sexta-feira, 20 de maio de 2011

NUNCA TIVE DÚVIDA! A CORDA ARREBENTA SEMPRE DO LADO MAIS FRACO...


As famílias mais pobres são as que mais pagam impostos. Mas agora, o que suspeitava, vira verdade na conclusão do Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. De acordo com a pesquisa, 32 por cento da renda dos mais pobres é convertida em pagamento de tributos. Desses, 28 por cento são impostos indiretos, tungados no ‘olerite’ das vítimas, além do ICMS, IPI e PIS/COFINS. Quatro por cento são diretos: Imposto de Renda, IPTU e IPVA...

Já os que ganham mais, pagam 21 por cento de impostos do total de sua renda. Desse total, 10 por cento são em tributos indiretos e 11 por cento em tributos diretos.

O técnico em planejamento do Ipea, Fernando Gaiger Silveira assegura que "os pobres têm carga tributária muito alta em sua renda. Na hora de distribuir nós estamos dando mais aos ricos. Nós continuamos injustos demais."

O técnico do instituto disse também que para que o problema seja solucionado, é necessária uma redução nos impostos indiretos e um aumento na carga tributaria direta. Para ele, impostos como o IPTU e IPVA deveriam ser ampliados, já que tributam pessoas com maior renda. Mas isso atualmente não acontece.

Então? A corda arrebenta ou não arrebenta sempre do lado mais fraco?

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário