sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

PRO VALE

BRINCANDO COM A ÁGUA – O governo continua brincando com a séria crise da água. O cobertor curto é puxado para cima, para baixo e para os lados. Faz-se politicagem barata e ninguém cuida de resolver o problema que é, momentaneamente, mais sério em São Paulo, onde o governador Alckmin se desmente a cada hora sobre racionamento, contingenciamento e outros mentos, e, empurra o problema com a barriga. Crise mais grave é no principal manancial da Grande São Paulo, o Cantareira.

 

VERDADES QUE NINGUÉM CONTA - Os dias de forte calor, com temperaturas beirando 40 graus, a estiagem fora de época na maior parte do estado de São Paulo vêm piorando a crise hídrica que já atinge todos os seis grandes sistemas de abastecimento administrados pela SABESP. Em Guarapiranga, ao sul da capital paulista, o volume armazenado não passa de 30 por cento. No Alto Tietê, a captação de chuva é praticamente nula. A pior situação, frise-se, continua sendo o Sistema Cantareira, com um recuo na qualidade e quantidade da água, disponível abaixo de 5 por cento, já esgotando a segunda cota do volume morto. Nos demais, pela ordem, a situação menos ruim é do Rio Grande com nível pouco acima da metade, Alto Cotia e Rio Claro.

 

ALIÁS – O Prefeito de Igaratá pode impedir que a Sabesp inicie obras de interligação entre a represa de Jaguari, que banhava a cidade; e o Sistema Cantareira. Quer que o governador se comprometa a realizar antes, obras de saneamento no valor de 13 milhões de reais. Elzo de Souza foi textual: “Sabemos que não podemos evitar, mas podemos conter e atravancar as obras da transposição de água. Igaratá está economicamente ligada ao reservatório. Precisa de redes de água e esgotos, e, tem de ser agora...”.

PALIATIVOS – interligar os sistemas é solução paliativa. Para pensar num futuro promissor, Geraldo Alckmin deve captar e dessalinizar água do mar, aproveitando subprodutos, ou utilizar recursos abundantes do “Aquífero Guarani”, cujas dimensões abragem 8 estados brasileiros e mais Uruguai e Argentina. São Paulo detém quase 156 quilômetros quadrados desse manancial subterrâneo, formado no período Triássico (aproximadamente 220 milhões de anos) capaz de suprir a humanidade por alguns milhares de anos, ainda.

 

POR QUÊ BRIGAR POR ESGOTO? – Só pode ser preguiça ou mesquinharia a briga pela água de um rio que está secando. Estudo não muito recente de viabilidade da Universidade de São Paulo mostra que o “Aquífero Guarani” suporta a retirada de água em condições de potabilidade, a ponto de encher e transbordar as represas da metrópole paulista. A cidade de Ribeirão Preto já é toda abastecida por água subterrânea extraída dele. E ficamos nós aqui assistindo bobagens, se a “água do Paraíba é jogada fora pelos cariocas”... Grande inverdade que se comete, já que 90 por cento dos fluminenses da capital e da baixada consomem a água que reflui da represa da Light em Barra do Piraí.

 

ÁGUA SANTA – Percebendo a importância da água de qualidade, no presente e no futuro, o Santuário Nacional de Aparecida acaba de adquirir uma fonte na Fazenda Sobradinho, em Taubaté, capaz de produzir 18 mil litros de água por hora. A meta é envasar, na primeira etapa, 8 milhões de garrafas da “Água Santuário Nacional” por mês. A comercialização está prevista para março... Padre Luiz Claudio Alves de Macedo, ecônomo da Arquidiocese, ressalta que a exploração da fonte Mariah ajuda a cuidar do meio ambiente e na geração de empregos, principalmente em Taubaté.


DEU NA IMPRENSA – A Petra Energia S/A, que tem como vice-presidente Pedro Barros Mercadante Oliva, teria faturado 148 milhões de reais do governo federal entre 2013 e 2014, quando o pai dele se transformou no poderoso chefe da Casa Civil. Segundo o Sistema Integrado de Informações Financeiras do Governo Federal (Siafi), a verba foi empenhada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que era comandado ao tempo por Aloizio Mercadante. Feliz coincidência!

DESALENTO - O campeoníssimo do carnaval Walter Lemes está triste com o rumo que têm tomado os projetos de eventos carnavalescos de Pinda. Enquanto São Luiz do Paraitinga profissionaliza a festa, ele diz que aqui “falta criatividade”. Teme, inclusive, que o concurso de marchinhas que reabilitou na cidade acabe morrendo de novo: -“Vou concorrer em Ubatuba, Caraguá, Quiririm... Infelizmente não em Pindamonhangaba!”.


SONHO SONHADO – De vez em quando sonho com o saudoso Zé do Jornal. Falando sobre política... Curiosamente, as coisas acontecem... Ele disse claramente que as urnas vão surpreender na próxima eleição municipal. Tanto no executivo quanto no legislativo. Na Câmara de Pinda (me dizia no sonho) vai haver renovação total. Apenas 4 vereadores voltam. Muita gente envolvida em escândalos ficará de fora.

ALIÁS – A Câmara de Pinda reabre trabalhos a 26 de janeiro. Ficou fechada desde meados de dezembro. Você sentiu falta? Notou alguma diferença? Tomara que sob a presidência de Felipe César (PMDB) os edis comecem a cobrar do prefeito que assuma e governe. O projeto de rebaixamento da linha do trem, aprovado pelo governo federal, dorme a sono solto na gaveta. Vitão! Não precisa trazer o mar! A gente dispensa... 

BOM PROGRAMA – Vem aí (25 de janeiro) o segundo encontro de carros antigos de Pindamonhangaba. Promoção do CAAT – Clube de Autos Antigos de Taubaté. Nada será cobrado daqueles que desejarem expor carros e também aos visitantes da mostra.


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário