terça-feira, 20 de janeiro de 2015

BRASIL DE APAGÕES, INCOMPETÊNCIA E DESONESTIDADE...

Neste Brasil Brasileiro, Terra de Samba e Pandeiro, corria o ano de 1972, e, pela Rádio Tupi, tive contato com o "Projeto Cabo Frio", desenvolvido no então Distrito de Arraial do Cabo, hoje emancipado, pelo Almirante Paulo Moreira da Silva. 

Percebendo que a água do mar na Praia dos Anjos variava de temperatura bruscamente, até os 14 graus, na linha de arrebentação, projetou uma usina de energia solar que chegou a iluminar a região. O Brasil, embora pioneiro, estagnou na pesquisa. Outros países como Israel, Rússia, Holanda e Alemanha, embora não tenham a mesma potencialidade brasileira quanto a luminosidade solar e a força permanente dos ventos, hoje têm nesses recursos naturais e não poluentes, importante força geradora de energia.

E nós? Temos a incompetência dos apagões. O apelo a termoelétricas que produzem energia cara e suja, além das esgotáveis hidroelétricas, cujos lagos capazes de alterar o clima, hoje estão secando, de forma ainda mais rápida que a competência e a honestidade de nossos dirigentes.

Reflitam em mais um lúcido artigo do jurista Jorge Béja que, com as vênias do autor, republico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário