domingo, 30 de maio de 2010

E SE O VOTO NÃO FOSSE OBRIGATÓRIO?

Não pense você que por ser mais escolarizado, o eleitor de Serra o colocaria em vantagem, se o voto fosse facultativo. O eleitor de Dilma Rousseff (PT) é o que mais compareceria às urnas: 64%; contra 53% dos eleitores de José Serra (PSDB) e 53% dos de Marina Silva (PV).

Não vejam como contradição, mas os petistas também são os que mais apóiam a obrigatoriedade de votar: 55%; contra 48% entre os tucanos, 46% entre os verdes e 50% entre os peemedebistas.

O resultado da pesquisa reflete a simpatia histórica dos petistas pelo voto obrigatório. Para o cientista político André Singer, "um instrumento pedagógico (...) maneira de estimular a participação, produzindo um ciclo virtuoso".

A pesquisa mostra também que 55% dos eleitores das capitais ou regiões metropolitanos são a favor do voto facultativo, contra 44% dos que vivem no interior.


De qualquer jeito a coisa anda difícil para Serra. Ainda mais depois que Lula, Dilma e o PT descobriram que desafiar o TSE sai barato, e que tem gente para pagar a multa por eles...

Nenhum comentário:

Postar um comentário