sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PRO VALE
NA MARRA - O governador Geraldo Alckmin comemorou feliz, a aprovação da proposta de transposição do Rio Paraíba do Sul pelo conselho administrativo da Sabesp, e, a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. A idéia é concluir a obra que era prevista para 2020 e orçada em 830 milhões de reais, agora, em até 18 meses... Mais um remendo no cobertor curto. Dinheiro posto fora!
GERALDINHO ESTÁ PERDIDO... – Geraldo Alckmin está totalmente transtornado. Afirma que tem gente querendo aparecer com a questão da água... Será que ele deseja a exclusividade negativa? A transposição de parte da água do Paraíba do Sul, para atender São Paulo, cuja licitação está marcada para esta sexta-feira, vai prejudicar o abastecimento e aumentar o custo da energia ao Rio de Janeiro. O prognóstico, nada animador, consta de relatórios de pesquisadores do Laboratório de Hidrologia e Estudos de Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Detecta diminuição em 4,2 por cento na capacidade de geração de energia dos reservatórios da principal bacia hidrográfica do estado, com impacto de 20 milhões de reais por ano para as geradoras e distribuidoras de energia, além de piorar a qualidade da água oferecida a cariocas e fluminenses. E as geradoras, mesmo sem isso, já estão querendo aumentar de novo nossa conta.
JUSTIÇA AMPARA CONSUMIDORES - Apesar de não haver racionamento d’água oficialmente instituído, moradores do estado de São Paulo têm conseguido na Justiça garantir o abastecimento de água sem interrupções. Os juízes chegam a dar indenizações por danos morais sofridos, destacando que municípios e o Estado deveriam estar melhor preparados, inclusive assegurando o socorro com caminhões-pipa enviados aos bairros mais prejudicados. Além dos processos individuais, pelo menos uma ação coletiva e uma ação civil pública já discutem a crise da água e os direitos do consumidor.
VITÃO, E O VÔLEI? - Meu Amigo Álvaro Staut, após mais uma conquista do Volei da Taubaté Funvic, desabafou: “Pinda tinha tudo nas mãos para este sucesso. Senti uma ponta de inveja e revolta”! ... Confesso que também senti a mesma coisa, Amigo Álvaro. O Timaço do Taubaté Funvic deve o êxito disso a personalidades bem nossas conhecidas em Pinda: o treinador, Ricardo Navajas; o Professor Macaé e o Magnífico Reitor da FAPI, professor Otávio Palhari. A pergunta que não quer calar: porquê Pinda perdeu o Bonde da historia? Talvez o prefeito Vito Ardito Lerário possa responder e explicar...
DE MALAS PRONTAS – Outro que está indo embora é o professor Marcelo Mateus da Cruz. Tchelo, como é mais conhecido, vai buscar nos Estados Unidos, para onde foi convidado, o que a prefeitura de Pinda prometeu e não cumpriu para o jiu-jitsu da Cidade. Deixa Pinda decepcionado. Consolo é que não é o único!

ALIÁS – espero que o prefeito confirme ou desminta... Fonte que diz saber tudo que se passa no Palácio de Cristal desaconselha ficar defendendo o projeto aprovado pelo governo federal para rebaixar a linha do trem. Define como perda de tempo. A prefeitura, segundo ela, já tem pronto o plano para dois túneis e dois viadutos, desses bem fedorentos que os mendigos fazem xixi embaixo durante a madrugada. Pena minha gente! O Governo federal se dispõe a pagar metade do rebaixamento da linha e a construção de um ‘boulevar’ por sobre ela, dando a Pinda uma carinha de primeiro mundo. Mas a mentalidade tacanha dos dirigentes é de submundo. Ficamos combinados assim: E haja xixi pra tantos viadutos e túneis porcarias pela cidade...

ESPERANÇA – A Câmara de Pinda reiniciou trabalhos segunda-feira. Vamos ver se com a presidência independente de Felipe César (PMDB) os edis passem a cobrar do prefeito que assuma, governe e execute o projeto de rebaixamento da linha do trem, aprovado pelo governo federal, para o bem da cidade. Chega de túneis e pontes mambembes... O BNDES financia a perder de vista a parte que caberá à Cidade.

JÁ É PROCESSO – Foi distribuída à Juiza Claudia Aparecida Araujo, da primeira vara judicial, a ação civil publica 1004902-17.2014.8.26.0445, em que o Ministério Público pede o processamento do vereador professor Eric Fabiano Sartorato de Oliveira. Despacho da magistrada em 28.01.15: “Consoante se observa no disposto no art. 17, §§ 7º da Lei 8.429/92, notifique-se o requerido para manifestação no prazo de 15 dias. Notifique-se, ainda, a Câmara Municipal para os fins do §3º do art. 17 do mesmo diploma legal Providencie-se o necessário. Intime-se”.
OUTROS PROCESSOS - Os processos 0007406-13.2014.8.26.0445 e 000340-62.2014.8.26.0445 estão no prazo. O primeiro, para o Ministério Público dizer se prosseguirá com a ação procedente da Delegacia da Mulher. O Segundo, para que os interessados digam se querem optar pela transação penal, ou seja, remir o mau uso dos carros oficiais, provavelmente, com o pagamento de cestas básicas...
E A VACA TOSSIU – Marta Suplicy jogou cáca no ventilador da “Folha de São Paulo”, one foi textual: - “O PT vive situação complexa, pois embarcou no circo de malabarismos econômicos, prometeu um futuro sem agruras, durante a campanha. Depois, omitiu-se na apresentação de um projeto para o país. E, agora está atarantado sob sérias denúncias de corrupção”. Mesmo assim, Lula não quer que ela saia. Marta acha que o PT acaba.   

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário