quinta-feira, 4 de outubro de 2012


VEM AI A TEMPORADA DE CAÇA AO 13º SALÁRIO

Faltando apenas 75 dias para a data limite da quitação final do décimo terceiro salário, os bancos começam a acenar a trabalhadores e aposentados que estão no vermelho, com tentadoras propostas para antecipar o 13º salário. Cobram de 2 vírgula 69 a 4 vírgula 19 por cento de juros ao mês.

Li atentamente as considerações de economistas sobre essa sacola de bondades. E, do que avaliei dos comentários nos jornais, cheguei a conclusão que a aceitação desse empréstimo pode até fazer sentido para quem está atolado até o pescoço, se o endividamento for com cheque especial ou cartão de crédito, onde os juros podem ser até três vezes mais altos.

Avaliei também a opinião de técnicos do Banco Central. Defendem que os consumidores devem evitar o cheque especial e trocar a dívida por um tipo de empréstimo que pese menos no bolso, como o consignado. A garantia de pagamento faz o banco oferecer condições especiais.

Bom mesmo é depois de sair do sufoco, não voltar ao débito com o cartão e com o cheque. É um péssimo hábito. Segundo dados do Banco Central, os brasileiros penduraram Um bilhão 184 milhões de reais no cheque especial na média diária de agosto. Mesmo com reduções aplicadas pelo governo, a taxa ficou em 148 vírgula 6 por cento ao ano, contra 39 vírgula 4 por cento cobrada para quem optou pelo crédito consignado no mesmo período.

Donde se conclui que, no Brasil a agiotagem é permitida somente aos bancos... A gente passeia no bosque, mas nessa história o lobo sempre chega, e, não deixa haver um final feliz.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário