quarta-feira, 7 de março de 2012

PRIMEIRA MULHER NO COMANDO DAS ELEIÇÕES

A ministra Carmen Lúcia será a primeira mulher a comandar uma eleição no Brasil. Venceu o ministro Marco Aurélio de Mello por seis votos a um e vai substituir o ministro Ricardo Lewandowski na presidência Tribunal Superior Eleitoral.

Mineira, de 57 anos, Carmem Lúcia é ministra do Supremo Tribunal Federal desde 2006, após ser indicada pelo então presidente Lula da Silva.

Discursando após a proclamação do resultado, lembrou dos 80 anos da primeira participação feminina nas urnas, frisando: “Queremos, com homens e mulheres, construir um Brasil justo”!

A ministra foi uma das principais defensoras da Lei da Ficha Limpa, que barra políticos condenados por órgãos colegiados da Justiça. Ela também defende barrar candidaturas por conta de rejeição de contas eleitorais.

Outra noticia que contempla a mulher, com reconhecimento à sua luta por espaço na sociedade é a o estabelecimento de multa para o patrão que discriminar, com salário menor o trabalho feminino. A comissão de direitos humanos do senado aprovou em caráter terminativo, punição para empregadores que pagarem salários menores a mulheres, pelo mesmo serviço prestado por homens...

A prática, salvo melhor juízo, é acima de tudo inconstitucional, já que todos são iguais perante a lei, independentemente de raça, credo ou sexo. Mas até aqui não havia uma sanção pecuniária, daquela que doe no bolso, o órgão mais sensível do corpo humano... O empregador que incidir nessa prática estará sujeito à multa que pode chegar a cinco vezes a diferença salarial devida.

Essa notícia e a eleição de Carmem Lúcia no TSE, para mim, são homenagens antecipadas ao “Dia Internacional da Mulher”, que transcorre amanhã. Parabéns a todas as mulheres.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário