sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PRO VALE

RECESSO – A Câmara de Pinda reabre trabalhos a 26 de janeiro. Ficou fechada desde meados de dezembro. Você notou alguma diferença? Tomara que sob a presidência de Felipe César (PMDB) os edis comecem a cobrar do prefeito que assuma, governe, e que, inclusive, execute o projeto de rebaixamento da linha do trem, aprovado pelo governo federal. Não precisa trazer o mar! A gente dispensa... 

CÂMARA 2 - Carnaval vem aí, mas, continuaremos de olho na CEI da partilha e na questão do uso do carro oficial. Inclusive na tramitação judicial. Ah! E a história do batom... Nada foi esquecido!

‘MAMÃE! VOU ÀS COMPRAS’ - Vai para o arquivo o projeto que criminalizava a homofobia. O regimento interno do senado determina o arquivamento definitivo quando a matéria ultrapassa 8 anos de tramitação. A proposta polêmica ainda preocupa as Forças Armadas, já que o arquivamento sugere outras iniciativas. Os comandos temem processos por constrangimento e discriminação por parte dos que não conseguirem atingir metas em exercícios fundamentais... E têm razão em acreditar no extenso repertório dos defensores dos ‘gays’. A presidente da comissão de direitos humanos, senadora Ana Rita (PT/ES), por exemplo, vê no arquivamento, chance de vinda de novo projeto mais aprimorado, seguindo as novas tendências dos movimentos sociais. Já a senadora Marta Suplicy (PT/SP), afirma que vai lutar para incluir o tema na discussão do novo código penal. E a Deputada Federal Maria do Rosário (aquela do bafon com Bolsonaro) diz que tem outro pronto. Pode ser mais uma ‘vingancinha’ contra os militares...
TAXA DE ILUMINAÇÃO QUESTIONADA – Enquanto o prefeito de Taubaté, hoje também conhecido como “Junior 7 Vidas”, se precipitava em transferir para os munícipes a taxa de iluminação pública, outras cidades paulistas decidiram discutir a inconstitucionalidade do repasse. A matéria já está no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em grau de recurso. A decisão do Juiz da 2ª Vara de Descalvado, no interior de São Paulo, Rodrigo Octávio Tristão de Almeida, é muito bem fundamentada, em minha opinião... Tudo porque a ANEEL regulamentou a Contribuição de Iluminação Pública sem ter capacidade legal para isso. Foi coisa de ‘embrulha e manda’, como essa multa da água que o governo de São Paulo inventou. A sobretaxa tinha de ser precedida por ampla campanha de esclarecimento e racionamento, para cumprir formalidades da legislação federal. A Proteste vai recorrer.
CHEGANDO PERTO – O Ministério Público de São Paulo abriu novas investigações para saber se o doleiro Albert Youssef intermediou pagamentos a agentes públicos em contratos de obras no Estado. Deu na ‘Folha’ que entre as obras investigadas estão projetos do Metrô, refinarias da Petrobras que ficam em território paulista e da SABESP, como a estação de tratamento de água Jurubatuba, no Guarujá (SP), a adutora Guarau-Jaguará, na Grande São Paulo, e a tubulação de Franca. A soma dos valores atribuídos a propinas nesses projetos, segundo os promotores, pode chegar a 30 milhões de reais...
ALIÁS – A Prefeitura de Igaratá pode impedir que a SABESP inicie obras de interligação entre a represa de Jaguari, que banha a cidade; e o Sistema Cantareira. Quer que o governador se comprometa a realizar antes, obras de saneamento no valor de 13 milhões de reais. Elzo de Souza foi textual: “Sabemos que não podemos evitar, mas podemos conter e atravancar as obras da transposição de água da Represa do Jaguari”. Igaratá está economicamente ligada ao reservatório. Precisa de redes de água e esgotos, e, tem de ser agora...
PONTO PARA SÃO JOSÉ – A ‘Rede Brasil Diário’ publicou, e, destaco: “a cidade de São José dos Campos fortaleceu sua vocação de maior pólo aeroespacial da América Latina”. Abriu, no ano que passou, 120 novos postos de trabalho nas empresas do setor. A previsão é de mais oportunidades em 2015. A contagem não incluiu a Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e maior exportadora do município, com 19 mil funcionários divididos em 27 unidades, inclusive em 10 países. O resultado seria ainda mais expressivo.
PINDA NA RETAIL’S BIG SHOW - Quatro empresários do Vale do Paraíba integrarão a comitiva de 150 empreendedores paulistas que o SEBRAE de São Paulo levará à cidade de Nova York, entre 8 e 18 de janeiro, em visita a 104ª Retail’s Big Show. O evento é considerado o maior do mundo em lançamentos comerciais, promovido há mais de um século pela National Retail Federation. Entre os convidados estão nosso Antonio Cozzi Junior; Washington Rodrigues e Cristiano Bueno, de São José; e Marina Sissue Arima, de Campos do Jordão.
BOM PROGRAMA - Depois do grande sucesso da primeira versão, vem ai o segundo encontro de carros antigos de Pindamonhangaba. Promoção do CAAT – Clube de Autos Antigos de Taubaté, com apoio da prefeitura de Pinda. Acontece a 25 de janeiro de 2015, das 9,00 às 17,00hs., na Praça do Quartel, centro de Pinda. Nada será cobrado daqueles que desejarem expor seus carros e também aos visitantes da mostra.


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário