terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ESTUDO DA NASA DÁ RAZÃO À BAHIA


A vida inteira a gente ouviu que baiano e preguiçoso, só porque gosta de uma soneca após o meio dia... Mas agora está provado que sentir vontade de cochilar depois do almoço não é coisa de preguiçoso nem de glutão. Tá no Jornal do Brasil, de hoje, que segundo especialistas é normalíssimo sentir sonolência no meio da tarde. O corpo sofre queda de temperatura nessa hora do dia. No mundo animal, inclusive, muitos mamíferos se espreguiçam longamente embaixo de uma sombra após a refeição.

Segundo estudo da Nasa, agência espacial americana; 26 minutos de repouso, em média, nessa hora, aumentam a produtividade em até um terço, e a capacidade de atenção em 54 por cento.

Aqui no Brasil, a médica Lia Rita Bittencourt, do Instituto de Sono, na Universidade Federal de São Paulo, Unifesp; diz que é normal e fisiológico sentir sono depois do almoço, e, explica que além da queda da temperatura corporal, o processo libera algumas substâncias que favorecem a vontade de dormir.

Conselho dela é cochilar cerca de meia hora, no meio da tarde. Isso fará você melhorar a atenção, a memória, as habilidades motoras, o humor e até a capacidade de tomar decisões.

E a gente que pichava o jeito baiano de ser... Problema é que tem baiano que dorme até a hora do almoço, depois cochila, e, logo depois, dorme pra descansar de todo esse stress ...

Ôxe! Falei e disse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário