sexta-feira, 29 de maio de 2015

PRO VALE

PROTESTO - O noticiário da TV GLOBO denunciou manobra do SINDUSCON: Desconto de 3 por cento sobre o salário dos mais de 400 mil peões de São Paulo, sob o pomposo título “contribuição negocial assistencial”. Aos operários foi dado prazo de 10 dias para fazerem oposição ao desconto, por escrito, em letra cursiva e sem erros de português. Ora, ora... Resultado? Filas homéricas a porta do sindicato, liderado pelo deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB) que teve perto de 3 mil votos aqui em Pinda, onde fez chapa com Rafael Goffi.

TOMBAMENTO OU DESABAMENTO? - A Capela Histórica do Santana,  construída por volta de 1879, corre o risco de cair ou ser demolida pela Comissão de Obra da Nova Igreja. Justificativa: “necessidade do espaço para outros fins”. O Povo é contra. Luta pela memória histórica e afetiva do bairro. A Capela é tombada. Mas, se o MP não for rápido com a ação civil pública de n°4000306-0.2013.8.26.0445 o tombamento pode se consumar pela ação do vento.

ECOCHATICE - A estrada que liga Paraty a Cunha, a partir de Guaratinguetá, está em obras. Apenas um curto trecho de serra, na divisa com o Rio de Janeiro, não está pavimentado. Apesar disso, muitos aparelhos GPS indicam a Estrada Real Paraty-Cunha como alternativa de acesso ao litoral norte de São Paulo ou ao litoral sul do Rio de Janeiro. Não deixa de ser verdade... Mas a rota ainda é temerária. O percurso de 7 kms na Serra da Bocaina é desalentador. A restauração volta-e-meia é interrompida por discussão ecochata e infinita. Será que pretendem fechar a passagem, aberta no ciclo do ouro, por onde passava o minério procedente de Diamantina e Ouro preto até o porto de Paraty, a pretexto de preservar o meio ambiente? O projeto de restauro não precisa necessariamente agredir a natureza. Entendeu o desembargador Guilherme Couto de Castro.

EMBARGO É PIOR - O ecochatos não percebem. A paralisação da obra pode provocar dano inverso. O Parque Nacional da Bocaina fica exposto a processo de degradação, em razão do acesso descontrolado de invasores, que se aproveitam da precariedade da estrada, onde a fiscalização não penetra. Além do mais, as movimentações de terra já realizadas acabarão por potencializar riscos de processos erosivos. Tomara que, em breve, o trecho seja concluído, com as ressalvas de preservação de encostas e taludes. A vista que se terá do uso regular da Estrada Paraty-Cunha é uma bênção compensadora. Mesmo para quem se atreve a transpor ali a Serra, na precariedade em que está hoje. Imaginem com a obra concluída...

NOITE DE GALA – Na Academia Pindamonhangabense de Letras acontece nesta sexta-feira, às 20 horas, o lançamento de dois livros importantíssimos: “Histórias de Uma Índia Puri”, de Mauricio Cavalheiro e, “A Face do Anjo”, de Alberto Santiago. Será em sessão solene, nas dependências do Museu Histórico e Pedagógico D.Pedro I e Dona Leopoldina em Pindamonhangaba. A programação também prevê apresentação musical dos Alunos da FASC; Homenagem ao acadêmico Dr. Nelson Pesciotta, saudado pelo Dr. Francisco Piorino Filho; Homenagem às Mães” por Brasilino Alves de Oliveira Neto, da Academia Caçapavense de Letras; e Conferência sob o tema “Novo Olhar Sobre os Cativos”, pela acadêmica  Gislene Alves.
.
RECOMENDO – Vem ai mais um livro de Gerson Jório. “Histórias Contadas Pelos Amigos”. Interessantíssimo. Dia 11 de junho às 20 horas na Ferroviária.

COBRANÇA – Felipe César (PMDB), desde que assumiu a presidência da Câmara, vem cobrando do Governador Geraldo Alckmin (PSDB), aumento do efetivo policial destinado a Pindamonhangaba. Tanto na esfera da Polícia Civil, quanto no que diz respeito à Polícia Militar.

PENA – O Amigo Jorge Gonçalves comunicou a este Colunista que não pode mais ficar na presidência da AMORPAS – Associação do Pasin. Pena. Combatemos juntos o bom combate por pelo menos 4 anos. Deixa o bairro organizado e sem violência. Mas, não pode mais sublimar sua vida particular. Felizmente passa a Diretoria para gente de bem: João Batista de Oliveira que era tesoureiro da Entidade e foi aclamado novo presidente. Torcemos para que faça uma boa gestão.      

CRESCIMENTO – Cresce entre a opinião pública o apoio ao magistrado Fábio Prates da Fonseca para concorrer a prefeito de Pindamonhangaba na próxima eleição. Pessoas mais chegadas avaliam que Fábio poderia sair pelo PT ou pelo PMDB. Nome muito forte! Honesto e corretíssimo. Certamente que pelo PMDB teria mais força para transformar Pindamonhangaba numa cidade melhor.

E AGORA GUGU? - Quero ver agora como fica Gugu Mello. De um lado o apoio velado ao velho nadador. De outro o amigo de infância, com laços de família...

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário