quinta-feira, 27 de setembro de 2012


TÁ CHEGANDO A HORA...

São coisas triviais, mas que o eleitor precisa ser lembrado, agora que estamos na reta final do processo eleitoral de 2012. Termina hoje o prazo para pedidos de segunda via do título eleitoral. Mas isso não significa dizer que quem tenha perdido o título vá ficar impedido de votar... Sabendo a zona e a seção em que está vinculado, e, possuindo um documento de identidade com fotografia, necessário em qualquer hipótese, o problema será superado.

Saber a zona eleitoral e a seção também é importante para quem tiver que justificar a ausência, na hora de preencher o formulário de justificativa.

Mas para quem pretende obter a segunda via do título eleitoral ainda hoje, é importante saber que o pedido só pode ser feito no domicílio eleitoral do cidadão, ou seja, na cidade em que ele vota. Nesta fase do processo eleitoral não é mais possível pedir o documento em qualquer cartório.

O primeiro turno das eleições municipais será realizado no dia 7 de outubro. No total, 138 milhões 544 mil 348 eleitores de 5 mil 568 cidades escolherão seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Em Pindamonhangaba, em função de ter menos de 200 mil eleitores, a votação se dará em apenas um turno. Nas cidades em que houver segundo turno, a última votação será no dia 28 de outubro.

Também é oportuno lembrar ao eleitor que, primeiro ele vai votar no vereador. A escolha do prefeito é a segunda votação na urna eletrônica.

Especialistas acreditam que o tempo médio de demora do eleitor à frente da urna será de 40 segundos. E o arrependimento por votar mal ou errado dura no mínimo 4 anos. Portanto é bom refletir bem, acompanhar a propaganda no Rádio e na TV, nos comícios, e, até levar uma colinha com os números dos candidatos. É mais seguro e é permitido...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário