sexta-feira, 8 de maio de 2015

PRO VALE

POLÍCIA MOTIVADA - Fui cumprimentar meu vizinho, agora exercendo a titularidade da Delegacia Municipal de Pindamonhangaba, Dr. Vicente Lagioto, o qual reputo brilhante na investigação. Perguntei a ele como vai superar a falta de quadros na Polícia Civil? Me respondeu: -“com política motivacional”... Abriu a porta do gabinete e mostrou a satisfação com que as equipes estão trabalhando. Dando o dobro de si para vencer todos os obstáculos. Saí convencido. Gostei do que vi.

PODIA SER DE PINDA - A Folha de São Paulo publicou reportagem sobre o investimento de 2 milhões de reais do São Paulo F.C. no vôlei de Taubaté. Inclusive a contratação de Lucarelli, da seleção brasileira. Segundo Ricardo Navajas o time irá disputar a Superliga em condições de brigar pelo título. Se engana quem pensa que o prefeito de Pinda está arrependido ou incomodado. Estaria se ligasse para o esporte da Cidade. Parabéns ao Prefeito de Taubaté, e, sobretudo ao Magnifico Reitor da FAPI Luiz Otávio Palhari. A nós resta assistir e torcer pelo time do professor Macaé.

OPOSIÇÃO JÁ ERA - Se passar a nova lei eleitoral que acaba com as coligações, muitas carreiras políticas poderão terminar. Inviabilizados, partidos nanicos tendem a se aglutinar. A conseqüência é que muita gente que se diz de esquerda vai virar direita, nadando desesperadamente pela sobrevivência. Consta que aqui em Pinda só terão chance os que estiverem no PSDB, PMDB e quando muito o PT. Dos 11 vereadores, pelo menos 8 poderão ser do PSDB. Vai daí que já se pode assistir antigos oposicionistas beijando a mão do Poderoso no Palácio de Cristal. Assim como em Taubaté ninguém levará de Junior Ortiz, Vitão também pode ficar imbatível. O único que ganharia dele seria João Ribeiro, mas, fazer o quê? Não quer mais... Aliás, Vito Ardito, querendo, já pode inaugurar mais uma obra da iniciativa de João Ribeiro: a Praça Doutor Catioca, no Lessa...

CIÚMES – Me contaram que um secretário que também responde pela alcunha de Inhonho, preocupado com o beija-mão e a debandada de outros partidos para junto do Poderoso, teria reunido seu séquito, escalado assim; (todos os nomes me foram passados cifrados, sinceramente nem imagino quem são) Jorjão, Toni do Jornal, Zé Verde, Lando da Boleia e Papagaio Falador. Quê Rôlo!!! O encontro foi na Padaria Santo Pani, aqui pertinho de casa, em pleno expediente municipal. Em pauta a atitude a ser tomada, porque Inhonho não teria chance nas urnas, com tamanha adesão de notáveis à chapa que buscará a permanência na Cristaleira da Nossa Senhora de Bonsucesso... E já é permitido fazer conchavo na hora do trabalho na repartição?

POTOCA - O prefeito Vito Ardito disponibilizou um telefone para o munícipe reclamar da falta de lâmpadas e da iluminação pública: 3644-5214, assim como o e-mail ip@pindamonhangaba.sp.gov.br. Doce a ilusão de que alguém resolva uma coisa ou outra por lá. A municipalidade não tem lâmpadas em estoque... A firma que ganhou a licitação para fazer a manutenção do sistema não pode operar porque o certame foi impugnado. Experimente ligar e pedir uma troca de lâmpadas... Eles anotam, mas não trocam. Parece um bloco carnavalesco que tem no Rio, o “Concentra, mas, não Sai”... Mas a CIP “Contribuição de Iluminação Pública” continua sendo cobrada junto à conta de luz. Estamos pagando por um serviço que não é oferecido. Alô Ministério Público. Alô câmara Municipal! Com 11 ou 17 vereadores vai ser sempre a lesma lerda.

ALIÁS – Ouvi dizer que, o Cidadão José Roberto Cornetti Veloso tem revelado que o aumento do número de vereadores em Pinda não vai passar. Que cartas teria na manga? Não sei! Mais fácil acertar na ‘raspadinha’... Quem sabe pedirá a nulidade da sessão por vício na origem, vez que o tema não estava na ordem do dia. Foi manobra do vereador Tuninho da Farmácia, temeroso de não ser reeleito, a vista da sua imensa rejeição. Mas quem me falou lembrou que foi dele, Roberto Veloso, a iniciativa para reduzir de 19 para 11 vereadores lá atrás. Muita gente acha que para fazer o que eles fazem e ganham, não precisa mais do que os que já existem... “bacalhau basta!”.

OPINIÃO – Colega ilustre, o advogado Dr. Simões emitiu conceito a respeito do que escrevemos sobre a vergonhosa tentativa de aumento do número de vereadores e a famigerada transferência da iluminação pública para o bolso do contribuinte: “- Você está correto meu caro, em relação a duas coisas: o pretendido aumento do número de cadeiras de vereadores de Pinda, o que é uma vergonha; e o Apagão, que vem sendo decretado pelo Município, jogando as contas de iluminação pública para os Munícipes. Veja bem, é como eu digo no (livro) “Revolução Política”, as receitas federais, estaduais e municipais não suportam os exagerados gastos cometidos por má gestão e pela corrupção, por exemplo, superfaturamento de obras. Não há receita que chegue, porque se trata de um saco sem fundo. A Câmara deveria se preocupar com coisas como essas, se é que os edis querem ter moral, respeito e admiração. Cuidar a questão da iluminação pública, a fim de evitar mais um saque no bolso do contribuinte já combalido. E assim deveriam agir e defender a população. Precisamos mesmo é de um novo sistema de governo nos três níveis de administração pública do país”.

“BLITZEN” ABUSIVAS - Justiça seja feita ao vereador Magrão. Indignado com as incursões dos agentes municipais de trânsito contra munícipes, segundo ele abusivas; decidiu pedir explicações ao Executivo sobre ação dos “marronzinhos” cobrando documentos de motoristas como se fossem policiais militares. Protocolou o requerimento nº 642/2015, querendo informe a respeito de ‘blitzen’ que vêm acontecendo nas proximidades de Estrada de Ferro Campos do Jordão. Segundo Magrão até fiscal de pedágio agora dá carteiradas em Pinda. Magrão foi textual: “Presenciei esta operação e obtive informações que outras estão ocorrendo na cidade, as quais estão sendo realizadas por agentes de trânsito”.

LEMBRETE - PSDB começa com ‘P’ de perdulário, presídio, pedágio e punição... Dez novos radares começaram a operar em seis estradas estaduais do Vale do Paraíba. Foram instalados nas Rodovias: Monteiro Lobato (SP-050), Doutor Manoel Hyppolito Rego (SP-055), Deputado Nesralla Rubez (SP-058), Henrique Eroles (SP-066) Salvador Pacetti (SP-171), e, aqui perto de nós, na Amador Bueno da Veiga (SP-062). Até o fim do próximo mês, outros 39 radares serão instalados em rodovias do Vale. E vem aí o aumento de 15 por cento da água, como este Colunista anteviu... São obras do PSDB, com P de perdulário, presídio, pedágio e punição...

DAS REDES SOCIAIS – Pergunta que se multiplica a partir de uma moradora do Araretama: “porque os pontos de ônibus aqui do bairro não têm cobertura nem calçamento, como outros implantados em áreas consideradas nobres. Quando chove a gente apanha chuva e tem que amarrar saco plástico de supermercado no pé... Vem aí as  eleições, quando os candidatos vêm a periferia. Não esqueça, meu povo”...

SEMPRE FLAMENGO - Era menino e admirava a lealdade e estilo de Carlos Alberto jogar pelo Flamengo. Ele hoje está em Pinda. Mora no Real Ville. Anônimo, dedicado Cristão, atua silenciosamente na reforma e nas obras sociais da Igreja do Perpétuo Socorro. Grande caráter. Figura humana exemplar. Agora um Craque de Deus.  

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.


2 comentários:

  1. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 24 inciso VI, Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: (Marronzinhos)

    VI - executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada previstas neste Código, no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito;

    O artigo 22 do CTB define a competência dos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição:

    V - executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis pelas infrações previstas neste Código, excetuadas aquelas relacionadas nos incisos VI e VIII do art. 24, no exercício regular do Poder de Polícia de Trânsito

    Portanto, o agente de trânsito municipal, mais conhecido como marronzinho, não tem competência para fiscalizar documentação do veículo e nem do condutor, se isso estiver ocorrendo em Pindamonhangaba, é "ABUSO DE AUTORIDADE".

    Carlos Alberto Durand
    ex-Diretor de Trânsito

    ResponderExcluir
  2. Delegacia Municipal de Pindamonhangaba? Nos conte a novidade. Não mais é estadual? Obrigado.

    ResponderExcluir