terça-feira, 4 de junho de 2013


CLAREZA NAS CONTAS DE LUZ

Distribuidoras de energia elétrica terão de informar por meio de “bandeiras tarifárias”, nas cores verde, amarela e vermelha, impressas nas contas, o custo da energia fornecida, em função das condições de geração de eletricidade.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, para o mês de junho foram acionadas bandeiras vermelhas nos quatro subsistemas de geração de energia: Sudeste/Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul.

As bandeiras tarifárias funcionarão como sinalizadores. A verde significa custos baixos de geração, portanto, a energia elétrica estará mais barata naquele mês. A amarela indicará sinal de atenção, pois os custos estão aumentando. Já a bandeira vermelha mostrará que a energia necessária para atender a demanda dos consumidores tem sido gerada com custos maiores – complementada por acionamento maior de termelétricas, fonte mais cara do que a hidrelétrica.

Neste mês, começa o período de testes. Mas a aplicação das bandeiras tarifárias deverá ser efetivada pelas distribuidoras do país a partir de janeiro de 2014.

Com a sistemática, haverá uma sinalização mensal do custo de geração de energia elétrica, dando ao cidadão a oportunidade de gerenciar melhor o seu consumo de energia e reduzir o valor da conta de luz.

Enfim a transparência. A gente consumia sem saber o preço...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário