segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AS MULHERES VEM AI DE NOVO...



Quem sabe dessa vez consigam por a política em ordem? Cerca de 60 entidades integradas por mulheres estão empenhadas no preparo de uma proposta de Iniciativa Popular para fazer uma grande reforma.

Esta semana, aproveitando a “Marcha das Margaridas” que deve reunir cerca de 70 mil mulheres em Brasília, iniciam a coleta de mais de um milhão de assinaturas, indispensáveis para encaminhar a matéria à tramitação na Câmara dos Deputados.

As entidades estão reunidas no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Trabalham com conceitos que vão desde a simplificação do trâmite das iniciativas populares, até o polêmico financiamento público exclusivo de campanhas, para combater abusos de poder econômico, além da criação do veto popular, para ser usado diante de discordância de uma lei aprovada no Congresso.

Pela proposta os partidos políticos continuarão sendo entidades de direito privado, mas de interesse público. Donos dos mandatos dos parlamentares que serão eleitos em listas. Acabam as votações secretas no Poder Legislativo, a imunidade parlamentar e o foro privilegiado, exceto em casos em que a apuração referir-se ao estrito exercício do mandato ou do cargo.

Vai ser difícil os congressistas aprovarem isso. Mas, enfim, não custa tentar. Vai que cola...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário