sexta-feira, 29 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 29 de maio. Faltam 217 dias para o fim do ano.  434 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. dia do Estatístico e do Geógrafo. Instituição do primeiro campeonato mundial de futebol, a ser disputado dois anos depois no Uruguai (1928). Criação do Instituto Nacional de Estatística, mais tarde IBGE (1936). Morte da atriz Romy Schneider (1982). Tricampeonato Brasileiro do Flamengo por 3 a zero em cima do Santos (1983). Morte do Jornalista Leon Eliachar (1987) e do campeão Olímpico João Carlos de Oliveira – o João do Pulo (1999).  

AMANHÃ FOI ASSIM

SÁBADO, 30 DE MAIO.  Dia do Decorador e do Geólogo. Casamento de Dom Pedro II, aos 16 anos, com a napolitana Teresa Cristina de Bourbon, por procuração. O casal se conheceu  3 meses depois no Rio de Janeiro (1843). Renúncia do senador Antonio Carlos Magalhães para evitar cassação, depois de denuncia da violação do painel de votações do senado, do qual era presidente. (2001).

DOMINGO, 31 DE MAIO. Dia internacional da Aeromoça. Dia Mundial do Comissário de Bordo, de Combate ao Fumo, do Enxadrista e dos Meios de Comunicação Social. Assinatura do armistício entre China e Japão (1933). Execução do carrasco nazista Adolf Eichman, em Israel (1962). Aniversário da atriz Brooke Shields (1965). Morte da pintora Djanira (1979), de Frei Damião (1997), do músico Cubano Tito Puentes (2000), do criador do personagem Pimentinha, publicado em mais de mil jornais em 48 países, Henry Ketcham (2001) e do narrador esportivo Maurício Torres (2014)...
PRO VALE

PROTESTO - O noticiário da TV GLOBO denunciou manobra do SINDUSCON: Desconto de 3 por cento sobre o salário dos mais de 400 mil peões de São Paulo, sob o pomposo título “contribuição negocial assistencial”. Aos operários foi dado prazo de 10 dias para fazerem oposição ao desconto, por escrito, em letra cursiva e sem erros de português. Ora, ora... Resultado? Filas homéricas a porta do sindicato, liderado pelo deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB) que teve perto de 3 mil votos aqui em Pinda, onde fez chapa com Rafael Goffi.

TOMBAMENTO OU DESABAMENTO? - A Capela Histórica do Santana,  construída por volta de 1879, corre o risco de cair ou ser demolida pela Comissão de Obra da Nova Igreja. Justificativa: “necessidade do espaço para outros fins”. O Povo é contra. Luta pela memória histórica e afetiva do bairro. A Capela é tombada. Mas, se o MP não for rápido com a ação civil pública de n°4000306-0.2013.8.26.0445 o tombamento pode se consumar pela ação do vento.

ECOCHATICE - A estrada que liga Paraty a Cunha, a partir de Guaratinguetá, está em obras. Apenas um curto trecho de serra, na divisa com o Rio de Janeiro, não está pavimentado. Apesar disso, muitos aparelhos GPS indicam a Estrada Real Paraty-Cunha como alternativa de acesso ao litoral norte de São Paulo ou ao litoral sul do Rio de Janeiro. Não deixa de ser verdade... Mas a rota ainda é temerária. O percurso de 7 kms na Serra da Bocaina é desalentador. A restauração volta-e-meia é interrompida por discussão ecochata e infinita. Será que pretendem fechar a passagem, aberta no ciclo do ouro, por onde passava o minério procedente de Diamantina e Ouro preto até o porto de Paraty, a pretexto de preservar o meio ambiente? O projeto de restauro não precisa necessariamente agredir a natureza. Entendeu o desembargador Guilherme Couto de Castro.

EMBARGO É PIOR - O ecochatos não percebem. A paralisação da obra pode provocar dano inverso. O Parque Nacional da Bocaina fica exposto a processo de degradação, em razão do acesso descontrolado de invasores, que se aproveitam da precariedade da estrada, onde a fiscalização não penetra. Além do mais, as movimentações de terra já realizadas acabarão por potencializar riscos de processos erosivos. Tomara que, em breve, o trecho seja concluído, com as ressalvas de preservação de encostas e taludes. A vista que se terá do uso regular da Estrada Paraty-Cunha é uma bênção compensadora. Mesmo para quem se atreve a transpor ali a Serra, na precariedade em que está hoje. Imaginem com a obra concluída...

NOITE DE GALA – Na Academia Pindamonhangabense de Letras acontece nesta sexta-feira, às 20 horas, o lançamento de dois livros importantíssimos: “Histórias de Uma Índia Puri”, de Mauricio Cavalheiro e, “A Face do Anjo”, de Alberto Santiago. Será em sessão solene, nas dependências do Museu Histórico e Pedagógico D.Pedro I e Dona Leopoldina em Pindamonhangaba. A programação também prevê apresentação musical dos Alunos da FASC; Homenagem ao acadêmico Dr. Nelson Pesciotta, saudado pelo Dr. Francisco Piorino Filho; Homenagem às Mães” por Brasilino Alves de Oliveira Neto, da Academia Caçapavense de Letras; e Conferência sob o tema “Novo Olhar Sobre os Cativos”, pela acadêmica  Gislene Alves.
.
RECOMENDO – Vem ai mais um livro de Gerson Jório. “Histórias Contadas Pelos Amigos”. Interessantíssimo. Dia 11 de junho às 20 horas na Ferroviária.

COBRANÇA – Felipe César (PMDB), desde que assumiu a presidência da Câmara, vem cobrando do Governador Geraldo Alckmin (PSDB), aumento do efetivo policial destinado a Pindamonhangaba. Tanto na esfera da Polícia Civil, quanto no que diz respeito à Polícia Militar.

PENA – O Amigo Jorge Gonçalves comunicou a este Colunista que não pode mais ficar na presidência da AMORPAS – Associação do Pasin. Pena. Combatemos juntos o bom combate por pelo menos 4 anos. Deixa o bairro organizado e sem violência. Mas, não pode mais sublimar sua vida particular. Felizmente passa a Diretoria para gente de bem: João Batista de Oliveira que era tesoureiro da Entidade e foi aclamado novo presidente. Torcemos para que faça uma boa gestão.      

CRESCIMENTO – Cresce entre a opinião pública o apoio ao magistrado Fábio Prates da Fonseca para concorrer a prefeito de Pindamonhangaba na próxima eleição. Pessoas mais chegadas avaliam que Fábio poderia sair pelo PT ou pelo PMDB. Nome muito forte! Honesto e corretíssimo. Certamente que pelo PMDB teria mais força para transformar Pindamonhangaba numa cidade melhor.

E AGORA GUGU? - Quero ver agora como fica Gugu Mello. De um lado o apoio velado ao velho nadador. De outro o amigo de infância, com laços de família...

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com


quinta-feira, 28 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

QUINTA-FEIRA, 28 de maio. Faltam 218 dias para o fim do ano.  435 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. Fundação, em São Paulo, do primeiro Partido Socialista Brasileiro (1902). Golpe em Portugal levava Salazar ao poder, numa ditadura que durou 44 anos (1926). Criação da OLP – Organização para a Libertação da Palestina (1964). Morte do Duque de Windsor, ex- rei Eduardo VIII, que abdicou ao trono da Inglaterra por amor a uma plebéia. Morte do pintor Alfredo  Volpi (1988)

AMANHÃ FOI ASSIM

Sexta-feira, 29 de maio, é dia do Estatístico e do Geógrafo. Instituição do primeiro campeonato mundial de futebol, a ser disputado dois anos depois no Uruguai (1928). Criação do Instituto Nacional de Estatística, mais tarde IBGE (1936). Morte da atriz Romy Schneider (1982). Tricampeonato Brasileiro do Flamengo por 3 a zero em cima do Santos (1983). Morte do Jornalista Leon Eliachar (1987) e do campeão Olímpico João Carlos de Oliveira – o João do Pulo (1999).  
BRASIL NÃO DEVE EXTRADITAR CHEFÃO DA CAMORRA.

O italiano Pasquale Scotti, de 56 anos, vive no Recife desde 1986, data em que entrou no Brasil. Tem mulher e dois filhos brasileiros... Pela letra fria da lei, a mesma que consagrou permanência a Ronald Biggs o tempo que quis, não pode ser extraditado.

O Brasil não concede extradição quando o estrangeiro tem filho nacional brasileiro. Afora isso, o mafioso está condenado a prisão perpétua, por ter nas costas 26 homicídios, casos de extorsão, resistência e fuga do hospital em que se encontrava custodiado na Itália...  O Brasil, se acaso concedesse a extradição, exigiria que a Itália aplicasse a pena máxima prevista aqui, onde não temos a prisão perpétua. São detalhes que, certamente, serão vistos pelo Supremo Tribunal Federal quando o caso for apreciado na mais alta corte do país.

Pasquale, que usava o nome Francisco de Castro Visconti, já aguarda pelo Supremo na ala federal da penitenciária da Papuda, em Brasília, para onde foi levado.

Aposto que o STF não concederá a extradição.

Falei e disse!



quarta-feira, 27 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

QUARTA-FEIRA, 27 de maio. Faltam 218 dias para o fim do ano. 435 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. Dia do Profissional Liberal. Aniversário do meu amigo Jornalista Sérgio Cabral,  pai do ex-governador do Rio (1937). Afundamento do navio de guerra alemão Bismarck matando 2 mil e 100 homens no Atlântico Norte (1941). Morte do político João Amazonas, fundador do PCdoB (2002).

AMANHÃ FOI ASSIM

QUINTA-FEIRA, 28 de maio. Fundação, em São Paulo, do primeiro Partido Socialista Brasileiro (1902). Golpe em Portugal levava Salazar ao poder, numa ditadura que durou 44 anos (1926). Criação da OLP – Organização para a Libertação da Palestina (1964). Morte do Duque de Windsor, ex- rei Eduardo VIII, que abdicou ao trono da Inglaterra por amor a uma plebéia. Morte do pintor Alfredo  Volpi (1988)
PATRÃO NÃO PODE LIMITAR IDAS DE EMPREGADO AO BANHEIRO

Empresa de Porto Alegre pagará multa de mil reais a cada vez que limitar ida de trabalhador ao banheiro... julgamento pode servir de parâmetro a outros casos. Denúncia contra a empresa INTERADAPT SOLUTION encontrou pronta resolução no juízo trabalhista da 19ª Vara do TRT gaúcho, diante de ação civil pública proposta pelo Ministério Público, aplicando analogia a norma 17 do Ministério do Trabalho.

A empresa limitava em 3 vezes ao dia o número de idas ao banheiro, em intervalos determinados. E, agravando a situação, um dos coordenadores repreendeu publicamente dois funcionários por excederem, em alguns minutos, o tempo fixado.

Ainda acho mil reais de multa um castigo pequeno. Cobrando com a mesma moeda, deviam enquadrar os chefes no mesmo sistema de privação que impunham aos empregados humilhados.

Falei e disse!

terça-feira, 26 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

TERÇA-FEIRA, 26 de maio. Faltam 219 dias para o fim do ano. 436 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. Dia do Revendedor Lotérico. Inauguração dos três primeiros circuitos telefônicos entre Rio e São Paulo (1918). Bispos lançavam manifesto elogiando o golpe militar que evitou “um regime Bolchevista” no Brasil (1964). Primeiro transplante cardíaco realizado no Brasil pelo Professor Euricledes Jesus Zerbini (1968). Mortedos apresentadores de televisão Flávio Cavalcanti (1986), e Murilo Nery (2001); e de Roberto Civita, dono da Editora Abril (2013).

AMANHÃ FOI ASSIM

QUARTA-FEIRA, 27 de maio. Dia do Profissional Liberal. Aniversário do Pai do governador do Rio, meu amigo Jornalista Sérgio Cabral Pai (1937). Afundamento do navio de guerra alemão Bismarck matando 2 mil e 100 homens no Atlântico Norte (1941). Morte do político João Amazonas, fundador do PCdoB (2002).
MUDAR ESTATUTO É MAIS FACIL QUE ALTERAR CONSTITUIÇÃO

A escalada de casos de ataques a faca no Rio reacendeu o debate em torno de propostas de redução da maioridade penal e revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente, que este ano completa 25 anos.

Uma revisão do Estatuto teria caminho mais curto no Congresso Nacional do que a proposta de emenda constitucional, alterando a legislação para reduzir, de 18 para 16 anos, a maioridade penal. O ECA, sendo lei ordinária, pode ser alterado por projeto de lei, aprovado por maioria simples na Câmara dos Deputados e no Senado.

A situação exige o caminho mais curto.


Falei e disse!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEGUNDA-FEIRA, 25 de maio. Faltam 220 dias para o fim do ano. 437 para as olimpíadas do Rio de Janeiro...  Dia da Indústria, da Costureira, do Massagista, do Trabalhador Rural, da Libertação da África... Bi-campeonato da seleção Brasileira de basquete masculino (1963). O Brasil dava asilo político aos sucessores da ditadura salazarista portuguesa – Américo Thomas e Marcelo Caetano (1974). Morte do compositor Luizinho Éça (1992) e do Autor da foto de Ernesto Tchê Guevara que circulou o mundo – Alberto Diaz Gutiérrez – o Korda (2001).

AMANHÃ FOI ASSIM
TERÇA-FEIRA, 26 de maio. Dia do Revendedor Lotérico. Inauguração dos três primeiros circuitos telefônicos entre Rio e São Paulo (1918). Bispos lançavam manifesto elogiando o golpe militar que evitou “um regime Bolchevista” no Brasil (1964). Primeiro transplante cardíaco realizado no Brasil pelo Professor Euricledes Jesus Zerbini (1968). Morte dos apresentadores de televisão Flávio Cavalcanti (1986), e Murilo Nery (2001); e de Roberto Civita, dono da Editora Abril (2013).
CRIMINALIDADE NO RIO DESPERTA A CÂMARA FEDERAL

Casos e mais casos de vítimas esfaqueadas no Rio.  Aceso o sinal de alerta na Câmara dos Deputados. Pode ser desengavetado o projeto de lei que dorme a 11 anos no legislativo. Criminaliza o porte das chamadas armas brancas nas ruas. Facas, cacos de vidro e etc...

É o clamor público, que se intensifica após a morte do cardiologista Jaime Gold — atacado por ladrões na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos metros quadrados mais caros da capital carioca. Talvez do mundo!

O líder do PMDB, Leonardo Picciani, pediu o desarquivamento da proposta protocolizada em 2004, pelo deputado Lincoln Portela, do PR de Minas Gerais. O texto deve receber emendas, já que é considerado brando. Em vez de três meses a um ano de detenção e multa, o que abriria brecha para os suspeitos responderem em liberdade, Picciani defende que a pena mínima seja de três anos, de modo  que o acusado de porte de facas ou qualquer objeto cortante seja mantido preso.

O deputado também quer audiência pública para discutir o projeto com autoridades de segurança, integrantes do Judiciário e da sociedade civil.

A proposta já tramita na Comissão de Constituição e Justiça. Mas não há previsão para ser apreciada,  vez que a pauta está trancada até o dia 10 de junho, com precedência ao projeto de desoneração da folha de pagamento.

É preciso urgência sobre a precedência, antes que mais gente morra. Ou então que seja combinado com a marginalidade um prazo para desenrolar a burocracia do legislativo...


Falei e disse!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA 22 de maio.  Faltam 223 dias para o fim do ano. 440 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. Dia do Apicultor e do Economiário. Data da emancipação de Bom Jesus dos Perdões (1705) e de Santa Branca (1832). Aniversário do envio de tropas de paz do Brasil à República Dominicana (1965).

AMANHÃ FOI ASSIM

SÁBADO, 23 de maio. Dia do Soldado Constitucionalista de São Paulo. Aniversário do automobilista Rubens Barrichello (1972). Aniversário de duas importantes conquistas do cinema brasileiro: “O Pagador de Promessas” (1962); “Memórias do Cárcere”, de Nelson Pereira dos Santos, com produção de José Oliosi Neto (1984); conquistaram a Palma de Ouro em Cannes.

DOMINGO, 24 de maio. Dia da Infantaria, do Datilógrafo, do Telegrafista, do Vestibulando e do Detento. Data da Regulamentação da profissão de Artista (1978). Aniversário da independência do Equador (1822). Nascimento do cantor Bob Dylan (1941); de Luiza Brunet (1962). Morte do jazzista norte-americano Duke Ellington (1974) e do cantor brasileiro Carlos Galhardo (1985).
PRO VALE

CARONA CARA - Integra do despacho saneador do Juiz Hélio Aparecido Ferreira de Sena: “Não havendo interesse das partes em buscar uma composição em Juízo, passo a sanear o feito. 2. Em sua peça defensiva, o corréu MARTIM CÉSAR suscitou exatamente as mesmas preliminares agitadas na sua resposta preliminar. Por força dessa identidade e por economia, remeto às partes aos argumentos jurídicos já lançados no item 1.2 da decisão de pp. 547/550, os quais refutam as teses defensivas. 3. No mais, tendo o feito se constituído e se desenvolvido, até aqui, de forma válida e regular, dou-o por saneado. 4. Ato contínuo, verifico que os pontos controversos e determinantes para a solução da lide recaem sobre a existência das condutas discriminadas na inicial e o enquadramento delas nos dispositivos da Lei 8.429/92, também indicados na exordial. 5. Nesse contexto, defiro a produção de prova oral, a ser realizada em audiência de instrução e julgamento designada para o dia 11 de junho de 2015, às 14h30min. 5.1. Intimem-se pessoalmente os réus para serem interrogados em juízo, nos termos do art. 342 do CPC. 5.2. Faculto às partes o prazo comum de 05 (cinco) dias contados da intimação desta decisão para depositarem os róis de testemunhas. Caso pretendam as intimações destas, assim deverão requerer expressamente, pois, no silêncio, presumir-se-á que elas comparecerão independentemente de intimação. 6. Com fundamento no art. 130 do CPC, indefiro a produção de prova pericial. Num primeiro aspecto, prescinde-se de conhecimento técnico para a apuração da restituição ou do prejuízo ao erário, bastando a juntada de documentos que a comprovem e, se o caso, o auxílio da Contadoria Judicial. Noutro aspecto, o fato de o suposto prejuízo ter sido ressarcido não tem o condão de afastar a natureza supostamente ímproba da conduta...”.
É TAXI??? – Soube de fonte no MP que o Ministério Público estaria de olho em outro caroneiro da Câmara Municipal de Pindamonhangaba. Mesmo após o episódio exibido para o Brasil e o Mundo no Fantástico, da Rede Globo; teria usado irregularmente o veículo oficial. Uma aula de cara de pau...

TÁ CERTO ISSO? - O Jornal Tribuna do Norte, em tese, custa 1 real ao consumidor. Mas, segundo denúncia endereçada ao Blog, dependendo do foco da semana, pode não custar nada ao leitor... A Fundação João Romeiro e ou a prefeitura, o distribuem gratuitamente nos bairros. Aparelhado, o jornal faz propaganda governamental. Isso não seria o mais grave. Os vereadores, cujo mister principal é fiscalizar o governo, deveriam investigar a DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. Se o jornal custa um real e é dado, salvo melhor juízo, gera prejuízo ao erário. Com a palavra a Câmara e o Ministério Público.

ACERTOU NO ALVO - Aeroporto de São José: quem te viu, quem te vê... Não seria justo, depois de uma reforma caríssima, o Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf ficar fora de operação. A Azul, única empresa que fazia linhas a partir de São José dos Campos desistiu de operar ali. Alegou falta de resposta econômica... Não teve visão, porém, de torná-lo alternativa para Guarulhos e Viracopos, criando rotas de conexão para ambos. A TAM deve fazer isso, além de restabelecer a linha para Brasília, cujo primeiro vôo já está com os 199 lugares reservados, e, numa segunda etapa para o Rio de Janeiro. Ampliado, e,  com capacidade internacional, passando de 800 metros para 5 mil e 800, o aeroporto leva o nome do Professor Urbano Ernesto Stumpf, numa homenagem ao cientista que desenvolveu o etanol combustível. Pode retornar também a vocação de terminal de carga, e atender ao grande número de indústrias do cone leste paulista. Além disso, firma-se como terminal turístico, atendendo a demanda para as cidades da Serra da Mantiqueira e do litoral, como Caraguá e Ubatuba, além de Aparecida, destino de muitos católicos. A TAM acertou no alvo.

VISÃO – conheci o ousado projeto do diretor ferroviário Airton Camargo e Silva,  para o complexo turístico que envolve a Estrada de Ferro Campos do Jordão. É muito mais do que eu imaginava. Geraldo Alckmin está de parabéns pela escolha acertada. Nada como colocar alguém do ramo no lugar certo.

REPERCUSSÃO – O comentário que fiz aqui Blog sobre o balanço apresentado por Camargo e Silva à frente da Estrada de Ferro Campos do Jordão foi longe... Nei Garcez escreveu de Curitiba festejando a recuperação da ferrovia comparando o Executivo de hoje a Irineu Evangelista de Souza, o pioneiro Barão de Mauá... Por sua vez, o ex-vereador José Raul Machado Ribas escreveu o seguinte: “Excelente o comentário sobre a “Estradinha”, entretanto o que não pode deixar de ser estudada é a questão da segurança (ou seria insegurança) nas passagens em nível nos cruzamentos sobre a Rodovia Dr. Cáio Gomes Figueiredo. Quando o bondinho ainda subia a serra da Mantiqueira, numa noite chuvosa e sinalização quase zero, por Deus e por um triz, não perdi minha família inteira num desses cruzamentos... Bom lembrar que muita gente transita pela primeira vez pela citada rodovia sem conhecer seus riscos, e com a precariedade da sinalização noturna...”. TUDO CONTEMPLADO PELA REFORMA EM ANDAMENTO! Aliás, Amigo Ribas, a Estrada de ferro Campos do Jordão utiliza a mão de obra de presos na reconstrução da via permanente, taludes e barragens. Pretende contratar mais 30.

ATÉ QUE ENFIM – O Jornalista Irani Lima também destaca em seu Blog, o que reputo um bom exemplo parido da prefeitura de Taubaté, tão pobre em ações exemplares: “A Prefeitura de Taubaté firmou convênio com o PEMANO (Presídio Edgard Magalhães de Noronha) para a contratação de 120 reeducandos (presos condenados)”... Em quase 3 anos, finalmente uma atitude que merece aplauso.

FESTA NO SOCORRO – Está ficando linda a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, inteiramente restaurada com a supervisão do Amigo Carlos Alberto Alvarez que, no passado, abrilhantou a equipe carioca do Flamengo. Vai estar pronta para a Festa em louvor à Santa, precedida por novena de 5 a 14 de junho, data da grandiosa festividade. Também está previsto bingo a 13 de junho às 20 horas.

RECOMENDO – Vem ai mais um livro de Gerson Jório. “Histórias de Muitos  Amigos”. Interessantíssimo. Dia 11 de junho às 20 horas na Ferroviária.

CONCLUSÃO DE ECONOMISTAS - Estima-se que a reconstrução do Nepal, arrasado por catástrofe, vai custar 6 bilhões de dólares. Considerando o prejuízo contábil na Petrobrás, mais desvios da corrupção, em torno de 20 bilhões de dólares, podemos concluir que: financeiramente é melhor um país ser devastado por um terremoto do que ser administrado pelo PT...

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com


quinta-feira, 21 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

QUINTA-FEIRA, 21 de maio. Faltam 224 dias para o fim do ano. 441 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural e Nacional da Língua. Fundação da FIFA por 7 federações de futebol européias (1904). Morte de Carlos Lacerda (1977) e do Jornalista Ruy Mesquita, diretor do Estadão e defensor da liberdade de imprensa.

AMANHÃ FOI  ASSIM

SEXTA-FEIRA 22 de maio.   Dia do Apicultor e do Economiário. Data da emancipação de Bom Jesus dos Perdões (1705) e de Santa Branca (1832). Aniversário do envio de tropas de paz do Brasil à República Dominicana (1965).
BRASIL PÁTRIA FRAUDADORA

Era só o que faltava. A pseuda viúva do ex-deputado José Janene teria pedido ao Presidente da CPI da Petrobrás, deputado Marco Motta, do PMDB da Paraíba que promovesse a exumação do corpo enterrado como sendo do marido.

Para isso teria dito que ninguém da família reconheceu o corpo que chegou ao Paraná em caixão lacrado, procedente do Incor de São Paulo.

A filha do ex-deputado José Janene, Danielle Janene, acusa o deputado Marco Motta de mentiroso, e afirma que ele não deveria sequer presidir a Comissão de Inquérito, cometendo inverdades.

Motta agora estaria balançado quanto ao pedido de exumação. Mas antes chegou a declarar textualmente que se nem a pseuda viúva acredita que Janene esteja morto, muito menos a CPI pode acreditar.

Particularmente acho que investigar nunca é demais. Dizem que Janene estaria na clandestinidade em um país da América Central. Em verdade, teria motivos de sobra para sumir. Com o nome envolvido no valerioduto, mensalão, petrolão e todas as mutretas, pode muito bem ter simulado a morte para gastar, o que surrupiou, sem testemunhas e com identidade falsa...

BRASIL, PÁTRIA FRAUDADORA!


Falei e disse!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

QUARTA-FEIRA, 20 de maio. Faltam 225 dias para o fim do ano. 442 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. Eleição do primeiro presidente de Cuba, ainda tomada por tropas norte-americanas: Tomas Estrada Palma (1902). Charles Lindbergh era o primeiro homem a voar sem escalas entre Nova York e Paris. Aniversário do cineasta Luiz Carlos Barreto (1928). Formação da Orquestra Tabajara (1933). Morte do compositor Silas de Oliveira (1972) e do jornalista e fundador de “O Pasquim”, Tarso de Castro (1991).

AMANHÃ FOI ASSIM

QUINTA-FEIRA 21 de maio.  Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural e Nacional da Língua. Fundação da FIFA por 7 federações de futebol européias (1904). Morte de Carlos Lacerda (1977) e do Jornalista Ruy Mesquita, diretor do Estadão e defensor da liberdade de imprensa.
SINAIS DA CRISE

Inadimplência em alta e crescimento dos pedidos de recuperação judicial, demonstram claramente que a crise econômica está se agravando... Outro sinal é a perda de credibilidade de que o governo consiga a superação. Isso é possível ver diante da transposição do dinheiro da poupança para os carrinhos de compras, repletos de alimentos não perecíveis para serem estocados em casa...

A recuperação judicial caracteriza o último passo que o empresário pode dar antes de admitir a falência. De janeiro a abril foram 289 pedidos. Tentativa de reestruturação financeira que já representa um terço de todos os pedidos formulados no ano passado.

O país caminha para a recessão. E não adianta apenas culpar o governo já que somente nós teremos que pagar a conta.


Falei e disse!

terça-feira, 19 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

TERÇA-FEIRA, 19 de maio. Faltam 226 dias para o fim do ano. 443 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. Data da emancipação de Arapeí e de Potim (1991). Aniversário de morte do poeta e líder da terceira guerra pela independência de Cuba, José Martí (1895). Morte de Thomas Edward, o oficial inglês que reuniu as tribos árabes para combater os turcos e que passou a ser conhecido como Lawrence da Arábia (1935). Aniversário do cineasta Cacá Diegues (1940). Morte de Jacqueline Kennedy Onassis (1994).

AMANHÃ FOI ASSIM

QUARTA-FEIRA 20 de maio. Eleição do primeiro presidente de Cuba, ainda tomada por tropas norte-americanas: Tomas Estrada Palma (1902). Charles Lindbergh é o primeiro homem a voar sem escalas entre Nova York e Paris. Aniversário do cineasta Luiz Carlos Barreto (1928). Formação da Orquestra Tabajara (1933). Morte do compositor Silas de Oliveira (1972) e do jornalista e fundador de “O Pasquim”, Tarso de Castro (1991).
REFORMA POLÍTICA CORRE CONTRA O TEMPO

Tenho minhas dúvidas se a reforma política será aprovada a tempo de valer para a eleição do ano que vem. Além do fim das coligações, há muitas polêmicas em jogo. O próprio relator se mostra indeciso em face de múltiplas propostas.

Depois de indicar, contrariado, o ‘distritão’, votação em vence o mais sufragado para o Legislativo, Marcelo Castro, do PMDB do Piauí, modificou seu relatório para incluir a proposta de dar um mandato tampão de seis anos para vereadores e prefeitos eleitos em 2016, a fim de provocar a coincidência das eleições, a partir de 2022.

Todos os cargos eletivos do país seriam escolhidos numa única eleição a cada cinco anos, tempo de duração dos futuros mandatos, sem possibilidade de reeleição. Os senadores poderão ser a única exceção: já que há defesa de mandatos de dez anos.

Problema é a corrida contra o tempo. Para valer para a próxima eleição a reforma tem de estar aprovada até setembro.

Falei e disse!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEGUNDA-FEIRA, 18 de maio. Faltam 227 dias para o fim do ano. 444 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. dia das Raças Indígenas da América. Dia Mundial dos Museus e Nacional do Petroquímico. Data consagrada aos vidreiros. Seria aniversário do Papa João Paulo Segundo (1920). Em reunião histórica no Rio de Janeiro Leonel Brizola decidia criar o PDT (1980). Morte do futebolista Domingos da Guia – “O Divino” (2000).

AMANHÃ FOI ASSIM

TERÇA-FEIRA, 19 de maio. Data da emancipação de Arapeí e de Potim (1991). Aniversário de morte do poeta e líder da terceira guerra pela independência de Cuba, José Martí (1895). Nascimento de um dos Pais da Bossa Nova – o saudoso Johnny Alf (1929). Morte de Thomas Edward, o oficial inglês que reuniu as tribos árabes para combater os turcos e que passou a ser conhecido como Lawrence da Arábia (1935). Aniversário do cineasta Cacá Diegues (1940). Morte de Jacqueline Kennedy Onassis (1994).
HAJA PRESÍDIOS PARA ATENDER AO NOVO CÓDIGO PENAL!

O senado aprecia amanhã o projeto do novo Código Penal. Tramita desde dezembro do ano passado na Comissão de Constituição e Justiça e agora segue para votação em Plenário com pedido de urgência.

O texto tem como base anteprojeto formulado por comissão de juristas. Amplia a capacidade punitiva como um todo. Se opõe ao aborto. Torna a corrupção crime hediondo e tipifica os crimes de terrorismo e caixa dois. Aumenta o rigor penal nos crimes contra a Administração Pública.

Está merecendo críticas, sobretudo por conta de agravamento de penas para quem deixa de socorrer animal ferido, maiores do que para quem não auxilia criança machucada ou abandona idoso. 

Outro detalhe é não estabelecer onde guardar tanta gente, diante de penas mais longas.

Pelo visto, ainda será preciso queimar muita lenha antes da aprovação final.

Falei e disse!


sexta-feira, 15 de maio de 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 15 de maio. Faltam 230 dias para o fim do ano. 447 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. Dia Internacional das Famílias (ONU); do Assistente Social; dos Objetores de Consciência; e dos Gerentes de Bancos... Fundação do primeiro PTB com apoio de Getúlio Vargas (1945). Aniversário do futebolista Ray (1965). Morte de Juracy Magalhães (2001).

AMANHÃ FOI ASSIM

SÁBADO, 16 de maio. Dia do Gari, nome dado aos varredores de rua em homenagem ao primeiro chefe da limpeza urbana do Rio de Janeiro – Aleixo Gari. Nascimento do saudoso futebolista Nilton Santos (1925). Morte do cantor Sammy Davis Junior (1990). Condenação de Paula Tomaz,  assassina da atriz Daniela Perez (1997). Morte do ator e diretor Luiz Armando Queiroz (1999).

DOMINGO, 17 de maio. Dia Mundial das Telecomunicações. Decreto da licença maternidade de 2 meses (1932). Criação da CBF (1979). Morte da atriz Elza Gomes (1985). Assassinato do governador do Acre, Edmundo Pinto (1992).
PRO VALE

ACERTOU NA ‘RASPADINHA’ – O Cidadão José Roberto Cornetti Veloso tem palpites ótimos para acertar em qualquer coisa. Até na ‘raspadinha’. Disse que ia haver defecção no projeto de aumento de número de vereadores de Pinda e não deu outra. O próprio autor da proposta, Vereador Tuninho da Farmácia (PDT) pediu a retirada de pauta, cantando o velho fado: “Não sei se vou ou se fico... Não sei se fico ou se vou...”. Êta Câmara de Pinda...

OUTRA – Foi protocolado, sob o nº 00058/15 no Ministério Público, pedido documentado do Cidadão José Roberto Cornetti Veloso, para que sejam investigados casos de desvio de função de funcionários na Câmara de Pinda, com pagamento de atrasado, sem respaldo de título executivo judicial. A questão afeta período em que a mesa diretora da Câmara era presidida pelo vereador Martim César e integrada por Tuninho da Farmácia, Jair Roma e Alexandre Faria.

CARONAS CARAS – O Juiz Hélio Aparecido Ferreira de Sena, titular da 3ª Vara Cível de Pindamonhangaba, designou para 11 de junho próximo, às 14 e 30, a audiência de instrução e julgamento do processo nº 1000340-62.2014.8.26.0445 que apura o uso indevido do carro oficial da Câmara Municipal de Pindamonhangaba. Respondem á ação civil pública os vereadores Martim César (DEM) e Tuninho da Farmácia (PDT). Em tese, a Cidadania pode assistir, já que as audiências são públicas.
CADÊ A CÂMARA? – Não tive notícias se o Legislativo Municipal está apurando denúncia do jornalista Walter Magui de que estariam sendo doadas, irritualmente, sobras de cestas básicas compradas para o funcionalismo. A divulgação tornou público o informe... O fato de atribuir-se a responsabilidade da apuração ao Ministério Público – fiscal da lei; não tira o dever de investigação dos senhores vereadores, regiamente pagos para isso. Sobretudo em vésperas de eleições...

ALIÁS – Moradores do Lessa estão cobrando também o posicionamento do legislativo municipal, sobre informação que transpira no bairro, onde moram alguns funcionários do Executivo. Consta que a prefeitura teria em seus planos prolongar um arruamento por sobre a APA ali existente, sublimando uma nascente, em plena era de crise hídrica... A via se estenderia, atravessando propriedade da Família Lerário, até chegar ao shopping. Se a Câmara não tomar providência, o caso será levado ao Ministério Público, segundo denuncia o blog do SAL – Grupo “Somos Amigos do Lessa”. 

CAI A CIP – O vereador Roderley Miotto enviou a este colunista matéria apresentada pelo deputado federal Eduardo Cury – PSDB-SP; derrubando a determinação da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL; que transferiu para os municípios a responsabilidade pela iluminação pública, e autorizou  prefeituras a instituírem a CIP – “contribuição de iluminação pública”. Tomara que o vereador faça bom uso da legislação e, inclusive, encontre meios para a  municipalidade indenizar em dobro o que vem cobrando indevidamente na conta de luz...

JUSTIÇA DERRUBA A CIP – Aliás, tanto a Companhia Paulista de Força e Luz quanto a Elektro, devem continuar responsáveis pelos serviços de iluminação pública nas cidades de Gália e Andradina, respectivamente. Decisão é do desembargador Johonsom Di Salvo, da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, ao negar efeito suspensivo contra duas decisões que determinaram a continuidade do serviço pelas empresas. Além dos municípios não terem condições de assumir os serviços de iluminação pública, a justiça considera que a ANEEL não tem o poder de determinar que as prefeituras assumam o serviço, e, ainda por cima, transfiram a responsabilidade financeira para a população.,. Pindamonhangaba continua cobrando pela prestação que não oferece. A terceirizada não pode operar porque a licitação foi embargada.

DE SAÍDA... - Circula a notícia de que o médico Isael Domingues, vice de Vitão, pretende deixar o Partido Verde, onde teria prejudicado, em parte, a votação de Padre Afonso, mesmo assim reeleito deputado estadual. Dizem que atende a um pedido feito ainda em vida pela sogra. Outros dizem que ele e o padre não cabem mais num mesmo elevador. Há quem sustente que vai integrar a um grupo inelegível e salvar uma chapa no PMDB... Dr. Isael é um filho da sorte. Apesar de brigado com o prefeito, continua recebendo mais de 10 mil como vice, sem qualquer atividade...

EMOÇÃO – Devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida revelaram a este Colunista que foi ‘calorosa’ a entronização da imagem da Padroeira do Brasil no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. A comitiva contou com cerca de 400 pessoas entre bispos, padres e devotos, liderados pelo Cardeal Arcebispo, Dom Raymundo Damasceno Assis, e pelo bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Darci José Nicioli.

FESTA NO SOCORRO – Agora que está praticamente concluída a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vem ai a festa da Paróquia, “em casa reformada”. O Craque Carlos Alberto Alvarez que, no passado abrilhantou a equipe do Flamengo, e, hoje, pilota o programa social Comunitário; convida para as festividades em louvor da Santa, inclusive o bingo que a 13 de junho, às 20 horas, vai arrecadar fundos para a continuidade dos projetos...

CULTURAIS - Alberto Marcondes Santiago, vibrante presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, sinaliza para 2 eventos culturais importantes: Mapa Cultural Paulista e VIII Festipoemas, ambos com inscrições abertas. O Mapa Cultural, apenas até o fim da tarde desta sexta-feira. Já o Festipoemas aceita inscrições até 31 de julho.

SAUDADE – Sinto falta da camaradagem de José Lauro Silva, ex-dirigente do Banco Econômico em Pinda e dos bons tempos do “Jornal da Cidade”. Soube por Amigos que, hoje em dia, nos honra com o acompanhamento deste ‘Blog-Coluna’ em Taubaté, Cidade que também me acolhe bem, inclusive com meu reconhecimento como Cidadão Honorário.

ENFIM! – Comento com muita satisfação o relatório de recuperação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, por nós tratada carinhosamente de “Estradinha”, porém gigante pelo enorme potencial histórico, turístico, econômico e geográfico. Centenária e histórica, porque nascida em 1914, do ideário dos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, para conduzir e dar suporte ao tratamento da tuberculose, que se alastrava em todo o país. Leva até hoje, pelos mesmos trilhos, ao clima favorável de Campos do Jordão... Turística por descortinar pontos de rara beleza na Serra da Mantiqueira... Econômica por trazer recursos, inclusive em dólares para a região... Geográfica por enfrentar em trilhos simples, porém totalmente energizada; inclinações a 10 por cento, em montanha de mais de Mil e 700 metros, até alcançar o ponto ferroviário culminante do Brasil, no Alto do Lageado... A Estradinha dispensa as cremalheiras que existem na estrada de Ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro, e que sobe a apenas 714 metros. Mil a menos... É a primeira vez que observo transparência numa administração, desde que cheguei a este Vale, 8 anos atrás... É também a primeira vez que observo a “senhora estradinha” merecendo tratamento indispensável a sua recuperação. Desde a área gerencial até a renovação da via permanente, incluindo estações novas e antigas, bem como parques temáticos, como: o Capivari e o Reino das Águas Claras, onde se percorre visualmente a obra literária de Monteiro Lobato... Diga-se de passagem, há coisa de ano e meio, fui até o Reino das Águas Claras com uma filha, genro e neta que me visitavam. Ali, encontrei pleno abandono. Agora, pelo que me dá notícia o diretor ferroviário engenheiro Ayrton Camargo e Silva, já posso ir até lá e levar visitantes, sem temer o “Reino das Águas Podres”... É a nossa querida “estradinha” de volta aos trilhos. Parabéns!

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com  Blog:http://pensandovoce.blogspot.com