quarta-feira, 6 de junho de 2012

PINDA+20 É SUCESSO

Termina a conferência que marcou a semana do Meio Ambiente em Pindamonhangaba. Iniciativa do Secretário de Governo e Integração, Arthur Ferreira dos Santos, seguindo orientação do Prefeito João Ribeiro.

Hoje haverá Mesa Redonda para o resumo das propostas colhidas nas reuniões temáticas. Daí será redigida a “Carta de Pindamonhanga”, documento que levará à Rio+20, nossas propostas para a sobrevida sustentável no Planeta, nos próximos 20 anos.

20 anos atrás, para quem não lembra ou não era nascido, o Mundo voltou seus olhos para o Rio de Janeiro durante a “ECO-92”. Foram aprovadas propostas e agendas para a “vida sustentável no Planeta”. Muitas não foram cumpridas. Outras, apenas parcialmente. Tudo será revisto agora. Pindamonhangaba é das primeiras cidades admitidas na Conferência Mundial.

O próprio secretário do Ambiente, Carlos Minc demonstrou entusiasmo ao conhecer a posição de vanguarda que mostramos a ele, na preservação e na reciclagem. Pinda plantou mais de uma árvore e meia por habitante nos últimos 7 anos... Tanto a distribuição de água potável residencial quanto o esgotamento sanitário, assegurados a toda a população da Cidade. Como a coleta diferenciada de lixo, reciclagem e tratamento, as Cooperativas de reaproveitamento de óleo domiciliar, o reaproveitamento do alumínio, pet e aço, transformam Pindamonhangaba em exemplo ecológico - Capital da reciclagem...

É importante frisar que quase 100 por cento das latas que armazenam bebidas, refrescos e refrigerantes, na atualidade, são feitas a partir de material reciclado. Temos aqui o maior centro de reciclagem de alumínio da América Latina. A Novelis tem capacidade para processar 200 mil toneladas de latinhas, convertidas em mantas cilíndricas para reutilização. Só essa empresa gera 730 empregos diretos e mais de mil na cadeia produtiva.

Da vocação original, exclusivamente agrícola, Pindamonhangaba consolida hoje, importante parque industrial não poluente, com 3 siderúrgicas, entre outras empresas de porte, como a Confab-Tubos, fornecedora da Petrobrás. A própria Gerdau, pioneira na siderurgia na Cidade, recicla ferro para automóveis e outras utilidades. É parceira no replantio.
Não bastassem todos esses predicados que o Engenheiro Arthur Ferreira dos Santos levará em nome de Pinda à Conferência Mundial, segundo ambientalistas respeitados temos uma das maiores reservas de Mata Atlântica íntegra, na Mantiqueira e Quebra Cangalha. Nos últimos 7 anos foram plantadas mais 220 mil árvores – mais de uma e meia por habitante.

Nosso Povo prova consciência da necessidade de preservar esse paraíso. Entusiasmou Ivan Lins a vestir a camisa do “Pinda+20” e apresentar-se com ela durante todo o show que dividiu as temáticas, afirmando de sua satisfação em participar de algo assim tão grandioso... Milton Neves exibiu a camisa do “Pinda+20” no “Terceiro Tempo da Band”. Também esteve aqui a Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro... Que espetáculo! Volta no aniversário da Cidade! Não percam pelo amor de Deus!!!

Ontem, um soldado do CAVEX, sob o Comando do General de Brigada Eduardo Diniz, desceu de um helicóptero por um rapel, trazendo uma muda de “Pau Brasil”, entregue ao Prefeito João Ribeiro para plantio no novo “Parque da Cidade”, representando a esperança vinda do Céu para a salvação do Planeta... Aliás, como vai ficar lindo o nosso parque! É só ver o ‘out dor’ posto bem à entrada...

Que não visitou a Pinda+20 que faça agora. É hoje só. Amanhã não tem mais...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário