terça-feira, 4 de agosto de 2009

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE PORCARIA, QUE TAL A GRIPE SUINA?

Hoje não vou esticar conversa sobre a crise do senado... Ta virando papo de lavadeira. Roupa suja pra todo lado. Renan e Collor atacando Pedro Simon... De modo que, vamos deixar os porcos pra lá e abordar outra vergonheira...
s
Parece piada que, neste Dia Nacional da Saúde (hoje) se consolide a providência dos governos federal e estaduais para combater a proliferação da gripe suína: adiar a volta às aulas para os dias 10 ou 17 de agosto...
s Será que combinaram alguma coisa com o vírus, quanto a esse prazo? Será que as crianças vão ficar confinadas em suas casas nesse período, sem contato com ninguém? Não vão pegar em dinheiro? Não vão circular em ônibus? Não vão aos cinemas dos shoppings?
Ideal numa pandemia seria revogar a patente do Tamiflú, para medicar os atingidos com genéricos da droga, e, liberar as marcas das vacinas, para uma ampla campanha preventiva. O resto é balela de José Gomes Temporão.
s Em Lisboa tem gente rindo a toa...

Se você observar bem, estamos diante da pandemia do lucro, com fortes interesses da indústria farmacêutica fomentando uma gripe que os próprios infectologistas dizem que mata menos que a gripe comum.
s E é verdade! A cada ano, a malária mata muito mais, e se podia prevenir com mosquiteiros... A diarréia mata 2 milhões de crianças, que poderiam sobreviver com doses de soro que custam 25 centavos. E assim, com medicações baratas, poderiam ser evitadas mortes por sarampo e pneumonia...
s A chamada gripe das aves, que precedeu a esta dos porcos, matou 250 pessoas em 10 anos. Já a gripe comum, mata meio milhão por ano.
s Por quê de toda essa tempestade em copo d’agua? É só olhar quem está por trás de tudo isso, daquele borracheiro da estrada que semeia pregos pelo caminho... Acertou quem disse Casa Roche, fabricante do Tamiflú, de eficácia duvidosa, mas que já vendeu milhões de doses em países asiáticos quando combateu a gripe do frango. Agora, com a do porco, só o governo britânico já comprou 14 milhões de doses.
Roche e Relenza, as duas maiores fabricantes de antivirais podiam, neste momento de emergência, tendo em vista que suas drogas estão no mercado há mais de dez anos, abrir mão de suas patentes...


Um governo que tivesse realmente compromisso com o social, deveria revogá-las, em nome do interesse coletivo, se levasse em conta que o que tem de mais importante é a vida de seus cidadãos.
s Mas aqui, o governo parece mais preocupado com as porcarias do senado. Com as vidas ceifadas pelo vírus originado do espirro dos porcos, estão pouco se lixando; diria aquele deputado amigo do senhor dos castelos...
s Fora Sarney!

Um comentário:

  1. Senhor Cataldi,
    A realização ou cancelamento de qualquer show, evento, aulas e outras atividades com a reunião de um grande número de pessoas fica a critério da autoridade sanitária local, juntamente com a vigilância epidemológica.
    Não haverá o Tamiflu ou seus genéricos vendidos nas farmácias pois o fabricante priorizou a reposição aos serviços de Saúde Pública.

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir