sexta-feira, 28 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 28 de setembro. Dia da Mãe Preta. Entravam em vigor a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei do Sexagenário, libertando os escravos com mais de 65 anos (1885). Data da fundação da primeira associação internacional de trabalhadores, criada por Karl Marx (1864). Inauguração do Forte de Copacabana (1914). Nascia o cantor e compositor Sebastião Rodrigues Maia – Tim Maia (1942). É aniversário da atriz Brigitte Bardot (1934). Morria o químico e biólogo Luis Pasteur (1895).

Sábado, 29 de setembro. Dia do petróleo, do professor de educação física e do policial civil. A Ordem de São Bento libertava seus escravos (1871). 29 advogados de Ouro Preto decidiam não aceitar mais causas escravistas (1886). Morria Joaquim Maria Machado de Assis, para muitos o único fundador da Academia Brasileira de Letras, na verdade idealizada por Lúcio de Mendonça (1908). É aniversário de Cid Moreira (1927). Gregório Bezerra, Hercules Correia e outros exilados do PCB voltavam ao país (1979).

Domingo, 30 de setembro. Dia Mundial da Navegação, do Tradutor e da Secretária. A BBC de Londres realizava a primeira transmissão experimental de TV (1929). Morte, em acidente, do ator James Dean, que comandou a juventude transviada (1955); do Jornalista Sérgio Porto – o Stalislaw Ponte Preta (1968); e, do jornalista e ex-governador do Rio de Janeiro, Chagas Freitas (1991).

OAB BARRA NOVO CÓDIGO PENAL!

A OAB Federal está pedindo que seja suspensa a tramitação do Novo Código Penal no Senado. Em nome da classe, o presidente Ophir Cavalcante sustenta que “é necessário um tempo maior para análise do projeto”. Não quer que o Código, ao invés de cumprir relevante papel social, acabe se tornando instrumento de injustiça.

A Comissão dos Advogados designada para o acompanhamento se manifestou favorável à indicação, sugerindo que, no mínimo, é prudente ouvir a sociedade. Além de apontar para muitos dispositivos com imperfeições técnicas que podem comprometer o devido processo legal.

Amigos! A OAB possui compromisso histórico com as garantias individuais, as liberdades e o amplo direito de defesa. Por isso tem autoridade moral para fazer o pedido, antes que o monstrengo enviado ao Congresso Nacional se torne mais uma lei sem pé nem cabeça a dirigir nossos destinos.

Falei e disse!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 27 de setembro.  Dia Mundial do Turismo, do Cantor, e do Encanador. Morte de Francisco Alves, em acidente na Dutra, entre Taubaté e Pindamonhangaba (1952). É aniversário do ator e diretor global Denis Carvalho (1947). Data da inauguração da TV Record (1953) e da Transamazônica (1972).

TÁ CHEGANDO A HORA...

São coisas triviais, mas que o eleitor precisa ser lembrado, agora que estamos na reta final do processo eleitoral de 2012. Termina hoje o prazo para pedidos de segunda via do título eleitoral. Mas isso não significa dizer que quem tenha perdido o título vá ficar impedido de votar... Sabendo a zona e a seção em que está vinculado, e, possuindo um documento de identidade com fotografia, necessário em qualquer hipótese, o problema será superado.

Saber a zona eleitoral e a seção também é importante para quem tiver que justificar a ausência, na hora de preencher o formulário de justificativa.

Mas para quem pretende obter a segunda via do título eleitoral ainda hoje, é importante saber que o pedido só pode ser feito no domicílio eleitoral do cidadão, ou seja, na cidade em que ele vota. Nesta fase do processo eleitoral não é mais possível pedir o documento em qualquer cartório.

O primeiro turno das eleições municipais será realizado no dia 7 de outubro. No total, 138 milhões 544 mil 348 eleitores de 5 mil 568 cidades escolherão seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Em Pindamonhangaba, em função de ter menos de 200 mil eleitores, a votação se dará em apenas um turno. Nas cidades em que houver segundo turno, a última votação será no dia 28 de outubro.

Também é oportuno lembrar ao eleitor que, primeiro ele vai votar no vereador. A escolha do prefeito é a segunda votação na urna eletrônica.

Especialistas acreditam que o tempo médio de demora do eleitor à frente da urna será de 40 segundos. E o arrependimento por votar mal ou errado dura no mínimo 4 anos. Portanto é bom refletir bem, acompanhar a propaganda no Rádio e na TV, nos comícios, e, até levar uma colinha com os números dos candidatos. É mais seguro e é permitido...

Falei e disse!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 26 de setembro. Dia Internacional das Relações Públicas. Aniversário de Luiz Fernando Veríssimo (1936); da cantora Gal Costa (1945); e da norte-americana Olívia Newton John (1948). Morte do violonista Baden Powell (2000) e do diretor de televisão Walter Avancini (2001).

O MENSALÃO SOB A ÓTICA DO JORNALISTA E DO JURISTA...

A corrupção no Brasil caiu num nível de banalidade, que pouca gente ainda presta atenção no julgamento do mensalão. O próprio noticiário já não reserva tanto espaço ao que se passa em Brasília, no Supremo Tribunal Federal. Não está dando mais Ibope ver um ministro brigando com outro, embora já estejam sendo confeccionadas máscaras com as expressões faciais de Joaquim Barbosa ao melhor estilo Batman.

O futuro integrante da corte, ministro Teori Zavascki, indicado pela presidente Dilma Rousseff para suceder o ministro Cezar Peluso, deixou claro ao responder a sabatina do Senado precedente a sua posse, que não participará do julgamento do mensalão, pois seria “contradição” declarar-se “habilitado” a julgar a matéria e, ao mesmo tempo, pedir vista para conhecer o processo.

Em meio a esse clima, recebi, via internet, dois textos muito interessantes. Um  atribuído ao Jornalista Nelson Motta que, em minha opinião define bem a posição do ex-deputado federal Roberto Jefferson no caso mais rumoroso apreciado em toda a história do judiciário brasileiro. Diz o seguinte: “Se o mensalão não tivesse existido, ou se não fosse descoberto, ou se Roberto Jefferson não o denunciasse, muito provavelmente não seria Dilma, mas Zé Dirceu o ocupante do Palácio da Alvorada, de onde certamente nunca mais sairia. Roberto Jefferson tem todos os motivos para exigir seu crédito e nossa eterna gratidão por seu feito heróico: "Eu salvei o Brasil do Zé Dirceu."

Outra reflexão, brilhante como sempre, vem do jurista carioca Jorge Béja: “para que o julgamento do processo do mensalão seja completo é preciso, além das penas restritivas de liberdade, sejam os réus também condenados nas penas acessórias: para os parlamentares, a perda do mandato e a inelegibilidade por oito anos, como votou Peluso em relação a João Paulo Cunha. E para todos a reposição, com juros e correção monetária, do dinheiro pertencente ao fundo Visanet, do qual o Banco do Brasil é o maior acionista e de cujas contas foram retirados os milhões de reais que sustentaram esse esquema criminoso de lesa pátria. As leis penais de nosso país são brandas e o cumprimento das condenações afrouxadas, quando não prescritas. Mas quando a punição bate no bolso, aí a história é outra. Dói! E dói muito!”.

Opiniões que fazem muito sentido. Tanto uma quanto a outra...

Falei e disse!

terça-feira, 25 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 25 de setembro. Dia do Trânsito, do Rádio, e da Radiodifusão. Nessa data, em 1884, nascia o fundador do Rádio no Brasil, Edgard Roquette Pinto. Morriam, de AIDS o músico Chico Mario (1991) – irmão do Henfil e de Betinho; e, na prisão perpétua, o nazista Klaus Barbie, ex-comandante da Gestapo em Lyon (1991).

HAJA BOLSO PRA TANTO IMPOSTO...

É mesmo um absurdo a carga tributária que existe no Brasil. A ponto do sujeito pagar uma passagem de avião e trazer roupas de Miami por preço final mais em conta do que comprando aqui. Apesar do dólar ao preço em que está.

Para ter-se uma ideia, desde o primeiro dia de 2012 até ontem, os brasileiros já tinham desembolsado 1 trilhão e 100 bilhões de reais com pagamento de tributos federais, estaduais e municipais. Pelo menos são dados revelados pelo ‘Impostômetro’ da Associação Comercial de São Paulo.

Pior de tudo é que não se vê aplicações razoáveis do governo. Com o total arrecadado, uma administração séria poderia pagar mais de 1 bilhão 767 milhões de salários mínimos. Poderia fornecer medicamentos para todos os brasileiros por mais de 425 mil meses. O dinheiro ainda permitiria comprar mais de 40 milhões de carros populares, mais de 915 milhões de notebooks e mais de 999 milhões de geladeiras simples. E, ainda seria possível construir mais de 31 milhões e 400 mil casas populares de 40 metros quadrados, quase 79 milhões de salas de aula de primeiro mundo, mais de 3 milhões e 800 mil postos de saúde equipados ou mais de 68 milhões de postos policiais.

E tem mais! Poderiam ser construídos mais de 11 milhões e 900 mil quilômetros de redes de esgotos. Concedidas mais de 7 bilhões e 800 mil Bolsas Família, ao valor de 70 reais. No âmbito ecológico, poderiam plantar mais de 219 bilhões de árvores.

O painel do Impostômetro pode ser acessado por qualquer brasileiro via internet. Foi inaugurado em 20 de abril de 2005 e está instalado no prédio da sede da Associação Comercial de São Paulo

O sistema informa ainda o total de impostos pagos desde janeiro do ano 2000 e faz estimativas de quanto será pago até a data escolhida pelo usuário, pra deixar a gente com mais raiva.

Falei e disse!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 24 de setembro. Dia do soldador. Morte de Dom Pedro Primeiro do Brasil e Quarto de Portugal, com tuberculose, no Palácio de Queluz, em Lisboa (1834) e do sociólogo Josué de Castro, autor de trabalhos importantíssimos sobre a fome no mundo (1973). Emerson Fittipaldi conquistava a fórmula Indy (1989).

DILMA DEFENDERÁ DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ONU

Em sua fala, amanhã, na abertura da conferência das Nações Unidas, a presidente Dilma Rousseff vai reiterar que todos os membros devem se comprometer com metas fixadas na Rio + 20, onde mais de 190 países concordaram em fixar como prioridades o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a criação de um Fórum Político de Alto Nível Internacional e o desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza.

Dirá que para o governo brasileiro, o desenvolvimento sustentável é a principal alternativa para melhorar a situação de vida da humanidade e do planeta. Deve alertar que não pode haver retrocesso em relação a esse modelo de desenvolvimento e que as economias devem ir além das propostas negociadas ao longo da conferência.

Dilma deve retomar o tom de cobrança e exigir que os países desenvolvidos cumpram o compromisso de repassar 6 milhões de dólares para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente  e 10 milhões de dólares para o enfrentamento das mudanças do clima nos países mais vulneráveis da África e pequenas ilhas.

Tomara que seja ouvida...

Falei e disse.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012








O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 21 de setembro. Dia da árvore, do Fazendeiro e do Radialista. Morriam Lindolfo Collor – primeiro ministro do trabalho no Governo Vargas (1942) e Orlando Letelier, ex-ministro de Salvador Allende, do Chile, assassinado pela Operação Condor (1976). Data da Independência de Malta (1955).
Sábado, 22 de setembro. Dia do Contador, da Juventude, da Fauna e do Técnico Agropecuário. Data da partida do 2º e 3º escalões da FEB para a Itália (1944). É aniversário da cantora Vanusa Santos Flores (1947), da atriz Zezé Polessa (1953) e do jogador Ronaldo Luiz Nazário de Lima (1976). Morria Antonio Conselheiro (1897), após longo jejum em Canudos. Moreira César já havia morrido em combate... Também morria o pintor Manabu Mabe (1997).
Domingo, 23 de setembro. Data da liquidação do primeiro Banco do Brasil, por inadimplência (1829). Nascimento de Ray Charles (1930). Morte do fundador da psicanálise, o austríaco Sigmund Freud (1939), e do poeta chileno Pablo Neruda (1973). É aniversário de Julio Iglesias (1943). Eleição de Perón e Isabelita (1973).

O LEÃO TERÁ BOM SENSO?

O pai que paga pensão por meio de acordo não oficial também pode abater esse valor no Imposto de Renda e, com isso, aumentar a restituição ou reduzir o valor da mordida do Leão.

Segundo decisão da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, a lei não pode ser menos benéfica ao pai que paga pensão por vontade própria, sem ser obrigado pela Justiça.

Por absurdo, a Receita Federal decidiu recorrer. Entende que só o pai separado na justiça pode fazer a dedução da pensão alimentícia. Exige a  determinação do juiz ou quando o acordo do casal divorciado é reconhecido na Justiça ou em cartório.

Tomara que o Leão tenha bom senso, e não permaneça exigindo que as pessoas briguem para que os filhos comam... Por enquanto vale o desconto do que é pago numa boa. Basta que o alimentante declare o pagamento e o alimentado declare que recebeu...

Falei e disse.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 20 de setembro. Dia do Pombo da Paz. Nascia o Brigadeiro Eduardo Gomes (1896). Aniversário da atriz Sophia Loren (1934). Morte do compositor Joubert de Carvalho (1977).

EXEMPLO PARA TODOS NÓS...

Kesz Valdez! Gravem bem esse nome...

Ele é a prova de que quando a pessoa quer, consegue. Ele é exemplo para o mundo. Aos 13 anos, morador de rua, resolveu dividir o pouco que tinha, e, do pouco que ficava, sempre fazia mais, para dividir adiante.

Kesz Valdez nasceu nas Filipinas. De família pobre... diria que paupérrima, ganhou as ruas bem cedo. Ruas que costumeiramente não são boas escolas...

Mas Kesz Valdez quer ser gente. E sabe que para um menino de rua, na rua aos 13 anos, as portas se abrem com muita mais facilidade para sobreviver nas drogas, na prostituição ou no crime.

Só que ele queria ser gente. E tinha nítido que fazendo o bem cresceria na vida, ainda que por um caminho mais longo e tortuoso.

Kesz Valdez decidiu recolher brinquedos e distribuir brinquedos para outras crianças. Talvez crianças ainda mais carentes do que ele, que distribuía amor.

Aos poucos Kesz Valdez foi se estruturando. Kesz Valdez tem apenas 13 anos. E com essa pouca idade estruturou uma ONG nas Filipinas.

Chegou a distribuir 5 mil brinquedos que obteve por doações.

Kesz Valdez ganhou, ontem, o Prêmio Internacional da Paz para as Crianças da Holanda, que recompensa trabalhos sociais dirigidos a menores carentes. Foi escolhido entre três finalistas pelo trabalho de sua organização não governamental "Championing Community Children", que coleta fundos para distribuir brinquedos e roupas às crianças carentes da cidade de Cavite, situada 30 km ao sul de Manila, capita das Filipinas.

O prêmio "International Children's Peace Prize" que Kesz Valdez ganhou, no valor de 100 mil euros, foi entregue pelo o prêmio Nobel da Paz, Bispo negro Desmond Tutu.

Pensam que Kesz Valdez, de 13 anos, vai gastar essa bolada a toa? Engano. Percebam a mensagem desse garoto: - "Minha mensagem para as crianças do mundo é que não percam a esperança e que tentem cuidar de coisas como a higiene".

Kesz Valdez disse que o prêmio o ajudará a estudar e a tornar realidade o sonho de virar médico. Para cuidar de outras crianças, como ele, abandonadas pelas ruas do mundo.

Kesz Valdez... Como eu disse no início, gravem bem este nome. Ele é a prova do possível...

Falei e disse!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 19 de setembro. Dia do Comprador. É aniversário de César Camargo Mariano. Data da maior devoção na Itália, dedicada a San Gennaro. Começava a Guerra dos Farrapos (1835). Primeira exibição do desenho de Mickey Mouse (1928).
GOSTO NÃO SE DISCUTE...
 
A mesma mulher que rondou o Palácio do Planalto afirmando que pretende casar com a presidenta Dilma Rousseff semana passada, voltou a atacar. Dessa vez no Palácio da Alvorada, residência oficial. Da primeira vez, todos pensavam que se tratava de um homem. Mas depois, Edmeire Celestino da Silva foi identificada e qualificada entre o sexo feminino.
Ontem não estava embriagada. Disse aos policiais que só deixaria o local se Dilma aceitasse casar com ela.
Edmeire não foi detida porque não estava cometendo nenhum delito, Respeitou distância regular do Palácio. Os PMs convenceram-na a ir embora, mas logo depois ela voltou e ficou sentada em uma calçada próxima ao local.
Talvez fosse prudente tratar dela, antes que essa idéia fixa se transforme numa paranoia mais grave. Ou seria uma artimanha do Marcos Valério para incluir Dilma no mensalão, como sugere Tutty Vasquez?
Pra mim, questão de gosto. Não resta dúvida...
Falei e disse!

terça-feira, 18 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 18 de setembro. Dia dos símbolos nacionais, criados por decreto em 1822, e, da fundação do América Futebol Clube, do Rio de Janeiro, em 1904. Nascimento da atriz Greta Garbo (1905). Morte do guitarrista Jimi Hendrix (1970); de Golbery do Couto e Silva (1987); da atriz Henrique Brieba (1995) e de Jesús Yanez Pelletier, oficial cubano que se recusou a envenenar Fidel Castro quando o velho ditador foi seu prisioneiro (2000). Entrava no ar a primeira televisão da América Latina – a TV Tupi de São Paulo (1950). Brizola era expulso do Uruguai, em 1977.

ADVINHEM QUEM TEM A PREFERÊNCIA DO ELEITORADO NO MUNDO?

Fosse candidato hoje no Brasil ou, se os brasileiros pudessem votar nos Estados Unidos, Barack Obama estaria eleito com folga: 93 por cento votariam nele. Apenas 7 por cento escolheriam o republicano Mitt Romney.

Obama é quase unanimidade mundial. Romney só ganha dele em popularidade em Israel, onde o Povo adoraria ver o início da “Guerra Santa”.

No Brasil, foram ouvidas Mil e 6 pessoas. Para 54 por cento delas, a eleição americana é de vital importância e reflete na vida brasileira.

Entre o eleitorado norte-americano a disputa entre Obama e seu rival republicano continua acirrada. A diferença favorável ao presidente caiu de 7 para 5 pontos e ainda faltam 50 dias para a eleição presidencial. Haja coração...

Obama é O-Cara! Rei da simpatia...

Falei e disse.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 17 de setembro. Dia da Compreensão Mundial. Nascimento da Cantora Marina Lima (1955). Morte do cantor e compositor Herivelto Martins (1992). Assassinato de Lamarca e José Campos Barreto, o Zequinha; em Ipupiara, Bahia (1971).

PIZZA PRONTA PARA IR PRO FORNO...




O julgamento do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal entra na sétima semana. O presidente Ayres Britto deve tentar mais uma vez, hoje, que os ministros aprovem sessões extras para acelerar o julgamento, já que vai completar 70 anos em novembro, e terá de se aposentar.

A pizza está pronta para ir para o forno. O ministro Marco Aurélio Mello, por exemplo, já se manifestou contra a ideia de sessões extraordinárias. Alega ter outros processos para despachar, não podendo se dedicar com exclusividade ao mensalão.

Agora o caso terá entre os réus: o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu; o ex-presidente do PT José Genoino; o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares; e o presidente do PTB, Roberto Jefferson. Nesta fase os ministros vão analisar se houve compra de votos de políticos de partidos aliados ao governo no Congresso Nacional.

Dirceu é apontado na denúncia do Ministério Público Federal como “chefe da quadrilha” responsável pelo suposto esquema, do qual o empresário Marcos Valério seria o principal operador.

O relator Joaquim Barbosa começará a narrar os crimes atribuídos aos políticos da suposta organização. Depois o revisor, e, em seguida, vem o votos dos demais ministros.

Com as aposentadorias, o plenário vai ficando descaracterizado, permitindo alegações de nulidades e prescrição. Vale uma pizza...

Falei e disse!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012



O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 14 de setembro. Dia do Frevo. Morte do músico cubano Pérez Prado (1989); do ex-governador de São Paulo, Roberto da Costa Abreu Sodré (1999). 

Sábado, 15 de setembro, Data da descoberta da penicilina por Alexander Fleming (1928). Morte de Stuart Angel Jones sob tortura no CISA, na Base Aérea do Galeão (1971). Morte do comediante Mario Lyrio da Costa, o Costinha (1995). 

Domingo, 16 de setembro. Dia Internacional do Ozônio. Aniversário da Independência do México (1821). Instalação da Embratel (1965). Aniversário da atriz Fernanda Torres (1966). Morte da zoóloga Berta Lutz (1976); da cantora Maria Callas (1977); do psicólogo Jean Piaget (1980); e do árbitro e comentarista de futebol Mário Vianna: “falou, ta falado” (1989).

QUEM DIRIA QUE UM DIA TIO SAM TOCARIA O TAMBORIM...

“Só boto BE-BOP no meu samba, quando o Tio Sam tocar o tamborim...”

E tá faltando pouco. Porque pedir arrego à Petrobrás já pediram. Essa coisa de explorar petróleo no mar é com a gente mesmo. Eles quando se metem a fazer isso, provocam vazamento e poluição monstro...

A Petrobras informou ontem que começou a extrair petróleo no campo de Chinook, que fica Golfo do Mexico americano.

A brasileira detém quase 70 por cento dos direitos na área, em parceria com a ‘Total Exploration Production USA’, que detém 33 vírgula 33.

A plataforma instalada no local tem capacidade para produzir 80 mil barris diários de petróleo e 500 mil metros cúbicos de gás natural por dia.

A unidade é um navio-plataforma flutuante de produção, com capacidade de estocagem e escoamento. A Petrobras optou pelo tipo, para facilitar um eventual deslocamento da unidade durante a temporada de tornados e furacões no Golfo do México.

A plataforma está ancorada a aproximadamente 250 quilômetros da costa do Estado da Louisiana. Perfura a uma profundidade de 2 mil e 500 metros.

Agora a gente vai poder dizer que quer ver o “Tio Sam, de frigideira, numa batucada brasileira”. É a Petrobrás descobrindo a América.

Falei e disse!

 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 13 de setembro. Data da primeira decolagem de Santos Dumont em público, em Bagatelle, França (1906). Criação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (1966). Morte do Jornalista e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde (1993).

DOIS ASSUNTOS NADA AGRADÁVEIS



Começo destacando as previsões sobre o aumento da mensalidade escolar no próximo ano e quanto a volta da sacolinha do supermercado, ao foco das atenções. São chamadas de primeira página do “AGORA SÃO PAULO” de hoje.

O “Agora” pesquisou, como se fosse cliente, preços em dez escolas da capital. Encontrou perspectivas de reajustes entre 8 e 15 por cento, considerando o índice da inflação e o aumento salarial dos professores.

A Outra notícia, envolvendo a sacolinha, não é tão ruim. É porque essa papo de sacola já encheu realmente o saco. Mas, vamos a ele. Os supermercados paulistanos decidiram, antes de voltar a cobrar a sacolinha, o que era previsto para o próximo sábado, reabrir negociações com a associação SOS Consumidores e com o Ministério Público, em busca de um "acordo equilibrado".

Os supermercados da capital poderiam suspender a distribuição gratuita a partir de domingo. Seriam obrigados, contudo, a oferecer uma alternativa de sacola reutilizável por 59 centavos. E ainda estariam sujeitos a perder o recurso da SOS Consumidores.

De maneira que ninguém é bonzinho nessa história. Os pais que fiquem espertos na queda de braços com as escolas, e, como consumidores, continuem dando preferência a quem fornece gratuitamente a embalagem para suas compras.

É assim que se constrói cidadania.

Falei e disse!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 12 de setembro. Dia Nacional da Recreação e da Seresta. Nascimento de Geraldo Pedroso de Araujo Dias, mais conhecido como Vandré. Dele são “A Disparada” e “Pra não dizer que não falei de flores” (1935). Inauguração da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (1936). Aniversário de Lecy Brandão (1944) e da atriz Malu Mader (1966). Morte de Ernesto Geisel (1996) e de João Paulo, da dupla com Daniel (1997). 
UM AMOR PROIBIDO
Edmeire Celestino da Silva, aparentando ser um rapaz de 29 anos, nascido em Campinas, São Paulo, revelou-se fã ardoroso da presidenta Dilma Rousseff. De carteirinha mesmo! Tanto que coleciona fotos de Dilma, e estava com algumas delas no protetor plástico de sua identidade.
E não é que ontem, no início da noite, Edmeire quebrou a calma no Palácio do Planalto? Decidiu subir a rampa externa no peito, quase igual à música do Caetano Veloso, “Caminhando contra o Vento”... Edmeire Celestino da Silva estava “Sem Lenço e Sem Documento”... Mais que isso. Subiu a rampa do Planalto sem sapatos. Calçava apenas meias. Edmeire cambaleava. Parecia que estava em alto grau de embriaguez. Não dizia coisa com coisa...
A única frase inteligível que disse diante das câmeras de TV que foram cobrir o inusitado fato foi: “Quero casar com a presidenta”...
Edmeire Celestino da Silva estava mesmo como o diabo gosta. Bombeiros, incumbidos de um resgate para um albergue, relataram que foi a segunda tentativa de subir a rampa do Planalto, por causa desse amor proibido... Edmeira Celestino da Silva só tinha a aparência de um rapaz. Na verdade é uma mulher...
Vá gostar da presidenta assim no inferno...
Falei e disse!

terça-feira, 11 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 11 de setembro, é aniversário do futebolista Franz Beckenbauer (1945). Lançamentos, de um dos maiores sucessos dos Rolling Stones: “Satisfaction” (1965); e da Revista Veja (1968). Morte do estadista soviético Nikita Kruschov (1971). Pinochet derrubava e matava Salvador Allende, no Chile (1973). Amyr Klink cruzava o Atlântico em barco a remo (1984). Atentados derrubaram 4 prédios do World Trade Center, em Nova Iorque (2001).

O TRISTE USO POLÍTICO DAS INSTITUIÇÕES...


 
Ando meio triste com o Flamengo. Aliás, não com o Flamengo, mas com os dirigentes rubro-negros. Aqueles que usam a popularidade do clube para suas transações e interesses particulares. A atual presidente, Patrícia Amorim, por exemplo, faz uso político do prestígio do time para tentar a reeleição como vereadora. Outros que passaram por lá, transformaram o rubro-negro, como diria o radialista Cleber Leite, num enorme armazém de secos e molhados: um compra e vende sem fim...

Mas hoje, lendo jornais do Rio, deparo com uma boa notícia sobre o Flamengo, em meio a mais uma crise que pode terminar na segunda divisão, se não houver um braço forte. Depois da goleada para o Coritiba, pesquisa internacional coloca o Mengão no seu devido lugar de clube com a maior torcida do mundo!

De acordo com as informações levantadas pela empresa de marketing Gerardo Molina/Euro-mericas, há 39 milhões e 100 mil flamenguistas no Planeta.

Em quarto lugar, aparece outro brasileiro: o Corinthians. O clube paulista soma 28 milhões de torcedores, sendo superado por dois mexicanos: o Chivas, com 33 milhões e 800 mil e o América, com 28 milhões.

O Boca Juniors é o clube que concentra o maior percentual de torcedores em seu próprio país: 46 vírgula 8 por cento. O Flamengo, nesse ponto, ostenta fatia de 25 por cento dos torcedores brasileiros. O detalhe é que existem muito mais brasileiros do que argentinos.

De maneira que, chego à conclusão que o Flamengo, apesar dos pesares, graças a Deus é muito maior que seus dirigentes.

Uma vez Flamengo. Sempre Flamengo!

Falei e disse!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 10 de setembro. Data do lançamento do primeiro jornal impresso no Brasil, ainda que sob censura: a Gazeta do Rio de Janeiro (1808). Conquista do primeiro título mundial na fórmula um por Emerson Fittipaldi (1972). Aniversário do tenista de melhor desempenho no Brasil, Gustavo Kuerten – O Guga (1976).

DEFICIENTES OU EFICIENTES FÍSICOS?


DEFICIENTES OU EFICIENTES FÍSICOS?

Foi a melhor participação do Brasil numa Paralimpíada. De parabéns o coordenador nacional do atletismo paralímpico brasileiro, Ciro Winckler. Com a vitória de Tito Sena, completando em primeiro lugar os 42 quilômetros da Maratona, os brasileiros conquistaram a vigésima-primeira medalha de ouro.

Nossos deficientes, ou melhor, EFICIENTES FÍSICOS, ficaram com a sétima colocação no quadro geral de medalhas: sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. Só no atletismo foram 18: sete de ouro, oito de prata e três de bronze. A China liderou a disputa, com 95 ouros, 71 pratas e 65 bronzes.

É uma lição de moral nos atletas convencionais. Vindos de um País como o nosso, que investe pouco na inclusão social, nossos Eficientes físicos fizeram bonito em Londres.

Falei e disse!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 6 de setembro. Dia do Alfaiate, do Barbeiro e do cabeleireiro. A letra de Osório Duque Estrada era oficializada no Hino Nacional Brasileiro (1922). Leonel Brizola retornava de um exílio de 16 anos (1979).

Sexta-feira, 7 de setembro. Dia da Independência do Brasil. Epitácio Pessoa criava a primeira universidade do Brasil (1920), e, com um discurso dele, acontecia a primeira transmissão radiofônica no País (1922). Pelé estreava no Santos, em 1956. O embaixador norte-americano Charles Elbrick seqüestrado no Rio foi libertado (1969). Data do sepultamento dos restos mortais de Dom Pedro I no Parque do Ipiranga, em 1972, no sesquicentenário da Independência.

Sábado 8 de setembro. Dia Internacional da Alfabetização. É aniversário do ator Paulo Betti (1952). Morte do caudilho gaúcho Pinheiro Machado, assassinado (1915); do compositor alemão Richard Strauss (1949) e do Ministro da Reforma Agrária Marcos Freire (1987).
Domingo 9 de setembro. Dia do Administrador e do Veterinário. Morte do ex-presidente da república, Marechal Hermes da Fonseca (1923) e de Mão Tse Tung, líder da revolução e fundador da República Popular da China (1976); do psiquiatra e psicanalista francês Jacques Lacan (1981) e da pianista Magdalena Tagliaferro. João Carlos de Oliveira, o nosso João do Pulo, teve a perna amputada (1982).

SUPREMO VAI DECIDIR SOBRE PISO NACIONAL PARA PROFESSORES.

Seis governadores questionam no Supremo Tribunal Federal, a validade de um  único índice de reajuste para o piso nacional de professores da rede pública.

Pedem uma medida, temporária que seja, para suspender o critério da lei de 2008, que leva em conta o aumento no valor gasto por aluno no Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, como parâmetro do reajuste salarial que, este ano, foi de 22 vírgula 22 por cento e o piso subiu de Mil 187 para Mil 451 reais.

Em abril do ano passado, o STF decidiu que a fixação do piso salarial nacional para professores da rede pública é constitucional. A corte entendeu que o piso deve ser composto apenas pelo vencimento básico, sem levar em consideração os benefícios adicionais, como vale-refeição e gratificações.

A decisão teve origem em outra ação direta de inconstitucionalidade. Agora os governadores de Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina querem um parâmetro que permita menor impacto nas contas públicas. Alegam que o sistema retira dos entes federados todo e qualquer controle sobre seus orçamentos. O relator da ação será o ministro Joaquim Barbosa que já não tem mais cabelos por conta do mensalão.

Uma vergonha um professor ganhar uma miséria, diante de políticos que faturam horrores no oficial, sem contar o paralelo que envolve meias e cuecas, também nas mãos do Ministro Joaquim Barbosa para decidir...

Falei e disse!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 5 de setembro. Dia da Amazônia e da Penicilina, já que Alexandre Fleming descobriu nessa data, o efeito bactericida da droga (1928). Nascimento do cantor e compositor Farroukh Bulsara, que nasceu em Zanzibar, mas adotou o nome artístico de Freddie Mercury ao integrar o grupo Queen, hoje morto (1946). Data da criação da OPEP (1960). Acontecia o atentado nas Olimpíadas de Munique contra atletas Israelenses, com saldo de 17 mortes. Morriam o radialista e compositor Haroldo Barbosa, a religiosa Agnes Gonxha Bajashiu – Madre Tereza de Calcutá (1997) e o gênio da televisão brasileira, Fernando Barbosa Lima (2008).

CAMPOS DO JORDÃO ENTRA EM TESTES PARA TELEFONIA 4-G

A cidade de Campos do Jordão será laboratório para a implantação da tecnologia 4 G no estado de São Paulo. A Claro vai iniciar os testes também em  Parati e Búzios, no Rio de Janeiro. A Oi fez seus testes, semana passada, num evento em Brasília.

Interessante é que mal saíram de uma punição da ANEEL, nem deram conta do sistema 3 G, e já estão saltando etapa...

No Brasil é tudo assim. Ainda na área, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo anunciou que o início do desligamento do sinal televisivo analógico poderá começar em 2013. Disse que serão iniciados testes em duas ou três cidades para facilitar as correções que podem ser necessárias, sem estabelecer um “apagão”.

O Ministro disse também que o desligamento completo do sinal analógico esta previsto para julho de 2016, dando um tempo para a população que ainda não tem aparelhos digitais.

Tudo isso devia ficar bem claro à população, pois ainda existe gente feliz, comprando com todo sacrifício TVs analógicas, já que as digitais custam os olhos da cara!

Falei e disse.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 4 de setembro. Data da estreia da Ópera “A Noite do Castelo”, a primeira de Carlos Gomes (1861). A Capital da Paraíba passava a chamar-se João Pessoa (1930). Aniversário do atleta Robson Caetano (1964). Morte do ator Paulo Gracindo (1995).

É CORRUPÇÃO PARA TODOS OS GOSTOS

A Suíça ficou de devolver ao Brasil parte do dinheiro desviado pelo ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como Nicolau La-lau. A transferência de 6 milhões e 800 mil dólares, que estavam em contas dele e da mulher, deve ocorrer nas próximas semanas.

Lalau recorreu 3 vezes ao Tribunal Suíço para manter-se com os recursos, congelados desde o ano 2000. Foi nessa época que o então procurador de Genebra, Bernard Bertossa, passou a suspeitar da movimentação milionária na sucursal do banco Santander de Genebra, “não condizente com o salário do ex-juiz”, em apoio às investigações brasileiras, rastreando desvios praticados entre 1991 e 1994. A movimentação seria apenas parte do esquema que levou para fora do Brasil milhões de dólares. Inclusive para os Estados Unidos.

O ex-juiz usou de todos os mecanismos legais para impedir a repatriação do dinheiro. No último recurso, alegou que não foi ouvido pelo tribunal. Mas, a Corte Suíça reconheceu que o dinheiro vinha dos fundos desviados da construção do Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo. Lalau, atualmente, cumpre prisão domiciliar. Não disse nada sobre a decisão Suíça.

O Brasil é mesmo um país que sangra, mas não morre...

Falei e disse.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 3 de setembro. Dia do Biólogo, da Guarda Civil e das Organizações Populares. Data da emancipação política de Ilhabela (1805) e da Eleição do Papa Bento XV (1914). Entrava no ar a Rádio Tupi de São Paulo (1937).

A VOLTA DO MENSALÃO
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta segunda-feira o julgamento do ‘Mensalão’. Sem a presença do ministro Cezar Peluso, aposentado compulsoriamente aos 70 anos.
O ministro-relator, Joaquim Barbosa, dará continuidade à leitura de seu voto sobre a imputação do crime de gestão fraudulenta de instituição financeira aos dirigentes do Banco Rural. Ao iniciar a leitura do voto, Barbosa cita a denúncia. Lembra que segundo o Ministério Público Federal, os dirigentes foram coniventes ao ocultar o real risco dos créditos concedidos. O banco teria manipulado dados. Não observava as exigências relativas aos cadastros dos clientes, especialmente o Partido dos Trabalhadores, a SMP&B Comunicação e da Graffiti Participações. O ministro-relator apontará ainda a ausência de levantamento confiável de dados contábeis das empresas e entidades tomadoras dos empréstimos, seus avalistas e   discrepancias em empréstimos diversos.
Quanto ao voto na despedida de Peluso, recebi reflexão relevante do Jurista Carioca Jorge Beja: “O voto de Peluso, à véspera da sua aposentadoria compulsória, ainda que sereno e justo, criou relevante questão jurídica que pode comprometer o desfecho do mensalão. Num só processo, 11 ministros julgam parte dos 37 réus e, doravante, os acusados restantes serão julgados apenas por 10 ministros. Daí surgem as perguntas: os réus que Peluso não julgou não teriam também o direito de ser julgados pelo mesmo número de ministros que decidiu a sorte dos demais? E se no final do julgamento, ainda com 10 ministros, houver empate na votação, quem vai desempatar? É oportuno recordar que no processo denominado "Ficha Limpa", o resultado foi 5 a 5 e custou muito até que Rosa Weber fosse indicada e nomeada para integrar o STF e desempatar o julgamento. No mensalão, em caso de empate, enquanto durar a espera para que outro ministro venha ocupar a vaga de Peluso e dar seu voto de desempate, a prescrição em benefício de todos os réus está correndo. Isso é preocupante para o prestígio do Judiciário e desatende à expectativa do povo que não deseja que os culpados não venham ser punidos em razão da estreita e acachapante porta da prescrição...”
Ainda pior que a prescrição é o projeto de lei, do deputado Ernandes Amorim, do PTB de Rondonia, pedindo anistia aos deputados Roberto Jefferson, José Dirceu e Pedro Corrêa. Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
E aí tudo pode ir para o lixo realmente. Vamos torcer que não!
Falei e disse.