sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PRO VALE

SEGUNDO TURNO, NOVA ELEIÇÃO... - O segundo turno da sucessão presidencial começa do zero, e, curiosamente, em São Paulo. Aqui o PT sofreu sua maior derrota. Perdeu 6 deputados federais e a vaga de Eduardo Suplicy, até então vista como cativa no Senado... O PSDB, além de eleger bancada expressiva de deputados, garantiu a senatoria para José Serra-Serrador.

EM BUSCA DE ARREGOS - O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, correu desesperado atrás do presidente do PSB, Roberto Amaral, logo após a contagem dos votos. Buscava a bênção e os votos de Marina para Dilma. Tarefa árdua porque a raiva da seringueira com a turma que obstruiu o registro da Rede de Sustentabilidade era maior do que a revanche pela implicância de Aécio, dedicada a ela nos últimos dias de Rádio e TV no 1º turno.

E AGORA DILMA? – Restou à president(a) correr atrás dos miseráveis das bolsas e encher a cabeça do eleitor de fantasmas quanto a cortes de benefícios sociais e volta da política de arrocho salarial, jogando tudo isso na conta dos tucanos. Mas não adianta fazer isso com a bolsa miséria de Pernambuco, único estado do nordeste em que a velha política levou ferro, além do Maranhão, onde a “sarneyzada” também levou um “taca-lhe pau”...

QUEDA DE BRAÇOS – O cenário é em meio à disputa nos escândalos da CPI da Petrobrás e a onda de delações premiadas. Vazando, os documentos podem comprometer mais a candidatura de Dilma do que a de Aécio.

BOLSA DE APOSTAS – Agora que está seguro da renovação de seu contrato por mais 4 anos, vamos ver mais quantos dias o governador Geraldo Alckmin vai manter o reforço de policiamento que mandou para Pinda, Tremembé e Taubaté onde mora a maior população carcerária do Estado de São Paulo. Arrisco uma semana... E mais! Não duvidem de que venha aí a calamidade pública em torno da água, racionamentos e multas...

SHOW DE COBERTURA – A Band foi excelente na cobertura geral. Idem na cobertura local, onde Carlos Marcondes foi destaque em comentários oportunos. A Rede Novo Tempo também marcou ponto. Gabriela Frontini direto do Tribunal Regional de São Paulo foi presença viva, num link de ensinar à Rede Globo. Respondia imediatamente ao estúdio principal, onde estavam o Apresentador  Elio Moura, este Colunista e o cientista político da Unitau, Maurício Cardoso. No corte o brilhante Bruno Elmano. De parabéns à Equipe capitaneada por Wagner Cantori.     
GRANDE DERROTA – Maiores perdedores desta eleição foram os institutos de pesquisa... O País tem que acabar com isso, em nome da moralidade pública. Precisa deixar de ser hipócrita e permitir a boca de urna. É nela que reside a festa da democracia, com bandeiras e cédulas de mão em mão pelo Povo.

OUTRO QUE PERDEU – Depois de campanha espalhafatosa, com votação pouco maior que a de Goffi, Dr. Isael deu um tiro no pé, nas pretensões a prefeito de Pindamonhangaba. Menos votos que o Torino quando foi a federal. Se João Ribeiro não vier candidato, Torino pode ser o adversário de Vitão de novo, se  virar o jogo no TSE. Sem rejeição é o Professor Oswaldo Negrão. Anotem!

PODE SUJAR A FICHA LIMPA... – Além de perder nas urnas Dr. Isael vai amargar responder em Taubaté pela denúncia de falsificação de documento. Como venho informando, partiu da iniciativa popular a provocação ao Ministério Público para abrir investigação sobre a atitude atribuída ao vice prefeito Dr. Isael (PV) acusado de levar a registro com data de 2014, transferência de cotas da sogra, numa empresa em que era sócio dela. A veneranda senhora morreu em 2011. A promotora Paula Gizzi determinou, textualmente, pelo ofício MP 38.0378.0001957/2014-8, que o delegado Vicente Lagioto investigue “haja vista em princípio, presente a hipótese de Crime de Falsificação de Documento”. Dr. Vicente instaurou o inquérito e declinou da competência da investigação ao Delegado da Seccional de Polícia de Taubaté, Dr. José Luiz Ramos Cavalcanti, porque o vice prefeito só pode ser interrogado pelo Titular. Terão de responder também as testemunhas que assinaram o contrato. Todos correm o risco de ficar com fichas sujas. Ironia do destino. Logo com o autor da lei da ficha limpa...

LESSA NÃO PODE SER FECHADO - O Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo argüiu a constitucionalidade da norma legal que possibilitaria o fechamento do Residencial Dr. Lessa e qualquer outro loteamento em Pindamonhangaba, baseado na Lei 5492 de 18 de dezembro de 2012, aprovada pela Câmara ao apagar das luzes da administração passada. O procurador Márcio Fernando Elias Rosa acolheu argumentos do Grupo “Somos Amigos do Lessa”, encaminhados pela Promotora Luciana Polenti, reconhecendo vícios insanáveis como falta de audiências públicas e transferência gratuita de bens públicos para o patrimônio privado da Associação de Moradores do Lessa, com pretensão de transformar-se em pseudo-condomínio. O caso e a liminar impeditiva da transformação da AML em condomínio encontram-se amplamente divulgados no blog da SAL, hoje conduzido pelo Grupo “Somos Amigos do Lessa” (opositor ao fechamento do bairro); a partir de um desentendimento travado entre o antigo proprietário Carlos Alberto Durand e o presidente da AML - Associação de Moradores do Lessa, Anderson Nascif de Almeida (ex- assessor de Paulo Sérgio Torino, no SENAI e na campanha de 2012, quando Torino foi derrotado por Vito Ardito Lerário). O primeiro, “sabedor do montante deixado pela última diretoria, num total de R$ 27 mil, em depósito no Banco Santander” pedia que o segundo prestasse contas. Além de não prestar contas, como revela Durant, Nascif foi ácido na resposta, motivando que o Grupo de Amigos publicasse em seu blog (salsociedadeamigosdolessa.blogspot.com) o rumoroso imbróglio. Câmara e Prefeitura terão de prestar esclarecimentos sobre a lambança no Tribunal de Justiça de São Paulo.


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário