sexta-feira, 1 de junho de 2012

PINDA ECOLÓGICA + 20 ANOS A FRENTE!


Será aberta, em instantes, a semana do meio ambiente em Pindamonhangaba. A Pinda + 20 tem por motivação, levar nossas reflexões para um mundo melhor, Até a grande conferência mundial que vai passar a limpo o que foi discutido e pactuado no Rio de Janeiro 20 anos atrás, durante a ECO-92.



Para a próxima conferência, seguindo orientação do prefeito Joõ Ribeiro, o secretário de Governo Arthur Ferreira dos Santos correu e colocou Pinda na vanguarda. Estamos entre os primeiros municipios inscritos com Karen Anita, a Coordenadora do evento internacional.



Pindamonhangaba, município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, está a pouco mais de 100 km da divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Nossa distancia até a capital paulista é de 162 km. Daí os laços muito fortes com a cultura fluminense, ainda hoje.



Com 141 mil e 39 habitantes, Pinda ocupa uma área de 732 Km2. Tem densidade de 188,99 habitantes por km2. É exemplo em saneamento básico. Tanto em distribuição de água potável residencial quanto em esgotamento sanitário, benefícios assegurados a toda a população.



De sua vocação original exclusivamete agrícola, hoje consolida importante parque industrial não poluente, com 3 siderúrgicas, entre outras empresas de porte, como a Confab-Tubos, fornecedora da Petrobrás...



Transformou-se na capital brasileira da reciclagem. Destaque para o plástico e o alumínio. Sendo importante frisar que quase 100 por cento das latas que armazenam bebidas, refrescos e refrigerantes, na atualidade, são feitas a partir de material reciclado.



Bom lembrar que em Pindamonhangaba está a sede da Novelis, que mantém aqui o maior centro de reciclagem da América Latina, processando 200 mil toneladas de latinhas, convertidas em mantas cilíndricas para reutilização. Só essa empresa gera 730 empregos diretos e mais de mil na cadeia produtiva.



Temos, segundo ambientalistas respeitados, uma das maiores reservas de Mata Atlântica íntegra, na Mantiqueira e Quebra Cangalha. Provável que a maior do Brasil. Em nosso céu, mesmo em perímetro urbano, não é difícil assistir o sobrevoou de maritacas, papagaios, araras e muitas outras espécies. Até porque nesse governo, foram plantadas mais 220 mil árvores – mais de uma e meia por habitante. Pode-se dizer que foi a administração que mais atuou na questão ecológica, inclusive concorrendo para diminuir a poluição nos tributários e no próprio rio paraíba.



Nosso Povo prova consciência da necessidade de preservar esse paraíso. Participando de hoje até a próxima quarta-feira da Pinda + 20 para a qual é importante a presença de todos, inclusive ao show do Ivan Lins e à apresentação da Sinfônica dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.



Houve divulgação em todas as mídias. Mas ainda pode ser alcançada em detalhes através da página da prefeitura. Ao final do evento será redigido um documento intitulado Carta de Pindamonhangaba, e, ali colocado o que queremos para nossa cidade, nosso estado, o Brasil e para o Mundo nos próximos 20 anos. Sua opinião também pode chegar, através dela, à grande conferencia Rio + 20. Ajudando a mudar o Planeta...

Faei e disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário