segunda-feira, 7 de setembro de 2009

SOU FORÇADO A CONCORDAR COM FHC

É detestável ter de concordar com a prepotência de Fernando Henrique Cardoso. Mas finalmente ele trouxe a discussão tema importante ao afirmar em artigo ao jornal dominical britânico “The Observer” que a guerra contra as drogas fracassou e que as consequências "indesejadas" dessa luta foram desastrosas na América Latina.
s Com sua prosopopéia habitual FHC foi textual dizendo que “continuar com esse combate é ridículo”, convidando para um sério debate que leve à adoção de estratégias mais humanas e eficazes para lidar com o problema global das drogas.
s Citando a Comissão Latino-americana para Drogas e Democracia, FHC que é membro do grupo, afirma que já é reconhecida a necessidade de uma mudança de paradigma que substitua a repressão aos usuários de drogas por estratégias de tratamento e prevenção.
s Mostra o exemplo da Argentina e do México, onde a legislação remove a penalização criminal para a posse de pequenas quantidades de drogas para consumo pessoal e imediato. Cita também a Colômbia, primeiro país a adotar essa medida, em 1994, e a liberalização da legislação sobre drogas na Bolívia e Equador.
s Sou forçado a concordar que essa pode ser a forma de reduzir a corrupção e extorsão na polícia. Afinal foi liberando a bebida e penalizando os resultados de ações delituosas produzidas sob o efeito dela, que os Estados Unidos acabaram por vencer All Capone...
s Liberando as drogas para dependentes, o tráfico pode sofrer um baque.

Hoje quase ninguém mais fuma, e, vê-se menos pinguços ao volante, apesar da venda de bebidas e cigarros estar liberada.
s Fica aqui a provocação ao debate. Acho que finalmente FHC deu uma dentro. Ele conhece bem o problema...
s

Nenhum comentário:

Postar um comentário