segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O TRISTE FIM DE QUEM NÃO SABE A HORA DE PARAR


Ouvi certa vez de meu sábio Pai, que o maior segredo do sucesso é saber a hora de parar. Hoje num retrospecto da história, vejo o exemplo de Éder Jofre. Primeiro foi o Galo de Ouro. Depois foi novamente campeão do Mundo, ostentando o cinturão dos médios. E, num dia como hoje, 37 anos atrás, saiu de cena por cima, como o melhor dos bons de seu peso.

Excedendo no peso, a melancólica saída de Ronaldo e Roberto Carlos do futebol se dá talvez por falta de berço ou de conselho. Deixaram a presunção no comando, sem levar em conta que a vaidade é assim, como dizia o Billy Blanco: “manda o corpo pro alto e retira a escada, mas fica por perto esperando sentada, mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão...”.

Ao que os jornais noticiam, seguindo tardiamente o exemplo de outros ídolos, Ronaldo, logo atrás de Roberto Carlos; ficou de anunciar hoje, em entrevista coletiva às 12 e 45 a sua aposentadoria. Praticamente escorraçado do Corinthians, onde já chegou meio que banido do Flamengo, depois de envolver-se com uma travesti na noite carioca.

Maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols, Ronaldo chegou com glória ao Timão. Deu visibilidade internacional e trouxe contratos de publicidade milionários ao clube. Mas também foi alvo da fúria da torcida após a queda precoce no torneio sul-americano. Seu nome amanheceu pichado no muro do Parque São Jorge.

Chamado de gordo. Pedindo sua saída...

Ronaldo não atua pelo Corinthians desde a eliminação na pré-Libertadores --derrota para o Tolima por 2 a 0 - em 2 de fevereiro. Mas, voltando no tempo, o jogador apresentado pelo Corinthians em dezembro de 2008. No ano seguinte, foi peça fundamental na equipe que conquistou os títulos de Campeão Paulista e da Copa do Brasil. No entanto, fracassou com o time no principal objetivo: a Taça Libertadores da América. Em 2010, ano do centenário do clube, caiu diante do Flamengo. E agora, em 2011, foi eliminado pelo Tolima. Aí foi vítima de um cruel joga bosta na geny...

O Marrentinho vai embora por baixo, e, o Corinthians, amarga dois prejuízos em menos de uma semana, com a saída de seus maiores investimentos: Ronaldo e Roberto Carlos.

Os dois devem estar com dinheiro no bolso. Mas talvez não consigam viver bem com a saída melancólica do esporte pela porta dos fundos. Tudo por não saberem a hora de parar no alto!

Falei e disse..

Nenhum comentário:

Postar um comentário