terça-feira, 24 de maio de 2011

E AGORA PALOCCI?


A oposição vai tentar aprovar hoje, na Comissão de Fiscalização e Controle, a convocação do Ministro Palocci para prestar esclarecimentos no senado sobre seu enriquecimento relâmpago. A coisa está tão escancarada que até José Sarney, que também andou no foco do escândalo dos funcionários fantasmas na presidência da casa, declarou que o ministro deve explicações a todos os brasileiros, e, o Congresso não pode abdicar de suas prerrogativas constitucionais de cobrá-las.

Vários governistas se colocam dispostos a romper a blindagem petista, cobrando o afastamento de Palocci até que deixe bem clara a lisura do crescimento patrimonial, agora vinte vezes maior do que há quatro anos, quando deixou a corte palaciana por causa de outro escândalo.

O senador Jarbas Vasconcellos, do PMDB de Pernambuco disse que o comportamento de Palocci é "incompatível" com a sua permanência no governo, frisando: - "Ele precisa escolher se deve fidelidade aos eleitores ou às empresas que o levaram a multiplicar o patrimônio. Não se pode servir a dois senhores".

Apesar de pertencer à base aliada, Jarbas disse mais: “a Casa Civil ganhou "maldição na era petista", da qual apenas Dilma escapou. "Dirceu, Erenice e agora Palocci foram protagonistas de histórias obscuras e muito mal explicadas..."

Outra integrante da base, a senadora Ana Amélia Lemos, do PP do Rio Grande do Sul, disse que a presidente Dilma deveria seguir a conduta adotada pelo ex-presidente Itamar Franco quando afastou de seu governo o então ministro da Casa Civil Henrique Hargreaves, acusado de irregularidades no cargo. Frisou que depois do esclarecimento, Hargreaves voltou até fortalecido.

Contundente, o lider do PSDB, senador Álvaro Dias, disse que há elementos suficientes para justificar o afastamento de Palocci, comprovado o "tráfico de influência", por ter estabelecido uma "taxa de sucesso" em sua empresa de consultoria, a Projeto.

Acho que o afastamento é fundamental até que tudo se esclareça. Num governo que pretende ser sério toda denúncia grave, com consistência, deve ser apurada.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário