quinta-feira, 8 de março de 2012

DENTISTA EM CTIs PODE SALVAR VIDAS...

Você sabia que a falta de um dentista num centro de tratamento intensivo de um hospital ou casa de saúde pode dificultar a descoberta da origem de uma infecção letal, diante de um diagnóstico de pneumonia? Segundo o presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro, Dr. Paulo Murilo da Fontoura, 80% das mortes por pneumonia em CTI são causadas por bactéria bucal.

Em nome da ABORJ o Dr. Fontoura tem se empenhado numa justa causa diante do Congresso Nacional. Busca a aprovação do Projeto de Lei 2.776/2008, que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, objetivando a presença de um cirurgião dentista na composição dos CTIs de hospitais, públicos e privados.

Posso atestar a excelência da Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro. Fundada em 1939, presta relevantes serviços no aperfeiçoamento de profissionais da odontologia. Conheci suas dependências, na Rua Barão de Sertório, 75, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro, quando meu ex-sogro que conservo amigo, Dr. Alqueçandro Miguel Farah era um dos seus instrutores. Isso faz tempo, hoje ele está na faixa dos 90 anos.

E nesse tempo que passou a ABO-RJ está muito melhor. Funciona em prédio próprio, de 4 andares, com amplas e modernas instalações.

Os propósitos cidadãos continuam os mesmos. Bela bandeira empunhada pelos dirigentes da ABO, em particular pelo Dr. Paulo Murilo da Fontoura. Ninguém está livre da fatalidade por pneumonia em CTI, por causa de uma bactéria que carrega na boca...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário