sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Sexta-feira, 30 de setembro. Faltam 92 dias para terminar o ano. 85 para o Natal. É dia Mundial da Navegação, do Tradutor e da Secretária. A BBC de Londres realizava a primeira transmissão experimental de TV (1929). Morte, em acidente, do ator James Dean, que comandou a juventude transviada (1955); do Jornalista Sérgio Porto – o Stalislaw Ponte Preta (1968); e, do jornalista e ex-governador do Rio de Janeiro, Chagas Freitas (1991).

Sábado, 01 de outubro. É dia Internacional das Pessoas Idosas, do Vereador, do Vendedor, e do Viajante Comercial. Começavam a circular o Jornal do Commércio do Rio de Janeiro (1827), o Diário Oficial do Império (1862) e o Correio do Povo de Porto Alegre (1895). É aniversário do Corinthians (1910). Mão Tse Tung proclamava a República Popular da China (1949). O Capitão Aviador Sérgio Miranda de Carvalho recusava ordem, e denunciava que o comando da Aeronáutica pretendia explodir o Gasômetro do Rio de Janeiro (1968). Anistiado foi promovido “Brigadeiro Sérgio Macaco” pós-mortem. Pelé se despedia do futebol (1977). Inauguração da Rede CBN de Rádio, da qual este blogger foi um dos fundadores (1991). Morte do Jornalista e pai do “colunismo” Ibrahim Sued (1995).

Domingo, 02 de outubro. Estarão faltando 90 dias para terminar o ano. 83 para o Natal. É data da emancipação política de Cruzeiro (1901). Data de nascimento de Mohandas Karamchand Gandhi, líder pacifista da independência da Índia (1869). É aniversário do Cantor Sting (1951). Fundação do Museu de Arte de São Paulo, por Assis Chateaubriand (1947). Denunciando a “oligarquia espúria” de Golbery do Couto e Silva, o General Hugo Abreu tornava-se o primeiro general da ativa a ser preso no país (1978). Após quatro meses de investigação, que gerou desconfiança de farsa, o IPM sobre o atentado no Riocentro foi arquivado pelo Superior Tribunal Militar.

RECONHECIMENTO A NOSSOS BRAVOS...

O Ministro da Defesa anunciou que o Brasil deverá começar a retirar nossos militares que atuam no Haiti, a partir de março do ano que vem. O primeiro grupo a voltar inclui 257 militares que estão na missão de paz da Organização das Nações Unidas.

A maior parte dos militares que deverá deixar a ilha chegou ao Haiti depois do terremoto que devastou o país.

O Brasil será o país que menos reduzirá seu efetivo, que atualmente varia entre 2 mil e 200 a 2 mil e 300 militares.

Nossa gente aqui do Vale não deixará o Haiti. Os militares do batalhão de engenharia são considerados fundamentais na reconstrução de pontes, poços artesianos, produção de energia, entre outras obras emergenciais.

Aliás nosso cumprimento a todos os praças de nossa região, na pessoa do Comandante da Guarnição Federal em Pindamonhangaba e do Segundo Batalhão de Engenharia de Combate, Coronel Paulo Alipio Branco Valença. A engenharia militar de Pinda e Região, tanto aqui quanto no Haiti, é motivo de orgulho para todos nós.

Falei e disse!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quinta-feira, 29 de setembro. Faltam 93 dias para terminar o ano. 86 para o Natal. É dia do petróleo, do professor de educação física e do policial civil. A Ordem de São Bento libertava seus escravos (1871). 29 advogados de Ouro Preto decidiam não aceitar mais causas escravistas (1886). Morria Joaquim Maria Machado de Assis, para muitos o único fundador da Academia Brasileira de Letras, na verdade idealizada por Lúcio de Mendonça (1908). É aniversário de Cid Moreira (1927). Gregório Bezerra, Hercules Correia e outros exilados do PCB voltavam ao país (1979).

INSS FAZ CRUZADA CONTRA LOUCOS DO VOLANTE...

Quem causar acidentes por imprudência será responsabilizado pelo INSS. Vai arcar com custos dos benefícios previdenciários. Para isso o Instituto Nacional do Seguro Social está fazendo um "pente-fino" em Detrans e Delegacias de Polícia, em busca de informações para entrar com ações contra os motoristas.

Mauro Luciano Hauschild, presidente do INSS diz que pesquisas preliminares mostram que o instituto gasta 8 bilhões de reais por ano com o pagamento de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão, gerados por acidentes de trânsito produzidos por motoristas embriagados ou que se excederam na velocidade. Ele frisa que “em razão da irresponsabilidade o INSS tem o dever de buscar regressivamente, contra essas pessoas, os valores dos benefícios pagos pela Previdência Social, pois não é mais possível conceber-se a ideia de que toda a sociedade pague por quem conduz mal seus veículos, contrariando normas de trânsito".

Acho isso é mais produtivo do que esperar as pessoas soprarem o bafômetro. Quando doer no bolso, o bebedor sentirá no único órgão que lhe é sensível: a carteira...

Falei e disse!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA



Quarta-feira, 28 de setembro. Faltam 94 dias para terminar o ano. 87 para o Natal. É dia da Mãe Preta. Entravam em vigor a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei do Sexagenário, libertando os escravos com mais de 65 anos (1885). Data da fundação da primeira associação internacional de trabalhadores, criada por Karl Marx (1864). Inauguração do Forte de Copacabana (1914). Nascia o cantor e compositor Sebastião Rodrigues Maia – Tim Maia (1942). Nascimento da atriz Brigitte Bardot (1934). Morria o químico e biólogo Luis Pasteur (1895).

NOVA MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO

O Movimento contra a Corrupção, que no último dia 7 de Setembro levou às ruas de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo inúmeras pessoas, já prepara nova manifestação. Em página lançada na internet, o movimento convida a participação dos brasileiros para marchar no feriado de 12 de outubro, simultaneamente, a partir das 10 horas da manhã.



Ontem, pessoas que me identificam por lutar pela cidadania plena, me perguntaram se aqui em Pindamonhangaba e Taubaté estariam sendo organizadas manifestações desse tipo?



Ai devolvi a pergunta: - Mas aqui tem corruptos? Existem caras de pau, que se fazem de besta... Posam de vestais. Pagam promessa em Aparecida... outros querem até briga!



Falei e disse!



terça-feira, 27 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 27 de setembro. Faltam 95 dias para terminar o ano. 88 para o Natal. É dia Mundial do Turismo, do Cantor, e do Encanador. Morte de Francisco Alves, em acidente na Dutra, entre Taubaté e Pindamonhangaba (1952). É aniversário do ator e diretor global Denis Carvalho (1947). Data da inauguração da TV Record (1953) e da Transamazônica (1972).

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O AUMENTO DA ANUIDADE ESCOLAR?


O reajuste nas anuidades escolares para 2012 deve ficar entre 8% e 10%. A previsão é do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, levanda em conta uma inflação em torno de 7 por cento, podendo chegar a 8 no início do próximo ano, por causa da crise econômica mundial. Cada escola tem até meados de dezembro - 45 dias antes do início do ano letivo de 2012; para definir o valor.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino, Benjamin Ribeiro da Silva está recomendando cautela aos mantenedores, já que é preciso pensar no que vai ser o reajuste dos professores e a capacidade de acompanhamento financeiro dos pais, num mercado altamente competitivo.

Por isso mesmo vale a pena repetir o que diz o professor Benjamin: "Não recomendamos aumentos absurdos, pois o mercado é muito concorrido. Cada escola tem de saber se sua clientela pode absorver o reajuste”.

De minha parte um alô aos Dirigentes das escolas: devagar com o andor porque o santo é de barro... ou quem sabe: não vão com muita sede ao pote...


Falei e disse!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 26 de setembro. Faltam 96 dias para terminar o ano. 89 para o Natal. É Dia Internacional das Relações Públicas. Aniversário de Luiz Fernando Veríssimo (1936); da cantora Gal Costa (1945); e da norte-americana Olívia Newton John (1948). Morte do violonista Baden Powell (2000) e do diretor de televisão Walter Avancini (2001).

ALÉM DOS AVIÕES DE CARREIRA...

Dizia o Velho Barão de Itararé que existe alguma coisa no ar, além dos aviões de carreira...

A Folha de São Paulo lida a pouco das bancas, destaca: maioria do senado é contra um novo tributo para bancar a saúde. Que, o aumento dos gastos do governo federal com recursos próprios em favor do setor conta com apoio da maioria dos parlamentares...

Não basta que a cidadania acredite! Há de ser mantido o mesmo plantão em alerta, verificado ao tempo em que a matéria tramitou na câmara, porque o grupo pode estar fazendo ‘média’ com o povão desatento, sem descartar de verdade o novo imposto, como destacam no jornal os repórteres Maria Clara Cabral, Márcio Falcão e Nádia Guerlenda.

Deixar à custa exclusiva do tesouro o custo da saúde é exatamente o contrário do que deseja a presidente Dilma Rousseff. Aliás ela já disse nas últimas semanas que não aceitará aumento de despesas se o Congresso não indicar uma nova fonte de recursos para a saúde.

Mas se você gosta de acreditar em papo de senador, enquete concluída semana passada, mostra que 43 dos 81 senadores, ou seja 53 por cento do total, apoiam obrigar o governo federal a aplicar no sistema 10 por cento de suas receitas com as mesmas fontes atuais.

Por via das dúvidas eu vou ligar pro meu senador e passar e-mail pra todos que conheço dizendo: O Povo não quer aumento na carga tributária... E Você vai fazer o quê?

Falei e disse.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Sexta-feira, 23 de setembro. Faltam 99 dias para terminar o ano. É chegada a Primavera. É data da liquidação do primeiro Banco do Brasil, por inadimplência (1829). Nascimento de Ray Charles (1930). Morte do fundador da psicanálise, o austríaco Sigmund Freud (1939), e do poeta chileno Pablo Neruda (1973). É aniversário de Julio Iglesias (1943). Eleição de Perón e Isabelita (1973).

Sábado, 24 de setembro. É dia do soldador. Morte de Dom Pedro Primeiro do Brasil e Quarto de Portugal, com tuberculose, no Palácio de Queluz, em Lisboa (1834) e do sociólogo Josué de Castro, autor de trabalhos importantíssimos sobre a fome no mundo (1973). Emerson Fittipaldi conquistava a fórmula Indy (1989).

Domingo, 25 de setembro. Estarão faltando 97 dias para terminar o ano. 90 para o Natal. É dia do Trânsito, do Rádio, e da Radiodifusão. Nessa data, em 1884, nascia o fundador do Rádio no Brasil, Edgard Roquette Pinto. Morriam, de AIDS o músico Chico Mario (1991) – irmão do Henfil e de Betinho; e, na prisão perpétua, o nazista Klaus Barbie, ex-comandante da Gestapo em Lyon (1991

REMÉDIO PARA A SAÚDE É UM BASTA A CORRUPÇÃO...

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante mandou recado ao governo. Disse que a saúde brasileira vai mal por causa da má gestão e da corrupção. Frisou que a partir do momento em que tivermos uma gestão profissional, que privilegie a cidadania, regida pelos princípios constitucionais da moralidade, da eficiência e da economicidade, certamente não teremos mais problemas nessa área.

Ao invés de novo imposto para bancar a saúde, Ophir Cavalcante defende "fiscalização mais rigorosa", além de normas e critérios restritivos para evitar que dinheiro saia pelo ralo da corrupção.

Tô com Ophir e não abro. E digo mais: devia ter pena de morte para corruptos que desviam verbas públicas.

Falei e disse!



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quinta-feira, 22 de setembro. Faltam 100 dias para terminar o ano. 1 para a primavera chegar. É Dia do Contador, da Juventude, da Fauna e do Técnico Agropecuário. È aniversário da cantora Vanusa Santos Flores (1947), da atriz Zezé Polessa (1953) e do jogador Ronaldo Luiz Nazário de Lima (1976). Morria Antonio Conselheiro (1897), após longo jejum em Canudos. Moreira César morreu primeiro, em combate... Data da partida do 2º e 3º escalões da FEB para a Itália. Também morria o pintor Manabu Mabe (1997).

VINGANÇA É A PALAVRA DE ORDEM... E O POVO QUE SE DANE.


Quando acordei de madrugada e abri o notebook pra ler o jornal, meio que sonolento, vi que a Câmara dos Deputados havia aprovado a “Comissão da Verdade”. Nem sei por quê, mas, por um momento pensei: na certa vão dizer a verdade sobre todas as maracutaias, inclusive a manobra pra disfarçar a remessa de uma futura lei que vai trazer de volta o imposto sobre os cheques, recusada no presente, mas não descartada para sempre... Não! Não era isso... Em verdade era aquela velha discussão de ‘caçar bruxas’ do passado, cutucando a casca da ferida, cicatrizada ainda nos porões da ditadura...

A sessão de ontem na câmara federal, aliás, foi marco de inocuidade. A ponto do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves propor que por ‘VINGANÇA’, fosse devolvido ao senado o ônus político de encontrar meios para subsidiar a saúde, vez que viera de lá a tal da emenda 29, estabelecendo princípios rígidos para gerir as verbas que devem ser aplicadas tão somente em hospitais públicos, exames e remédios, não valendo contabilizar ali gastos superfaturados com merendas, escolas, esgotos e que tais...

VINGANÇA! Vejam a forma torpe com que tratam questão extremamente importante para o povo mais humilde...

Agora, Amigos, tanto a lei que trata da saúde quanto a que trata da abertura dos arquivos dos anos de chumbo vão tramitar de novo no senado federal.

Tomara que não voltem de lá parindo mais aberrações como um imposto que, a pretexto de salvar nossa saúde, acabe por furar de vez o nosso bolso, indo parar nos cofres corruptos de uma classe política desgraçada, que ainda por cima se vinga de nós...

Falei e disse!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 21 de setembro. Faltam 101 dias para terminar o ano. 2 para a primavera chegar. É dia do Fazendeiro, do Radialista e da árvore, cuja primeira festa foi organizada pelo pindamonhagabense João Pedro Cardoso, nascido a 17 de janeiro de 1871. Morriam Lindolfo Collor – primeiro ministro do trabalho no Governo Vargas (1942) e Orlando Letelier, ex-ministro de Salvador Allende, do Chile, assassinado pela Operação Condor (1976). Data da Independência de Malta (1955).

OUTRA GREVE INCÔMODA À POPULAÇÃO

Se não bastasse a paralisação dos correios, hoje cento-e-vinte mil dos 160 mil médicos que atuam em convênios deverão parar o atendimento aos planos de saúde, durante mobilização nacional em que será mantida apenas a atenção aos casos de urgência.

O presidente eleito da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso afirma que o movimento pretende elevar o pagamento mínimo de uma consulta médica a 60 reais, porque apesar da média estar a 40, ainda há casos em que o convênio paga ao médico 15 reais por consulta.

Outra preocupação dos médicos é voltada em favor dos pacientes que, apesar de titulares de planos, acabam recorrendo ao SUS diante da recusa do convênio em autorizar procedimentos, principalmente, os de alta complexidade, como radioterapias e quimioterapias".

Tudo isso, segundo eles, é consequência da omissão do governo e da ANS em não acompanhar de perto as demandas de médicos e pacientes com relação aos planos de saúde.

Típico caso em que na briga entre o mar e o rochedo, quem sai perdendo é o marisco... Socorro !!!

Falei e disse.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 20 de setembro. Faltam 102 dias para terminar o ano. 3 para a primavera chegar. É dia do Pombo da Paz. Nascia o Brigadeiro Eduardo Gomes (1896). Aniversário da atriz Sophia Loren (1934). Morte do compositor Joubert de Carvalho (1977).

PONTO PRA DILMA!

A presidente Dilma Rousseff voltou a defender a quebra de patente de medicamentos destinados ao tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. Defendeu também o acesso gratuito para a população de baixa renda poder tratar essas doenças.

Dilma falou ontem em reunião da Organização das Nações Unidas, tratando dessa temática, frisando que essas doenças são responsáveis por 72 por cento dos óbitos não violentos entre pessoas com menos de 70 anos.

Depois de amanhã Dilma fala de novo na ONU, abrindo a assembleia geral das Nações Unidas. Talvez volte a abordar o tema, lembrando que seu governo adotou como medida preliminar o acesso gratuito a medicamentos para hipertensão e diabetes, por meio do “Programa Saúde Não Tem Preço”, que distribui remédios a 20 mil farmácias publicas e privadas.

A propósito o secretário-geral da ONU ressaltou que o tratamento contra essas enfermidades não é caro e a prevenção pode não ter nenhum custo, além de inclusive economizar dinheiro.

O que um dia pareceu um sonho, de tanta insistência, acabou permitindo ao Brasil a elaboração de um programa de genéricos, através de quebras de patentes em rota de caducidade. Quem sabe esse novo discurso não comove as potencias detentoras das patentes?

Aí sou obrigado a repetir: Ponto pra Dilma!

Falei e disse.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 19 de setembro. Estarão faltando 103 dias para terminar o ano. 4 para a primavera chegar. É dia do Comprador. É aniversário de César Camargo Mariano. Data da maior devoção na Itália, dedicada a San Gennaro. Começava a Guerra dos Farrapos (1835). Primeira exibição do desenho de Mickey Mouse (1928).

MOBILIZAÇÃO DOS APOSENTADOS

As Centrais Sindicais protocolaram pedido de reajuste dos benefícios acima de 11 vírgula 7 por cento, no Ministério da Previdência Social. Querem vigência a partir de janeiro de 2012 mesmo para o aposentado que recebe acima do salário mínimo. O valor solicitado equivale ao dobro do apresentado pelo governo para o orçamento do ano que vem.

Creio que a proposta não esbarra no veto da presidenta Dilma Roussef, quando sancionou a lei de diretrizes orçamentárias. Salvo melhor juízo, o dispositivo da LDO quanto ao aumento real nas aposentadorias era apenas autorizativo, não impositivo. De modo que o Governo pode muito bem conceder o aumento real ou apenas repor o índice de inflação, medido pelo INPC, estimado entre 5 e 6 por cento até o fim do ano.

Essa boa vontade ou má vontade da presidenta será consequência da capacidade de mobilização dos aposentados. Não podem fazer greve, é bem verdade. Mas podem mostrar a seus representantes no legislativo que o voto dos “cabeças coroadas” terá peso nas urnas no próximo pleito, em que vários deles vão concorrer a prefeituras, ou precisarão fortalecer suas bases.

Vejam no que resultou a mobilização do eleitorado, mostrando contrariedade à volta da CPMF. A presidenta que havia declarado que a volta do imposto era inevitável foi convencida a mudar de assunto, às vésperas de ‘um ano eleitoral’.

Hora dos nossos amigos aposentados pegarem telefones ou enviarem e-mails para seus deputados e senadores dizendo que querem o aumento real. É assim que se constrói cidadania...

Falei e disse

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Sexta-feira, 16 de setembro. Faltam 106 dias para terminar o ano. 7 para a primavera chegar. É Dia Internacional do Ozônio. Aniversário da Independência do México (1821). Instalação da Embratel (1965). Aniversário da atriz Fernanda Torres (1966). Morte da zoóloga Berta Lutz (1976); da cantora Maria Callas (1977); do psicólogo Jean Piaget (1980); e do árbitro e comentarista de futebol Mário Vianna: “falou, ta falado” (1989). Lançamento do Jornal de Pindamonhangaba – O independente – seja bem vindo (2011).

Sábado, 17 de setembro, é dia da Compreensão Mundial. Nascimento da Cantora Marina Lima (1955). Morte do cantor e compositor Herivelto Martins (1992). Assassinato de Lamarca e José Campos Barreto, o Zequinha; em Ipu-piara, Bahia (1971).

Domingo, 18 de setembro. Estarão faltando 104 dias para terminar o ano. 5 para a primavera chegar. É dia dos símbolos nacionais, criados por decreto em 1822, e, da fundação do América Futebol Clube, do Rio de Janeiro, em 1904. Nascimento da atriz Greta Garbo (1905). Morte do guitarrista Jimi Hendrix (1970); de Golbery do Couto e Silva (1987); da atriz Henrique Brieba (1995) e de Jesús Yanez Pelletier, oficial cubano que se recusou a envenenar Fidel Castro quando foi seu prisioneiro (2000). Entrava no ar a primeira televisão da América Latina – a TV Tupi de São Paulo (1950). Brizola era expulso do Uruguai, Num dia como o domingo, 18 de setembro de 1977.

OS FANFARRÕES DO PMDB DO MARANHÃO...

Mal foi indicado para ocupar o ministério do Turismo, o deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA) já enfrenta primeira acusação de improbidade. Antes mesmo de tomar posse. Nem esquentou o banco...

Gastão Vieira teria usado indevidamente um apartamento funcional da Câmara dos Deputados em 2009, quando se licenciou do mandato para chefiar a Secretaria de Planejamento do Maranhão, segundo informação no blog do jornalista Josias de Souza.

Segundo o jornalista, na época, o deputado cedeu o imóvel a duas filhas, o que é proibido segundo ato oficial da Mesa Diretora da Casa, já que apartamentos oficiais só podem ser utilizados por deputados em efetivo exercício do mandato.

Apesar da proibição, o deputado licenciado conseguiu decisão excepcional da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, na época, chefiada pelo então vice-presidente Michel Temer. O deputado Marquezelli referendou a irregularidade.

Pelo visto as listas de indicações do PMDB têm sempre um pecado... ÊTA MULAMBADA...

Falei e disse.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quinta-feira, 15 de setembro. Faltam 107 dias para terminar o ano. 8 para a primavera chegar. Data do anuncio da descoberta da penicilina por Alexander Fleming (1928). Morte de Stuart Angel Jones sob tortura no CISA, na Base Aérea do Galeão (1971). Morte do comediante Mario Lyrio da Costa, o Costinha (1995).

RESTAURE-SE A MORALIDADE OU NOS LOCUPLETEMOS TODOS... E HAJA CPMF...

O Ex-ministro do Turismo Pedro Novais se fez de desentendido quando foi chamado ontem por Michel Temer para ser convencido a pedir demissão. Mais um da máfia do Maranhão que é desmascarado. A Folha de São Paulo também denunciou que a mulher dele usava irregularmente um funcionário da Câmara dos Deputados como motorista particular.

Adão dos Santos Pereira foi contratado pelo gabinete do Deputado maranhense Francisco Escórcio para ficar dia-e-noite à disposição da mulher do ex-ministro, Maria Helena de Melo, 65 anos; aposentada e não trabalha no Congresso.

É o quinto ministro abortado pelo governo. Agora o PMDB é convocado para escolher um novo nome para o cargo. Oferece 80 nomes para a boca...

Que vergonheira. Se você é contra a corrupção, preste bem atenção em quem está envolvido nessas falcatruas e no PMDB. Depois vote com consciência para mudar essa bagunça.

Preste atenção também que a presidenta, ontem, voltou a falar na necessidade de recursos para bancar a saúde. Sinal de que quando a marola acalmar, passar o período eleitoral, a CPMF poderá voltar à ordem do dia...

Aliás, uma pergunta que se faz: se fechassem os ralos da corrupção e pusessem na cadeia os Pedros Novais da vida, não sobraria dinheiro para uma saúde de mais qualidade?

Falei e disse.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 14 de setembro. Faltam 108 dias para terminar o ano. 9 para a primavera chegar. É Dia do Frevo. Morte do músico cubano Pérez Prado (1989); do ex-governador de São Paulo, Roberto da Costa Abreu Sodré (1999).

É MUITA CARA DE PAU


Não sei mais o que dizer desse governo. Imagine você que mesmo apanhado com a boca na botija de novo, o ministro do turismo Pedro Novais – indicação do PMDB; ainda vai ter mais uma chance da presidenta. Em nome dela, a ministra das Relações Institucionais Ideli Salvati afirmou que “o ministro deve prestar esclarecimentos sobre uso do dinheiro público para pagar a sua governanta”.

Conforme a Folha de São Paulo revelou, o velhinho amigo do Sarney, que já tentou fazer o governo pagar a conta dele no motel, depois se envolveu num escândalo de corrupção no Amapá, durante sete anos como deputado federal, manteve a governanta como funcionária fantasma da Câmara, onde era lotada como secretária parlamentar.

Este ano, quando Novais virou ministro, fez com que fosse contratada como recepcionista por uma empresa terceirizada do Ministério do Turismo.

Depois de tudo escancarado a Ideli vem com a conversa mole de que a postura adotada pela presidenta é de cobrar explicações de ministros com suspeitas em suas pastas. Ora faça-me o favor!

No balanço desse chove não molha vem o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, ainda por cima, dizer que Novais continua "firme e forte" no cargo. Onde vamos parar com isso? Por muito menos prejuízo ao País o Fernandinho Beira Mar continua na cadeia... PT saudações...

Falei e disse!



terça-feira, 13 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 13 de setembro. Faltam 109 dias para terminar o ano. 10 para a primavera chegar. É data da primeira decolagem de Santos Dumont em público, em Bagatelle, França (1906). Criação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (1966). Morte do Jornalista e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde (1993).

NINGUÉM SE ENTENDE NO PLANALTO

Ouvi a Presidenta dizer, domingo, na entrevista “chapa branca” feita pelo pessoal do Fantástico, que vai ser preciso um novo imposto para bancar a saúde. Disse isso com todas as letras e sem intermediários...

Pois ontem, para minha surpresa, ouvi também o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, dizer textualmente que “o governo não irá criar um novo imposto para obter recursos extras para a Saúde”. E disse mais: “a prerrogativa de instituir um novo imposto é do Executivo e não do Congresso, e não há interesse do governo em fazê-lo neste ano”.

Alguém está faltando com a verdade, penso eu.... Quem será? A Presidenta? O Vaccarezza?

O líder falou com os jornalistas após reunião de coordenação no Palácio do Planalto, envolvendo lideranças no Congresso e ministros de estado. Será que caiu a ficha da Presidenta que uma eleição se aproxima e ela mesma desistiu? Será que o Vaccarezza tá tentando fazer média com o Povão...

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que os parlamentares dificilmente votarão aumento de imposto este ano, quando o eleitor atento pode levar a vingança para a urna.

Detalhe é que no próximo dia 28 os deputados devem votar a Emenda 29, que define gastos mínimos da União, Estados e Municípios com a saúde. Diante desse jogo de empurra acho que é prudente a sociedade civil se mobilizar. Inclusive usando a Internet como fizeram os árabes que derrubar ditaduras antigas.

Se a internet derrubou o Kaddafi, bem que pode ser usada para que o eleitor mostre ao deputado e ao senador em quem votou, se é que lembra, que não vai gostar nada dele ficar a favor de mais um imposto no Brasil...

A propósito: - você lembra em quem votou, para compor as duas Casas do Congresso Nacional? Se lembrar bem pode cobrar deles...

Falei e disse!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 12 de setembro. Faltam 110 dias para o fim do ano. 11 para a primavera chegar. Dia Nacional da Recreação e da Seresta. Nascimento de Geraldo Vandré (1935). Inauguração da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (1936). Aniversário de Lecy Brandão (1944) e da atriz Malu Mader (1966). Morte de Ernesto Geisel (1996) e de João Paulo, da dupla com Daniel (1997).

SEMPRE INFORMAM MAL AO APOSENTADO...

O INSS precisa fazer uma campanha para explicar melhor a revisão de benefícios para quem se aposentou entre 5 de abril de 1991 e primeiro de janeiro de 2004. As agencias do Instituto andam lotadas de segurados que acreditam ter o direito. Mas boa parte dos que procuram os postos, não se enquadram.

A confusão ocorre porque não basta ter tido a aposentadoria ou pensão solicitada entre 1991 e 2004. É necessário que o valor do pagamento inicial tenha sido achatado pelo teto fixado pela Previdência Social à época. Porque o montante foi reajustado pelas reformas constitucionais. E o Supremo Tribunal Federal decidiu que, nesses casos, o correto é que o corte seja feito pelo novo valor máximo e não pelo definido antes das reformas.

Na prática é assim que funciona. Em 1991, o teto previdenciário era de R$ 1.081,50, mas ele foi alterado pela Emenda Constitucional 20, que o elevou para R$ 1.200. Portanto é preciso que o primeiro pagamento do beneficiário tenha sido menor.

Os favorecidos são aproximadamente 131 mil aposentados por tempo de contribuição, segundo estimativa do próprio INSS.

Não era mais prático que eles deixassem tudo claro? Parece que dificultam de propósito...

Falei e disse!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 7 de setembro, faltam 115 dias para terminar o ano. 16 para a primavera chegar. Dia da Independência do Brasil. Epitácio Pessoa criava a primeira universidade do Brasil (1920), e, com um discurso dele, acontecia a primeira transmissão radiofônica no País (1922). Pelé estreava no Santos, em 1956. O embaixador norte-americano Charles Elbrick seqüestrado no Rio foi libertado (1969). Data do sepultamento dos restos mortais de Dom Pedro I no Parque do Ipiranga, em 1972, no sesquicentenário da Independência.

Quinta-feira, 8 de setembro, é Dia Internacional da Alfabetização. É aniversário do ator Paulo Betti (1952). Morte do caudilho gaúcho Pinheiro Machado, assassinado (1915); do compositor alemão Richard Strauss (1949) e do Ministro da Reforma Agrária Marcos Freire (1987).

Sexta-feira, 9 de setembro, É dia do Administrador e do Veterinário. Morte do ex-presidente da república, Marechal Hermes da Fonseca (1923) e de Mao Tse Tung, líder da revolução e fundador da República Popular da China (1976); do psiquiatra e psicanalista francês Jacques Lacan (1981) e da pianista Magdalena Tagliaferro. João Carlos de Oliveira, o nosso João do Pulo, teve a perna amputada (1982).

Sábado, 10 de setembro, data do lançamento do primeiro jornal impresso no Brasil, ainda que sob censura: a Gazeta do Rio de Janeiro (1808). Conquista do primeiro título mundial na fórmula um por Emerson Fittipaldi (1972). Aniversário do tenista de melhor desempenho no Brasil, Gustavo Kuerten – O Guga (1976).

Domingo, 11 de setembro, estarão faltando 111 dias para o fim do ano. 12 para a primavera chegar. É aniversário do futebolista Franz Beckenbauer (1945). Lançamento de um dos maiores sucessos dos Rolling Stones: “Satisfaction” (1965). Da Revista Veja (1968). Morte do estadista soviético Nikita Kruschov (1971). Pinochet derrubava e matava Salvador Allende, no Chile (1973). Amyr Klink cruzava o Atlântico em barco a remo (1984). Atentados derrubaram 4 prédios do World Trade Center (2001).

BELO FERIADÃO


Ontem a terça foi sexta-feira em Pindamonhangaba. Sim porque além do 7 de setembro, oito também é feriado por aqui, a vista da comemoração da padroeira Nossa Senhora do Bonsucesso. Por conta disso, ninguém vai trabalhar na sexta-feira. A não ser quem não tem padrinho ou leva a vida muito a sério.

Por aqui a festa da Independência tem sabor especial. Afinal, mesmo chegando aqui com a emancipação de Portugal trazida no bolso, decidida que estava no Grande Oriente do Brasil, o príncipe Dom Pedro, que na Maçonaria era o “Irmão Guatemosi”, queria ter certeza de que São Paulo o apoiaria. Por isso foi de suma importância partir de Pinda com uma “Legião de Honra”. Jovens militares de famílias tradicionais que lhe deram força às margens do Ipiranga. Para sair da dominação de Portugal, à época meio que “dono do Mundo”...

Acho que as escolas falam pouco sobre o papel de Pindamonhangaba na Independência do Brasil. Importância reconhecida nacionalmente, quando os despojos do imperador retornaram de Portugal aqui à Terra de eleição do monarca. Pedro Primeiro “pernoitou” simbolicamente ao lado dos bravos camaradas em câmara ardente, na Igrejinha de São José onde repousam os legionários pindamonhangabenses, antes da partida definitiva para o Memorial da Independência na Capital deste Estado de São Paulo.

A semana, porém, se encerra com tristeza... Lá se vão 10 anos do trágico atentado contra as Torres Gêmeas de Nova Iorque, e, mesmo sem Bin Laden por perto, os norte-americanos vivenciam o pesadelo a cada tremor de terra ou vento mais forte que mexe com suas lembranças.

É o preço caro que pagam por quererem ser “donos do mundo”.

Falei e disse!





terça-feira, 6 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 6 de setembro. Faltam 116 dias para terminar o ano e 17 para a primavera chegar. É dia do Alfaiate, do Barbeiro e do cabeleireiro. Aniversário do Município de Boituva. A letra de Osório Duque Estrada era oficializada no Hino Nacional Brasileiro (1922). Leonel Brizola retornava de um exílio de 16 anos (1979). Comoção no funeral da Princesa Diana (1997). Aliás, um detalhe: o Brasil ganhou ontem de Gana, por um a zero, no estádio que o Pai do namorado dela (DODGE AL FAYED) comprou em Londres.

CENSURA NUNCA MAIS!

O presidente da OAB Nacional está assustado com o PT. Eu também...

Ophir Cavalcante, disse que a proposta do Partido dos Trabalhadores de regular os veículos de comunicação fere a democracia, porque ela não subsiste sem imprensa livre. Frisou que a partir do momento em que se colocam alguns tipos de restrições à imprensa, sua concepção, e, ao poder de formulação e questionamento de cada jornalista, fere-se uma determinação constitucional.

Segundo o presidente da OAB, no ordenamento jurídico brasileiro existem medidas suficientes a serem tomadas contra o jornalista e ou órgão de imprensa - sempre que alguém achar que a liberdade foi excedida.

Não se pode, previamente, estabelecer políticas sobre como deve ser pautada a imprensa brasileira. Isso é censura. Isso, efetivamente, é negar esse valor fundamental da democracia que é a liberdade plena de imprensa.

Ophir Cavalcante citou o exemplo das venezuelas da vida e outros países que enfrentam problemas em relação à liberdade de imprensa e foi textual: “Nós estamos vendo países aqui na América do Sul e em alguns lugares do mundo em que há restrições à liberdade de imprensa. São países que, infelizmente, não preservam esse bem maior para a democracia que é a liberdade de imprensa. A Ordem não quer que esses maus exemplos de países totalitaristas, ditatoriais, venham para o Brasil”.

Em resumo, Senhores! O PT acha mais fácil fechar a cortina do que mudar a feia paisagem de sua prática política. Zé Dirceu e companhia gostavam mais quando eram pedra. Não aprenderam, nem aguentam, ser vidraça...

Falei e disse!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA

 
Segunda-feira, 5 de setembro. Faltam 117 dias para terminar o ano E 18 DIAS PARA A PRIMAVERA CHEGAR. É Dia da Amazônia e da Penicilina, já que Alexandre Fleming descobriu nessa data, o efeito bactericida da droga (1928). Nascimento do cantor e compositor Farroukh Bulsara, que nasceu em Zanzibar, mas adotou o nome artístico de Freddie Mercury ao integrar o grupo Queen (1946). Data da criação da OPEP (1960). Acontecia o atentado nas Olimpíadas de Munique contra atletas Israelenses, com saldo de 17 mortes. Morriam o radialista e compositor Haroldo Barbosa, a religiosa Agnes Gonxha Bajashiu – Madre Tereza de Calcutá (1997) e o gênio da televisão brasileira, Fernando Barbosa Lima (2008).

ATENÇÃO NA HORA DE COMPRAR UM CARRO


A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que determina a inclusão da quilometragem rodada pelo veículo no Certificado de Licenciamento Anual. Para virar lei, o projeto ainda precisa passar pelo senado.

Qual a consequência disso?

Impedir que haja adulteração no hodômetro, evitando que o futuro comprador do automóvel ou da moto seja enganado. Necessário esclarecer que onde há verificação, desde 2009, o Detran notifica a quilometragem do veículo no momento da ‘vistoria obrigatória’. Mas, mesmo assim, não vasculha indícios de adulteração.

A lei torna a inspeção obrigatória e responde à iniciativa "inescrupulosa" de algumas concessionárias que reduzem a quilometragem do veículo para aumentar o valor dele na revenda.

Além de lesar o consumidor, colocam em risco a segurança, já que quando alguém compra um carro com mais de 100 mil quilômetros rodados, sabe que algumas peças precisam ser trocadas. Principalmente os amortecedores...

Os fabricantes de automóveis até instalam lacre no hodômetro para evitar fraudes, mas isso não impede a adulteração, pois nem sempre o consumidor desmonta o painel para verificar o estado dos lacres. Nos carros mais modernos, cujo painel de instrumento é digital, a fraude é feita com a ajuda de hackers.

Hoje quem frauda o hodômetro ou vende carros adulterados comete crime contra as relações de consumo, previsto na lei 8.137/90. A pena varia de dois a cinco anos de prisão.

Por isso, se você perceber que foi vítima de golpe deve denunciar à polícia e levar o veículo à perícia. Até porque só assim poderá ser ressarcido judicialmente pela loja, que ainda responderá criminalmente. Depois buscar a indenização cível. São procedimentos diferentes e independentes.

Falei e disse!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA



Sexta-feira, 02 de setembro. Faltam 120 dias para terminar o ano. Data da Fundação de Blumenau (1850). É dia do Repórter Fotográfico e do Florista. Morte do Barão Pierre de Coubertin, criador dos jogos olímpicos modernos (1937). Ato formal da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial (1945). Independência do Vietnam (1945). Discurso do Deputado Marcio Moreira Alves, desencadeador do Ato Institucional numero 5, endurecendo o ditadura militar (1968). Aniversário de Aldir Blanc (1946). Morte de Samuel Weiner, fundador da cadeia de jornais Ultima Hora (1980).

Sábado, 3 de setembro. É Dia do Biólogo, da Guarda Civil e das Organizações Populares. Data da emancipação política de Ilhabela (1805) e da Eleição do Papa Bento XV (1914). Nascimento de Paulo Maluf (1931). Entrava no ar a Rádio Tupi de São Paulo (1937). Nascimento de Luciano Huck (1971). Comoção no enterro de Michael Jackson, meses após a morte (2009).

Domingo, 4 de setembro. Estarão Faltando 118 dias para terminar o ano. É dia do serventuário. Casamento de Pedro Segundo com a napolitana Teresa Cristina (1842). Estreia da Ópera “A Noite do Castelo”, a primeira de Carlos Gomes (1861). Proclamação da república francesa (1871). A Capital da Paraíba passava a chamar-se João Pessoa (1930). Aniversário do atleta Robson Caetano (1964). Sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick por militantes do MR-8 (1969). Eleição de Salvador Allende, no Chile (1970) Morte do ator Paulo Gracindo (1995). De Waldick Soriano e do ator Fernando Torres (2008).

DE NOVO UMA FACADA EM SEU BOLSO!


Onde há fumaça há fogo. Não existe ditado mais certo... Há dias o papo de que a CPMF vai voltar com outro nome não para de girar nas rodas em Brasília... Ontem a presidenta deixou claro que sabe que saúde é o que interessa, o resto não tem pressa, mas que também precisa de mais fontes de financiamento. Fazendo cortina de fumaça, contudo, chegou a se declarar contrária ao retorno da CPMF, bradando que ali os recursos recolhidos não foram usados de forma nobre...

Pra ninguém dizer que estou inventando, vou repetir textualmente o que Dilma Roussef declarou, ontem, às emissoras de Rádio em Minas Gerais: "Não sou a favor daquela CPMF por conta que ela foi desviada. Agora, que o Brasil precisa... Entre esse fato e o fato de falar que não precisa, vai precisar sim"...

Verdade é que o governo federal tem sofrido pressões dos partidos da base aliada para aprovar a tal da emenda 29. O líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza, disse que a volta da CPMF pode ser uma alternativa ao custeio de novos gastos da saúde. Só que pra não ter chiadeira, o diabo viria batizado com outro nome – CSS – Contribuição de Seguro Saúde.

Agora a pergunta que não quer calar: por que não buscar recursos para a saúde na jogatina oficializada? Mega-senas! Loterias instantâneas... Que se reabram os bingos com essa finalidade... Mas tungar dos saques bancários que são feitos sem alternativa, já que os patrões e o próprio governo não pagam salários e benefícios em dinheiro vivo, ora bolas!

Vamos pagar a conta de novo. E pelo visto, a saúde vai continuar do mesmo jeito.

Falei e disse.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA



Quinta-feira, 1 de setembro. Faltam 121 dias para terminar o ano. É dia do Caixeiro Viajante. Aniversário de Mogi das Cruzes (1560). Data da destruição de Jerusalém pelo imperador Romano, Tito (ano 70). Fundação do Sport Club Corinthians Paulista e do Esporte Clube Noroeste (1910). A Alemanha invadia a Polônia, desencadeando a segunda guerra mundial (1939). Golpe de Estado na Líbia, com a ascensão de Muammar El Gadaffi ao poder (1969). Estréia do Jornal Nacional na Rede Globo, com Cid Moreira e Hilton Gomes (1969). Entrega da petição do Impeachment de Collor de Mello na câmara (1992). Eu estava lá!

NINGUÉM ESTARÁ INELEGÍVEL



O Supremo Tribunal Federal poderá jugar a lei da Ficha Limpa inconstitucional nos próximos dias. Se isso acontecer não vai valer, nem para a eleição municipal de 2012, nem para qualquer outra. A vontade popular pode ir por água abaixo.

Pior é que além de ser verdade, a gente vê aí a má fé de políticos antigos, velhas raposas, ajudando a viciar a norma que já era complicada em sua concepção leiga, passando a criar casuísmos que já trouxeram nulidades ao processo eleitoral passado.

Junte-se a isso o momento estratégico a que estão chegando três ações que tramitam há meses na suprema corte e que esperaram a saída da ministra Ellen Gracie, que de certa forma comandava a corrente favorável à lei moralizadora, porém, defeituosa.

A intenção da legislação é boa, não resta dúvida. Mas analisando a matéria sob a ótica da lógica jurídica, de fato a lei que nasceu da iniciativa popular, a favor da moralização dos costumes políticos no País, foi aprovada no congresso nacional com um vício de origem: o estabelecimento da punição – a inelegibilidade – antes de uma condenação definitiva da Justiça.

Julgada inconstitucional a lei vai para o lixo e a farra vai continuar...

Falei e disse!