quinta-feira, 6 de setembro de 2012


SUPREMO VAI DECIDIR SOBRE PISO NACIONAL PARA PROFESSORES.

Seis governadores questionam no Supremo Tribunal Federal, a validade de um  único índice de reajuste para o piso nacional de professores da rede pública.

Pedem uma medida, temporária que seja, para suspender o critério da lei de 2008, que leva em conta o aumento no valor gasto por aluno no Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, como parâmetro do reajuste salarial que, este ano, foi de 22 vírgula 22 por cento e o piso subiu de Mil 187 para Mil 451 reais.

Em abril do ano passado, o STF decidiu que a fixação do piso salarial nacional para professores da rede pública é constitucional. A corte entendeu que o piso deve ser composto apenas pelo vencimento básico, sem levar em consideração os benefícios adicionais, como vale-refeição e gratificações.

A decisão teve origem em outra ação direta de inconstitucionalidade. Agora os governadores de Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina querem um parâmetro que permita menor impacto nas contas públicas. Alegam que o sistema retira dos entes federados todo e qualquer controle sobre seus orçamentos. O relator da ação será o ministro Joaquim Barbosa que já não tem mais cabelos por conta do mensalão.

Uma vergonha um professor ganhar uma miséria, diante de políticos que faturam horrores no oficial, sem contar o paralelo que envolve meias e cuecas, também nas mãos do Ministro Joaquim Barbosa para decidir...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário