sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 31 de janeiro. Faltam 334 dias para o fim do ano. 16 para o fim do horário de verão. 47 para a chegada do outono...  Dia Mundial do Mágico. O General Dutra era o primeiro presidente brasileiro a tomar posse fardado (1946). É aniversário da cantora Joyce (1948).  Morte de São João Bosco (1888).

Sábado, 01 de fevereiro. Dia do Publicitário. Morte de Olga Benário Prestes num campo de concentração nazista (1942). The Beatles assumem primeiro lugar no Hit Parede com “I Want to Hold Your Hand” (1964). Incêndio no edifício Joelma, em São Paulo, com 188 mortos (1974).

Domingo, 02 de fevereiro. Morte do time do Manchester United em acidente aéreo (1958). Fundação da Banda de Ipanema (1965). Morte do coreógrafo, dançarino, ator e diretor de cinema Gene Kelly (1996). Morte em acidente automobilístico do compositor e vocalista, criador do mangue beat, Chico Science (1997).
TRANSCRITO DA EDIÇÃO DE 31.01.14 DO “O JORNAL-GRANDE VALE”
SOCORRO! POLÍCIA! – Em campanha vale tudo... Todos os candidatos tinham planos mirabolantes para varrer a insegurança de Pindamonhangaba. O único sincero foi Gugu Mello, que pretendia investir na juventude, como forma de preencher o vazio da miséria. Outros iam botar câmeras, centrais de monitoramento... Até agora, nada! Aliás, estamos mais inseguros do que nunca. Não fora o capitão Cavalheiro que se descabela com efetivo mínimo... Cadê o governo do PSDB que ia ter o apoio do governador? Cadê a central de monitoramento que o candidato tinha visto em suas andanças, não lembro aonde?
DEVER DE INDENIZAR - Se a finalidade do banco é por a salvo o tesouro do cliente, nada mais justo que cobrar indenização por permitir que, de seu interior, pessoas passem informes sobre altos saques ao restante da quadrilha na rua. No TJ de Minas Gerais, a cliente alegou que o Banco Real, hoje Santander, não ofereceu segurança para que ela sacasse. Em Pindamonhangaba aconteceu caso semelhante. A Cliente saiu do Banco do Brasil e foi assaltada em frente ao Lessa.  Acabou ficando cega dos dois olhos. No caso de Minas, mesmo afirmando que o assalto foi fora da agencia, o banco perdeu para a vítima em primeiro grau, e, em recurso, pois o entendimento é que deveria assegurar a privacidade e segurança de seus clientes no momento do saque onde, aliás, se inicia a ação criminosa conhecida como “saidinha de banco”. Vão se avolumando justas decisões nesse sentido!
BOM PRATO DO SERVIDOR - O vereador Felipe César – vai cobrar do prefeito Vito Ardito Lerário um posicionamento quanto a Indicação 1183/2013, na qual propôs estudos para implantação de um restaurante municipal destinado aos servidores da administração direta, fundacional e da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba. Osasco implantou um com sucesso.
VANGUARDA ECOLÓGICA – Não faz muito tempo, a coluna destacou a ação ecológica da Dokar em detrimento da existência de lei exigindo o plantio de árvores, proporcional a venda de veículos. Mencionei centenas de árvores, mas, em verdade, foram pelo menos 2 mil e quinhentas plantadas em convênio com o governo passado. Mais um ponto positivo na contabilidade cidadã da concessionária Volks de Pindamonhangaba...
MARAVILHOSO SERVIÇO – A Nova Dutra presta serviço extraordinário ao usuário. Não deixa a gente ter tanta raiva de pagar pedágio, quanto nas rodovias estaduais. O telefone 0800-0173536 presta toda a sorte de apoio; Informa a situação do tráfego nos dois sentidos, aciona guincho e socorro médico; orienta quanto aos acessos... Indo agora para os Estados Unidos fui atendido pela Natália. Muito competente, ágil e gentil. Nota mil...
SERÁ? Aliás fiquei sabendo por um Pindense que encontrei na rua em Orlando, Flórida, de onde escrevo no momento, que o Prefeito Vito Ardito Lerário, talvez testando prestígio para reivindicar a liderança no Codevap, convocou reunião de prefeitos do Vale. Só não falou sozinho porque apareceu um desavisado petista...
TV SETORIAL - Quem também volta dos States onde foi palestrar para a Igreja Adventista é o Amigo Jota Washington. Com todo gás para tocar a Fundação Setorial. Programação televisiva dirigida ao Grande Vale. 
PORQUE A FIGUEIRA RESISTE – Ao criticar o descaso das autoridades quanto aos pontos turísticos de Pindamonhangaba mencionei, também dias atrás, a figueira que abrigou o príncipe dom Pedro a caminho da independência, entre Roseira e Pinda. Recebi de Sérgio Garcia rico texto do ex-vereador José Raul Machado Ribas, cuja íntegra ilustrada vale a pena ser visitada no endereço: http://ecoeantigos.blogspot.com.br/2010/07/figueira-e-o-trabuco-ii.html. Devemos a resistência da árvore centenária a um imigrante português, nascido no Alentejo, em 1900, radicado aqui desde os 14 anos de idade. Joaquim José Eugênio e seu filho, de mesmo nome, mais brasileiros do que muitos, defenderam e defendem a figueira, ‘trabuco’ em punho. Consta que o bravo lusitano espantou aos tiros a equipe da companhia de energia que iria cortar a figueira da independência declamando o seguinte: “quem não tiver pela vida amor nenhum, que se ponha a tocar numa única folha deste pedaço de história, pois se não temos cá um brasileiro capaz de defender o que por direito lhe pertence, este português por ele o fará...”. História pura. Linda de preservar e contar aos nossos visitantes.

COLUNÃO: Sérgio Garcia, José Raul Machado Ribas, Paulo de Andrade são guardiães da memória deste Vale e de Pinda. Precisam gravá-los ou escrever o que dizem, antes que se percam tão ricos detalhes./////- Importantíssimo que a administração municipal atente para a necessidade da construção do segundo anel viário em Pindamonhangaba. O crescimento do município exige rotas alternativas./////- O Povo precisa estar atento à Comissão Processante do mau uso do carro oficial da Câmara. Há vereadores querendo levar a decisão para a ‘queda-de-braço’ passional dos “novos contra os antigos”, tendo em vista que apenas os vereadores novatos estão querendo a cabeça do implicado. Meus Amigos do “Fantástico” antecipam que querem vir no dia da votação. Vai feder/////- Neste 31 de janeiro faz 126 anos que morreu São João Bosco, Fundador da Ordem dos Salesianos (1888). Minha família, em Turim, ajudou a João Melchior Bosco na fundação. Leiam sobre ‘Signora Cataldi’ in “Dom Bosco Uma Nova Biografia”, de Terézio Bosco.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
BLOG EM RECESSO ATÉ 30.01.14
Sexta-feira, 24 de janeiro. Faltam 341 dias para o fim do ano. 23 para o fim do horário de verão. 54 para a chegada do outono...  Dia Nacional do aposentado e da Previdência Social. O casamento civil se tornou obrigatório (1890). Morte do estadista Inglês Sir Winston Churchill (1965) e do banqueiro Amador Aguiar (1991).
Sábado, 25 de janeiro. Dia da conversão do apóstolo Paulo e da fundação da Capital deste Estado: São Paulo de Piratininga (1554). Dia do Carteiro. Seria aniversário de Jânio Quadros (1917) e de Antonio Carlos Brasileiro Jobim – o Tom Jobim – (1927). É aniversário da USP, criada pelo governador Salles de Oliveira (1934). Morte do Chefão All Capone (1947). Fuga de Lamarca e outros 3 militares do quartel de Quitaúna, São Paulo, com caminhão carregado de armas (1969). José Carlos Pace vencia o Grande Prêmio Brasil de fórmula 1 (1975).
Domingo, 26 de janeiro. Aniversário da inauguração da GM de São Paulo, montando 25 carros por dia (1925). Morte de Graça Aranha (1931). Criação do IBGE (1938). Morte do mafioso Lucky Luciano (1962).
Segunda-feira, 27 de janeiro. Dia do Orador. Morte do compositor italiano Giuseppe Verdi (1901). Primeira transmissão de TV na Grã Bretanha (1926). Cessar fogo no Vietnam (1973). Morte do Poeta Pedetista J.G. de Araújo Jorge (1987). Tragédia em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Incêndio na boate Kiss, com mais de 234 mortos (2013).
Terça-feira, 28 de janeiro. Dia do comércio exterior, do portuário e do Hanseniano. Data da abertura dos portos às Nações Amigas (1808). Precedente da segunda guerra mundial: Brasil rompia relações com Alemanha e Itália (1942).
Quarta-feira, 29 de janeiro. Reconhecimento da República Brasileira pelos Estados Unidos (1890). Morte do abolicionista José do Patrocínio (1905).
Quinta-feira, 30 de janeiro. Dia da Saudade, Dia Nacional dos Quadrinhos e da Não Violência. Hitler era nomeado chanceler do Reich (1933). Proclamação da República da Hungria (1946). Assassinato de Mohandas Karamchand Gandhi, ou Mahatma Gandhi, se preferirem (1948). Morte do sambista Paulo Benjamin de Oliveira – O Paulo da Portela (1949) e do inventor da Abreugrafia, o professor Manoel de Abreu (1962). Manifesto de criação do PT (1980).Nascimento de Pedro Farah Cataldi Amin Zuim, meu primeiro neto (2010).
FINANCIAMENTO CONTRATADO POR ANALFABETO PODE SER DECLARADO NULO...

Embora analfabetos sejam capazes para os atos da vida civil, contratos firmados por eles, somente terão validade se forem observadas formalidades, como a presença obrigatória das partes e testemunhas, perante um tabelião de cartório ou por intermédio de procurador constituído...
Diante da ausência desses pressupostos, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais obrigou o banco a indenizar em 7 mil reais uma idosa analfabeta que teve o nome incluído em cadastros de restrição ao crédito.
No caso em tela, o contrato foi feito sem a presença de testemunhas, com o agravante da mulher analfabeta ter mais de 80 anos.
A decisão considerou a nulidade e a lesão extrapatrimonial. Existem inúmeras contratações assim. No afã de cumprir metas, gerentes de bancos e financeiras contratam empréstimos até com defuntos...

Falei e disse!

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 23 de janeiro. Faltam 342 dias para o fim do ano. 24 para o fim do horário de verão. 55 para a chegada do outono... Produtores de Café fundavam a Companhia Paulista de Estradas de Ferro (1868). Aniversário do escritor João Ubaldo Ribeiro (1941). Morte do pintor surrealista Salvador Dali (1989).
MAIS UMA TENTATIVA DE FREAR A CORRUPÇÃO...
Nova Lei Anticorrupção vigora a partir de 1º de fevereiro e vai permitir a aplicação de multas de até 20 por cento sobre o faturamento anual bruto de empresa envolvida.
A responsabilidade objetiva de empresas envolvidas em infrações representa uma das principais novidades da norma, proposta pelo Executivo e aprovada em abril pelo Congresso Nacional.
É parte dos compromissos internacionais assumidos pelo país no combate à corrupção e ao suborno transnacional.
Antes, as companhias poderiam alegar que a infração foi motivada por ato isolado de funcionário ou até de servidor público. Agora, não. A empresa é a responsável direta.
Mas os congressistas deixaram espaço ao famoso piulo do gato: se a empresa colaborar com as investigações, pode ter reduzida em até dois terços a multa aplicada pela sanção.
Se Brasil sempre existirá o jeitinho...

Falei e disse!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 22 de janeiro. Faltam 343 dias para o fim do ano. 25 para o fim do horário de verão. 56 para a chegada do outono...  é aniversário da Vila de São Vicente, primeira a ser criada no Brasil (1532). Seria aniversário de Leonel Brizola (1922). Petróleo jorrava pela primeira vez no Brasil no poço de Lobato, na Bahia (1939). Criação do SENAI (1942). Morte da Cantora Maysa Matarazzo (1977).
PROJETO REVOGA A LEI DO DIVÓRCIO

Tramita na Câmara, Projeto de Lei que revoga a Lei do Divórcio e incorpora alterações mais recentes do direito de família ao Código Civil e ao código de processo.

As mudanças propostas pelo deputado federal Hidekazu Takayama são tantas que ele praticamente reescreve a lei do divórcio.

Além de consolidar o fim da separação prévia e assegurar o divórcio imediato, a proposta também permite que o vínculo seja desfeito em cartório, mesmo havendo filhos, desde que haja consenso. Mas, de acordo com o texto, o Ministério Público deverá intervir obrigatoriamente em todos os casos.

Caberá ao MP homologar a escritura pública para ter validade junto ao registro civil e o registro de imóveis.
Mais trabalho para os promotores. Mas vai desafogar a justiça, certamente...


Falei e disse!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 21 de janeiro. Faltam 344 dias para o fim do ano. 26 para o fim do horário de verão. 57 para a chegada do outono...  é dia Mundial das religiões. Nascimento de Lindomar Castilho (1940) e do Tenor Plácido Domingo (1941). Vigência do Código de Trânsito Brasileiro, relatado pelo Deputado Federal Ary Kara José (1998). 
CONSUMIDOR LEVA GRATIS NA DIFERENÇA DE PREÇO
Por enquanto vale para o Rio de Janeiro. O consumidor que encontrar valores divergentes entre o preço anunciado na gôndola e o registrado no caixa poderá levar o produto de graça. A Campanha que ganhou o nome de “Olho no Preço” é resultado de um termo de ajustamento de conduta firmado entre a Defensoria Pública do Rio, órgãos do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e das associações estadual e brasileira de supermercados...
Os supermercadistas alegam que quando fazem mudança de preço no sistema, às vezes, por falha de um funcionário, o preço na gôndola demora a ser atualizado, e aí acontece o erro. Mas o funcionário desatento  é risco do negócio.
Para ter direito a levar o produto sem pagar por ele, o consumidor deve identificar a diferença de preço antes de fazer o pagamento, e procurar o gerente ou o responsável pelo estabelecimento para informá-lo sobre o problema.
Independentemente da quantidade que deseja levar do produto encontrado com preço diferente, o consumidor receberá apenas uma unidade gratuita. Ou seja, se o cliente quiser comprar mais de uma unidade, a primeira sairá de graça, mas as demais terão o menor preço computado.
A iniciativa não contempla produtos das seções de têxteis, eletroeletrônicos, áudio e vídeo ou equipamentos para veículos. Mas deveria, para ser mais didática...

Falei e disse!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 20 de janeiro. Faltam 345 dias para o fim do ano. 27 para o fim do horário de verão. 58 para a chegada do outono...  Dia do Farmacêutico e do padroeiro que dá nome à Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Dia da oficialização da letra de Francisco Manoel da Silva para o Hino Nacional Brasileiro (1890). Criação do Ministério da Aeronáutica e da FAB (1941). Inauguração da TV Tupi do Rio (1951). Prisão e desaparecimento, pela repressão, do deputado Rubens Paiva (1971). Geisel afastava o comandante do Segundo Exército em reação a crise pelos assassinatos de Herzog e Fiel Filho. Inauguração do Aeroporto Internacional do Galeão (1977). Morte de Garrincha (1983). Inauguração do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (1985).
BRASIL CAMINHA PARA A BADERNA
A associação que representa lojistas de shoppings de todo o país – ALLSHOP; decidiu pedir ajuda federal contra os chamados "rolezinhos", diante do alto prejuízo que vêm causando aos centros de compras.

Os shoppings que eram vistos como locais seguros para mulheres grávidas, crianças e pessoas idosas, agora, com as invasões, centralizam o pânico.

Os eventos extrapolaram os limites de São Paulo. Os centros de compras têm optado por fechar as portas assim que detectam uma convocação pelas redes sociais. O prejuízo é enorme, sem contar a perda da confiabilidade. Muitos pais não querem mais deixar os filhos irem desacompanhados aos shoppings.

A idéia da Associação é pedir providencias diretamente à presidente Dilma Rousseff, para que haja mais policiamento. E o princípio é claro. Afinal,  se alguém invade nossa casa, temos o direito de agir em legítima defesa.

Lojistas relatam prejuízos de até 40 mil reais por dia perdido, e, segundo a Alshop, os centros de compras geram 1 milhão e meio de empregos no país.

Nesta semana, ao menos dez encontros estão marcados pelas redes sociais, para acontecer em shoppings e parques de todo o país. 

É bom que o governo se apresse em conter as badernas realizadas sob o manto da chamada liberdade de manifestação, que vem extrapolando o direito público à segurança. Do contrário vamos todos nos render à baderna. E, aí, salve-se quem puder.


Falei e disse!

sábado, 18 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Sábado, 18 de janeiro. Faltam 347 dias para o fim do ano. 29 para o fim do horário de verão. 62 para a chegada do outono...  Morte do escritor Inglês Rudyard Kipling, autor do poema “Se” (1936). Aniversário do piloto Christian Fittipaldi (1971). Dissolução da empresa Proconsult, desmascarada na fraude que tramou para prejudicar a eleição de Leonel Brizola ao governo do Rio (1983). Morte do ator Walmor Chagas (2013).



Domingo, 19 de janeiro. Morte do Marechal Cândido Mariano Rondon, patrono das comunicações (1958) e da cantora Elis Regina (1982). Morte, também, do primeiro socialista a governar a Itália, mais tarde acusado de corrupção, Bettino Craxi (2000). 
COLUNA TRANSCRITA DO ‘O JORNAL GRANDE VALE”

TURISMO ÀS BARATAS - Entusiasta que sou das coisas deste Grande Vale costumo indicar a parentes e amigos, quando nos visitam, os principais pontos turísticos da região. Confesso que dessa vez, ao receber genro, filha e duas netas fiquei triste com a decepção deles... Inaceitável a forma de tratar visitantes. Não é assim que se faz turismo. Pelo menos nunca vi ação semelhante em nenhuma estância que visitei. E olhem: não foram poucas, no Brasil e no mundo. Temo não poder mais recomendar as atrações a meus novos hóspedes.

“CAMPOS” DA DECEPÇÃO - Imaginei que o badaladíssimo Parque Tarundu, que anuncia “mais de 30 atrações em contato com a natureza, em 500 mil metros quadrados” na aprazível Campos do Jordão, seria a melhor opção para que passassem um dia... Prometem, na exaustiva propaganda no Rádio, que será inesquecível... E, não foram os preços absurdamente caros que intimidaram. Afinal, turismo é realmente algo muito seletivo em qualquer lugar do mundo. O que os deixou tristes com a direção do Tarundu foi o tratamento. Em meio ao temporal que desabou sobre o Parque, interrompendo a partida de mini golfe que minhas netas jogavam, os pais foram ponderar por alguma compensação pela impossibilidade de prosseguir usufruindo dos eventos externos. Afinal, o que atraíra as crianças... Eis que de forma pouco lisonjeira, o dirigente sugeriu, numa ‘carteirada’ desnecessária, que não estava obrigado a atender ao que os visitantes pediam, ou seja, a devolução do que excedia num “passaporte” de 234 reais. Procedimento decepcionante. Foi quase que dizer: acabou o milho, acabou a pipoca... Custei a convence-los a não levar o caso ao Juizado do Rio, onde moram.

INSEGURANÇA – O Mirante do Elefante não pode ser visto, trancado a cadeado por causa de vândalos...

REINO DAS ÁGUAS PODRES – Descendo a serra achei que ‘lavaria a honra da firma’ no Reino das Águas Claras... Qual nada! Na porteira um quadro com fotos denunciando o descaso que data de 2011, quando uma tromba d’agua de esgoto puro varreu o parque. Dá para sentir o cheiro à distância. O porteiro avisa que só existem de pé algumas estatuetas com figuras da obra de Monteiro Lobato. Mesmo assim, para entrar e visitar as ruínas apodrecidas, o Estado cobra 6 reais por pessoa. Vendo o retrato do abandono meu genro perguntou: - Mas o governador não é daqui? Outro visitante que chegou, respondeu: - Melhor deixar como está. Se o governador descobre essa área abandonada, faz outro presídio...

MEDITAÇÃO PAGA – Até os Hare Krishna estão cobrando 10 reais para entrar com o carro, e ouví-los cantar “hare hare”...

MUSEU DA CASA DO VISCONDE – Fomos ao Museu Dom Pedro Segundo e Dona Leopoldina. Pichado por fora, e, sem grande história para ser vista por dentro. A Conservação e o interesse em apoiar a obra já foram melhores.

CAPELA SÃO JOSÉ – contei aos visitantes que a História do Brasil, que não se encontra no museu, passou de forma muita intensa na cidade. Dom Pedro, ainda príncipe regente, passou por aqui para proclamar a independência. Apeou entre Roseira e Pinda, à sombra de uma figueira que, para surpresa ainda existe, e, aqui, reuniu legionários para seguir até São Paulo; alguns com as cinzas preservadas na Capelinha... Lamentavelmente em ruínas, e, lamentavelmente lacrada.

BOSQUE DA PRINCESA – Foi o menos ruim para se ver em Pinda, apesar do mato alto e da conservação que decaiu muito no ano que passou.

CIRCO DOS HORRORES – Sugeri irmos ao Shopping. Um oásis nesse mar de descaso. Mas, o circo mambembe que havia na frente também os decepcionou. A percepção do fracasso da iniciativa, posta diante da obra de arte e bom gosto, gritou da remarcação do ingresso de 20 para 5 reais. Mesmo assim, o palhaço tinha de rir da própria graça. Picadeiro e platéia vazios...

SITIO DO PICA PAU – Indo a Taubaté, em busca de algo que limpasse a barra, levei-os à Chácara do Visconde. Afinal, todos que já foram ou ainda são crianças, se interessam em conhecer o sítio de verdade. Foi ótimo abraçar Emília, Dona Benta, Pedrinho, Nastácia. Mesmo tendo de enfrentar a impontualidade do espetáculo e o calorão do teatrinho, com um único ventilador voltado para o elenco. Ao público? Nada! Será porque é de graça?

PARQUE MONTEIRO LOBATO – Seguindo na direção do Quiririm, perto do hospital São Lucas da Unimed, há um parque temático, próprio para pique-niques. Mas, se for lá, leve água de casa para lavar as mãos, porque as torneiras do banheiro masculino foram arrancadas. Sinal de abandono...

HORTO DE TAUBATÉ – Na vizinhança da Rodoviária Nova, o Horto era minha única esperança. Mas também estava entregue ao deboche... Infelizmente o Turismo aqui não é tocado com a seriedade de quem quer ser visitado.

COLUNÃO: Reflexão dos visitantes: - Tem cidades em que pior que o prefeito, só o correio. Outras há em que o correio consegue ser pior do que o prefeito... Feia a coisa!///// - Vem ai o 1º encontro de colecionadores de carros antigos de Pindamonhangaba. Dia 26 de janeiro, de 9 às 16 horas na Praça do Quartel. Um city tour histórico abre o evento às 10 horas. Depois: Exposição, feira de artesanato, banda Elvis coover, praça de alimentação./////- Pinda perdeu o atleta paralimpico Ruan Felipe Souza para Uberaba. Semana que vem conto detalhes.///// - Fim da tregua? O Vereador Felipe César (PMDB) vai centrar o foco de suas reivindicações numa nova Rodoviária à margem da Dutra, na criação de Secretaria de Agricultura, restaurante para o servidor e novo anel viário...


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com - Blog: http://pensandovoce.blogspot.com.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 17 de janeiro. Faltam 347 dias para o fim do ano. 29 para o fim do horário de verão. 62 para a chegada do outono...  Data da primeira fotografia tirada no Brasil, ppor Dom Pedro II (1840). Instalação do Tribunal de Contas da União (1893). Morte do diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco (1910). Aniversário de Cassius Clay - Mohammad Ali (1942). Morte da pintora Tarcila do Amaral (1973). Morte sob tortura no DOI Codi de São Paulo do operário Manuel Fiel Filho (1976). Início da guerra do Golfo (1991). Morte da ex-miss Brasil Adalgisa Colombo.
BRICS SE UNEM PARA NOVA MAQUIAGEM
As agências de classificação financeira dos chamados Brics: Brasil, Malásia, Índia, África do Sul e Portugal, a exceção da China, decidiram nesta quinta-feira, em Londres, por uma aliança que torne maiss assimilável a caratonha de suas economias. É uma alternativa de enfrentamento das avaliações feitas por similares das potências que se valem de três grandes agências para avaliar os riscos de investimentos nas nações considerada sem desenvolovimento.

Querem reagir às "mudanças na ordem econômica mundial" sem críticas às maquiagens que fazem.

A Companhia Portuguesa de Rating (CPR), a indiana CARE, a sul-africana GCR, a malásia MARC e a brasileira SR Rating criaram a ARC, em contraposição a Moody's, Standard and Poors e Fitch, que dividem praticamente a totalidade do mercado e que, constantemente, são acusadas de serem regidas exclusivamente por uma concepção neoliberal da economia.

As três têm sua sede nos Estados Unidos - a Fitch também em Londres- e suas avaliações foram objeto de duras críticas durante a crise financeira, particularmente as que declaravam solventes alguns dos protagonistas da posterior crise do "subprime", as hipotecas junk nos Estados Unidos. 

Em comunicado oficial, através do economista português José Poças Esteves, a  ARC anuncia que dará respostas à "nova economia mundial multipolar em concorrência direta com as agências atuais" ... já que “O mundo mudou drasticamente desde a queda do mercado das subprime em 2008 que provocou a queda do crédito".

Quem vai gostar é Guido Mantega, o cirurgião plástico da economia brasileira.


Falei e disse!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 15 de janeiro. Faltam 349 dias para o fim do ano. 31 para o fim do horário de verão. 64 para a chegada do outono...  Dia do Adulto e dia Mundial do Compositor. Inauguração da hidrelétrica de Paulo Afonso (1955). 
DEMAGOGIA OU ACERTIVIDADE?
60 dias seria um prazo razoável para o Governo do Maranhão construir novas prisões? A decisão do juiz Manoel Matos de Araújo, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, atendendo a ação proposta em 2011 pelo Ministério Público, ainda estabelece que haja vagas suficientes para atender à demanda atual.
Sempre existirá alguém irresistivelmente tentado a aparecer quando holofotes e flashs são ligados. Porque levou tanto tempo para decidir?
Seria cômico, não fosse trágico, imaginar que 60 dias sejam suficientes para o erguimento de paredes ou muralhas resistentes ao verdadeiro paiol de pólvora que é uma penitenciária...
Claro que o nobre magistrado sabe muito bem que nada vai acontecer em 60 dias. Mormente num estado em que a influência dos políticos sobre o judiciário, e, tudo o mais, é fortíssima. Mas, até a decisão ser derrubada pelo tribunal, a publicidade já terá sido maior...
O que pode dar certo na decisão, mesmo assim vejo com reservas em se tratando de Brasil, é a imposição de multa diária de 50 mil reais em caso de descumprimento.
Vi isso acontecer quando visitei os Estados Unidos, a convite, como presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB.
O condado de Count, em Chicago, pagava multa diária de mil dólares porque faltava espaço e colchonete para um preso.
Se a moda pegasse aqui...

Falei e disse!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 14 de janeiro. Faltam 350 dias para o fim do ano. 32 para o fim do horário de verão. 65 para a chegada do outono... 14 de janeiro, embarque das tropas brasileiras para Suez (1957). Morte do Poeta Cassiano Ricardo (1914). O Corinthians conquistou a Copa Mundial da Fifa em cima do Vasco da Gama (2000).
AUTÔNOMA SUBORDINADA TEM VÍNCULO TRABALHISTA RECONHECIDO
5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro reconheceu o vínculo empregatício de consultora de cosméticos contratada como autônoma...
A Avon terá de pagar à trabalhadora dispensada grávida, salários do período de estabilidade e benefícios trabalhistas como aviso prévio, férias, 13º salário e FGTS, referentes aos quatro anos de serviços prestados.
O Tribunal entendeu que mesmo que a relação de trabalho seja supostamente autônoma ela pode se caracterizar efetiva, diante da subordinação jurídica do trabalhador.
A consultora era responsável por uma equipe de vendedoras. Tinha subordinação direta com a gerente do setor.
A empresa negou o vínculo empregatício, sustentando que a autora se cadastrou como revendedora autônoma da  Avon.
Para o desembargador Enoque Ribeiro dos Santos, que relatou o acórdão, é tênue a distinção entre o trabalhador autônomo e o empregado. Mas a subordinação jurídica é característica primordial.
Pela decisão, a autora também terá direito à indenização equivalente ao período de estabilidade da gestante.
Moral da história: Se a continuidade da prestação dos serviços da Executiva de Vendas estiver atrelada a cobrança de metas, como no caso, fica portanto evidenciada a subordinação jurídica.

Falei e disse!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 13 de janeiro. Faltam 352 dias para o fim do ano. 34 para o fim do horário de verão. 67 para a chegada do outono... Criação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro (1937). Mequinho, aos 22 anos, se tornava o primeiro brasileiro Grande Mestre Internacional de Xadrez (1972). Despedida de Nelson Piquet da fórmula Um (1992) e de Michael Jordan do basquete (1999). O escritor, historiador e crítico literário Nelson Werneck de Sodré morria (1999).
IDELI VAI RESPONDER POR USO INDEVIDO DE AERONAVE

O Ministério Público Federal, em Joinville, anuncia que até o fim do mês os procuradores da República Davy Lincon Rocha, Rodrigo Joaquim Lima e Mário Sérgio Barbosa vão protocolar a ação civil pública por improbidade administrativa contra a ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti pelo uso indevido de aeronave...

Tem gente inconformada com o abuso, reincidência e insensibilidade de alguns políticos. Não só Ideli, mas também Renam Calheiros, e, agora recentemente, Roseana Sarney comprando caviar com dinheiro público, enquanto presos amontoados se vingam da sociedade de forma brutal.
Faz lembrar Maria Antonieta comendo brioches, zombando do povo a caminho da guilhotina.

O Povo acha pouco que as elites dirigentes apenas restituam os gastos com seus desmandos, e diz que não têm armas para combater a corrupção...

Eu diria que tem. Este ano, por exemplo, é possível não votar nessa gente.

Falei e disse!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 10 de janeiro. Faltam 355 dias para o fim do ano. 37 para o fim do horário de verão. 70 para a chegada do outono... Seria aniversário de Lamartine Babo, autor de todos ou quase todos os hinos de clubes cariocas (1904).
Sábado, 11 de janeiro. Caetano Veloso voltava do exílio (1972). Morte do jornalista e ex-senador João Calmon, sucessor de Assis Chateaubriand nos Diários Associados (1999). Incêndio no palco do programa Xuxa Park com 26 feridos (2001).
Domingo, 12 de janeiro. Aos 16 anos Machado de Assis via publicado seu primeiro texto: “Ela”, na Marmota Fluminense (1855). Morte do cantor e compositor João da Bahiana (1974); de Adhemar Ferreira da Silva, cinco vezes recordista mundial do salto triplo e criador da Volta Olímpica (2001) e do compositor e violonista Luiz Bonfá (2001). 
É POSSÍVEL DEFENDER O MEIO AMBIENTE!

Confesso que quando vi o projeto do Vereador de Pindamonhangaba, professor Osvaldo, achei muito interessante, porém um tanto visionário. A pretensão anunciada pelo Edil pindense dava conta de que, uma vez aprovada a matéria, quem comprasse um automóvel no município teria que, em contrapartida, plantar uma árvore.
Apresentada de forma simplista, e, a primeira  vista, a proposta poderia até merecer riso. Afinal, no Brasil, um comprador de carros dificilmente plantaria uma árvore...
Mas, recebi de um amigo sulmatogrossense, informe dando conta de uma lei aprovada por lá (talvez a origem disso tudo), determinando que as concessionárias de automóveis novos sejam doadoras de mudas de árvores, tantas quantos forem os veículos vendidos, de modo a compensar as emissões de gás carbônico.
A lei aprovada no Legislativo, em Campo Grande, determina que as empresas enviem relatório descritivo anual às Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano comprovando a conduta.
O plantio poderá ser executado pela própria concessionária ou por meio de cooperativas, organizações não-governamentais ou empresas privadas com atuação na área ambiental, no prazo de um ano, em áreas de preservação permanente, reservas florestais, parques, jardins, corredores ecológicos ou outro ambiente ecologicamente apropriado ao plantio, que deve ser acompanhado por biólogo e seguir o disposto no Plano Diretor de Arborização Urbana das Cidades do Mato grosso do Sul.
Caso as empresas não cumpram as disposições da lei serão punidas com multa equivalente a 0,5% do valor de cada veículo vendido que não foi compensado com o plantio de árvore.
Boa idéia seguir o exemplo...
Mas, de se destacar que, muito antes de qualquer lei, a Dokar, concessionária Volks de Pindamonhangaba já plantou centenas de árvores na Cidade. Palmas para ela... e para o Vereador professor Osvaldo também, por que não? 

Falei e disse!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 09 de janeiro. Faltam 356 dias para o fim do ano. 38 para o fim do horário de verão. 71 para a chegada do outono... Dia do Fico e do Astronauta. Nascimento da cantora Joan Baez (1941). Morte de Álvaro Valle, fundador do Partido Liberal (2000).
GAUCHO QUE BATER EM MULHER PODERÁ SER MONITORADO PELA JUSTIÇA.
Está a ponto de ser posto em prática, projeto do deputado estadual Edegar Pretto, do PT, que prevê o uso de tornozeleira eletrônica em homens agressores de mulheres.
O parlamentar coordena a ‘Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ e afirma que a violência contra mulheres é problema sério de direitos humanos.
Daí a necessidade de complementar a lei Maria da Penha tornando mais eficaz o afastamento do agressor de sua vítima.
Pela lei gaucha, em casos mais graves, como tentativa de homicídio, ameaças e reincidências, o juiz poderá estipular que o agressor utilize uma tornozeleira eletrônica.
Quando o sensor detectar a aproximação do homem da área proibida, um sinal sonoro denunciará.
A tornozeleira será composta de uma cinta com um cabo de fibra de aço e fibra ótica, e uma caixa à prova d’água onde estão os dispositivos de rastreamento e comunicação. Um número identificará o apenado.
A futuro pode ser a solução para a superlotação carcerária.

Falei e disse.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 08 de janeiro. Faltam 357 dias para o fim do ano. 39 para o fim do horário de verão. 72 para a chegada do outono... Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo. Morte de Baden-Powell, fundador do escotismo (1941) e do estadista francês François Mitterrand (1996).
GANHAMOS A BATALHA, MAS A GUERRA CONTINUA...
Prorrogada para 31 de dezembro de 2014 a transferência da responsabilidade pela manutenção da iluminação pública, das concessionárias para os municípios, independente do número de habitantes.
Com a transferência dos custos, a ANEEL pretendia dar uma espécie de prêmio de consolação às fornecedoras, pelos redutores que o governo fez  nos valores de tarifas aos consumidores, baixando a arrecadação das empresas.
A agencia cedeu aos argumentos do deputado federal Jungi Abe do PSD de São Paulo, mostrando que os municípios brasileiros não serão capazes de assumir a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública, sem criar um novo imposto, em prejuízo generalizado da população.
O parlamentar nos antecipou que voltará à carga pela revogação total da transferência de responsabilidade, porque a ANEEL afronta a constituição quando desrespeita a autonomia dos municípios brasileiros e legisla sobre assunto que não é de sua competência.
Torço para que ganhe a guerra.

Falei e disse.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 07 de janeiro. Faltam 358 dias para o fim do ano. 40 para o fim do horário de verão. 73 para a chegada do outono...  Parabéns, Meu Caro Leitor. Hoje é seu dia! É dia da Liberdade de Culto (decreto de 1890). Tomé de Souza instalava em dia como hoje o Primeiro Governo Geral do Brasil (1549). Era criado o corpo de Voluntários da Pátria, para defender o Brasil na Guerra do Paraguai (1865). Aniversário de Luiz Melodia (1952). Morria o apresentador de televisão Jota Silvestre (2000).
ALEGAÇÃO DE QUE ASSALTO FOI NA RUA NÃO LIVRA BANCO DE INDENIZAR
Se a finalidade do banco é por a salvo o tesouro do cliente, nada mais justo que cobrar dele a indenização por permitir que, de seu interior, pessoas passem informes sobre altos saques ao restante da quadrilha que está na rua.
No caso decidido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a cliente do Banco Real, hoje Santander, alegou que o estabelecimento não ofereceu segurança para que ela sacasse alta quantia em dinheiro, o que teria contribuído para o assalto.
Em Pindamonhangaba aconteceu caso semelhante. Cliente saiu do Banco do Brasil e foi assaltada em frente ao Lessa.  Acabou ficando cega dos dois olhos.
No caso em Minas, mesmo afirmando que o assalto foi fora da agencia, o banco perdeu para a vítima em primeiro grau e em recurso, pois o entendimento é que deveria assegurar a privacidade e segurança de seus clientes no momento do saque onde, aliás, se inicia a ação criminosa conhecida como “saidinha de banco”.
Vão se avolumando justas decisões nesse sentido!

Falei e disse!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 06 de janeiro. Faltam 359 dias para o fim do ano. 41 para o fim do horário de verão. 74 para a chegada do outono...  Dia de Reis e da Gratidão. A cidade de Lima, no Peru, era fundada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro (1535). Samuel Morse fazia demonstração pública de sua invenção - o telégrafo – no estado norte-americano de Nova Jérsei (1838). Morte de Theodore Roosevelt, 26º presidente norte-americano, cuja administração foi marcada por uma política externa intervencionista (1919). O desenho em quadrinhos “Peanuts”, com os personagens Charlie Brown e Snoopy, era lançado por Charles Schulz (1952). No Brasil, um plebiscito apontava a preferência de um regime presidencialista ao parlamentarista (1963). O bailarino Rudolf Nureyev morria em Paris aos 54 anos de idade (1993). Itamar Franco (PMDB), governando de Minas Gerais, decretava a moratória de seu Estado e derruba as bolsas no Brasil (1999). 
A VERGONHOSA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO HUMANO
A delegacia 73 de São Paulo investiga denuncia de trabalho escravo de duas bolivianas - de 17 e 18 anos; que procuraram ajuda da Polícia Militar no Batalhão de Água Fria, na zona norte da capital. Ganhavam 5 centavos por peça de roupa produzida e sofriam maus tratos. Inclusive aos filhos.
Não é a primeira vez que a exploração e maus tratos a bolivianos é denunciada... Já houve o caso do assassinato brutal de um menino, porque chorou durante um assalto.
A estatística registra aumento de casos de trabalho escravo no Brasil. Não só de Bolivianos.
Pior. O próprio governo não é exemplo. Hoje, de cada 10 trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão no Brasil, um é encontrado pela fiscalização em obras ligadas ao governo federal.

O total de vítimas da exploração criminosa de mão de obra no país ao longo do ano passado chegou a 1.442, das quais 140 atuavam em empreendimentos com selo oficial.

O mapa do trabalho escravo, traçado com dados do próprio Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostra que a Região Sudeste, principalmente São Paulo; lidera o ranking do problema, com 43% dos resgates.

No canteiro de obras de 540 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, agentes retiraram operários alojados de forma degradante. Dormiam sem proteção contra animais peçonhentos, sem banheiro ou água potável disponível. A alimentação oferecida ficava exposta, e muitos dos produtos já se encontravam em estado de putrefação.

Gente sem Deus no coração. É preciso agravar a pena de quem explora o trabalho do semelhante. Pobre país em que a ganância se sobrepõe à ética e à dignidade humana.


Falei e disse!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 03 de janeiro. Faltam 362 dias para o fim do ano. 44 para o fim do horário de verão. 77 para a chegada do outono...  Durante a Revolução norte-americana, o general George Washington derrotava as forças britânicas na Batalha de Princeton (1777). O norte-americano Marvin C. Stone patenteava o canudo para beber (1888). O presidente norte-americano Dwight D. Einsenhower cortava relações diplomáticas com Cuba (1961). Data de fundação da Apple Computer, a primeira indústria de computadores para uso pessoal (1977).  No Panamá, o líder deposto Manuel Noriega se entregava aos Estados Unidos após invasão de tropas norte-americanas ao país (1990).

Sábado, 04 de janeiro.  Durante a Guerra dos Sete Anos, a Inglaterra declarava guerra à Espanha (1717). O líder pacifista Mahatma Gandhi era preso pelo governo britânico na Índia (1932). Sputnik I, o primeiro satélite artificial lançado em outubro de 1957 pela União Soviética, retornava a Terra (1958). O presidente norte-americano Jimmy Carter anunciava um corte de exportações de trigo à União Soviética por causa da invasão ao Afeganistão (1980). Morte do cartunista Henfil (1988).

Domingo, 05 de janeiro.  A Inglaterra reconhecia a independência do Brasil (1826). Data da inauguração, no Recife, do primeiro trem urbano da América Latina – o "Maxabomba" (1867). Promulgada no Brasil a Lei Adolpho Gordo, que autorizava a criação de sindicatos profissionais (1907). Henry Ford, chefe da companhia automobilística Ford Motor Company, estabelecia para seus funcionários um salário mínimo diário de 5 dólares (1914). Comício no Anhangabaú selava apoio do PCB a Adhemar de Barros para o governo de São Paulo (1947). O governo socialista do Chile, liderado por Salvador Allende, aceitava estabelecer relações diplomáticas com a China comunista (1971). A sociedade dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos elegia Marília Pêra, de Pixote, a melhor atriz de 1981 (1982). Entrava no ar a Rede Manchete de Televisão (1983).
ECONOMIA BRASILEIRA PODE ABALAR PRESTÍGIO DE DILMA

A situação financeira do brasileiro preocupa mais que o quadro econômico do Brasil. Não conseguindo frear o dólar, aquecido pela recuperação norte-americana e a impossibilidade do governo brasileiro continuar lançando suas reservas na fogueira, o governo acena com a vantagem que a valorização frente ao real vai estimular a exportação e recuperar a balança comercial que fechou mal em 2013.
Ocorre que isso amplia o crescimento da inflação, castiga o trabalhador neutralizando o aumento do salário e penaliza mais ainda o aposentado que já vinha com reajuste defasado no nascedouro.

O governo já está agindo covardemente contra o contribuinte, reajustando a tabela do imposto de renda com percentual menor que a meta de inflação medida pelo IPCA.

Seria hora do governo inflar preços de automóveis com air bags e freios? Seria a hora de aumentar de novo a gasolina, tirando o enxofre poluente da composição, mesmo diante de outros fatores ambientais muito mais graves, como o empobrecimento da classe média?

Será que mesmo assim a Dilma emplaca 2014? Deve estar apostando na incompetência da oposição.


Falei e disse.