou "em relação ao que era em meados da década de 90, quando hiperinflação alimentou caos nacional", O Grady também afirma que "o crédito por controlar os preços vai para o ex-presidente de dois mandatos Fernando Henrique Cardoso, cujo governo implementou o Plano Real".

A cronista minimiza o papel do presidente Lula no comando do país. Diz textualmente que "uma revisão de sua gestão revela que a melhor coisa que fez como chefe-executivo foi nada".

Sugere que faltam reformas que facilitem a operação de muitas empresas de pequeno e médio porte. Cita relatório do Banco Mundial onde consta que “o Brasil não tem bom histórico em relação à abertura de empresas, pagamento de impostos, contratação de funcionários e obtenção de alvarás de construções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário