segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MOBILIZAÇÃO DOS APOSENTADOS

As Centrais Sindicais protocolaram pedido de reajuste dos benefícios acima de 11 vírgula 7 por cento, no Ministério da Previdência Social. Querem vigência a partir de janeiro de 2012 mesmo para o aposentado que recebe acima do salário mínimo. O valor solicitado equivale ao dobro do apresentado pelo governo para o orçamento do ano que vem.

Creio que a proposta não esbarra no veto da presidenta Dilma Roussef, quando sancionou a lei de diretrizes orçamentárias. Salvo melhor juízo, o dispositivo da LDO quanto ao aumento real nas aposentadorias era apenas autorizativo, não impositivo. De modo que o Governo pode muito bem conceder o aumento real ou apenas repor o índice de inflação, medido pelo INPC, estimado entre 5 e 6 por cento até o fim do ano.

Essa boa vontade ou má vontade da presidenta será consequência da capacidade de mobilização dos aposentados. Não podem fazer greve, é bem verdade. Mas podem mostrar a seus representantes no legislativo que o voto dos “cabeças coroadas” terá peso nas urnas no próximo pleito, em que vários deles vão concorrer a prefeituras, ou precisarão fortalecer suas bases.

Vejam no que resultou a mobilização do eleitorado, mostrando contrariedade à volta da CPMF. A presidenta que havia declarado que a volta do imposto era inevitável foi convencida a mudar de assunto, às vésperas de ‘um ano eleitoral’.

Hora dos nossos amigos aposentados pegarem telefones ou enviarem e-mails para seus deputados e senadores dizendo que querem o aumento real. É assim que se constrói cidadania...

Falei e disse

Nenhum comentário:

Postar um comentário