terça-feira, 26 de abril de 2011

CRUELDADE COM O TRABALHADOR BRASILEIRO

O Fantástico denunciou, ontem, o escândalo das agencias de emprego que praticam golpes contra pessoas extremamente fragilizadas, por estarem à margem do mercado de trabalho. Algumas há meses ou anos, são chamadas para a oferta maravilhosa. Lançam mão das últimas economias ou ainda recorrem a dinheiro de parentes, para pagar antecipado pela falsa intercessão dos golpistas...

Faltou falar sobre a vergonhosa indústria de concursos públicos. Existem inúmeras prefeituras cobrando inscrição. Fazendo pessoas gastarem dinheiro em cursinhos preparatórios, para depois... nada!

Posso dizer que essa lambança oficial tende a perder espaço, também, na medida em que se consolida na justiça do trabalho a solução de conflitos decorrentes da relação entre o candidato e a administração pública.

Vem do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais o mais recente entendimento, determinando que o município que promoveu o concurso cumpra as regras estabelecidas no edital de convocação.

Constando dele a oferta de vagas, não pode a administração, depois de homologar o resultado, alegar que cessou o interesse na convocação imediata. Há obrigação de chamar os aprovados até o número de vagas oferecidas. A justiça determinou a convocação da candidata classificada até o número total de oportunidades oferecidas.

O argumento de que o concurso vale por dois anos, prorrogáveis por mais dois, é válido para os classificados além das vagas declaradas abertas pelo certame.

Até que enfim!



Nenhum comentário:

Postar um comentário