sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PRO VALE
MARINA ENREDADA – Marina Silva (PSB) tem dificuldade de sair dos enredos que Lula aprontou para ela: “a favor dos banqueiros”, por causa de Neca Setubal, e “contra o pré-sal”... Marina desmente, mas, a força do boato espalhado pela poderosa militância do PT é maior. Perto da hora da verdade, as pesquisas vão fazendo contas de chegar, para não se desmoralizarem. A última do Datafolha, divulgada esta semana, registra que Dilma Rousseff (PT) tem 36% das intenções de voto. Lidera o primeiro turno por diferença de 3 pontos. Marina (PSB) tem 33%, e Aécio (PSDB), 15%. No segundo turno a diferença é tão pequena que apostar em Dilma ou Marina é arriscado...
NA BOCA MALDITA – Com o crescimento que coloca Marina emparelhada,  e, até com vantagem sobre Dilma no turno final, o Povo diz  na gozação que a ambientalista Marina poderá tornar-se inelegível, porque o IBAMA apurou que ela “abateu numa única semana um tucano e uma anta”.
OPOSIÇÃO INCOMPETENTE – Com todas as denúncias que vão desde a investigação dos trilhos, progressão automática no ensino, desertificação, insegurança pública e etc... Alckmin (PSDB) navega em mar de almirante. Tem 49 por cento, enquanto Skaf (PMDB) tem 22 e Padilha (PT) 9, segundo o DATAFOLHA.
PAULINHO FAZ FORÇA – O candidato à reeleição Paulo Pereira da Silva (SOLIDARIEDADE/SP) faz força para não ser impugnado pela Lei da Ficha Limpa, depois de confirmada sua condenação com mais 9 pessoas por improbidade administrativa pela 6ª Turma do Tribunal Regional Federal de São Paulo.  Apesar de Condenado em segundo grau, pretende seguir em campanha, e vai sustentar que o registro de candidatura se deu antes da decisão do último dia 9 de setembro.
O DONO DOS VOTOS – Peixe que vendo pelo mesmo preço que comprei: certo candidato a deputado federal que diz ser dono de todos os votos de Pinda pretende representar contra outro que pintou muro da Rua Fortunato Moreira 529, estampando rosto, número e partido. O fundamento da denuncia é a chamada “Lei Jairão” (lei municipal 5423 de 26.07.12) que proíbe a pintura de propaganda eleitoral em muros de Pindamonhangaba. A denúncia se refere ao candidato Rafael Goffi... Particularmente não creio que o candidato Goffi, pós-graduado em processo eleitoral, fosse cair nessa fria... Deve estar amparado em alguma coisa.
NO TÚNEL DO TEMPO – ‘Recuerdo’ de um período eleitoral. Havia no Rio de Janeiro um vereador chamado Edgard de Carvalho Junior que sujava todos os muros e o chão com santinhos. Ganhou do Jornal “Ultima Hora” a alcunha de ‘Edgarzinho Porcalhão’. Outro que fazia fundo de campanha obrigando funcionários do gabinete a “doar” metade do salário, ganhou a alcunha de ‘Professor Falcatrua’...
NOVA CEI NA CÂMARA – O Plenário da Câmara Municipal de Pindamonhangaba decidiu instaurar Comissão Especial de Inquérito para apurar denúncias formuladas por funcionária do Vereador Eric, candidato a deputado estadual. Foram sorteados para compor a CEI os vereadores Ricardo Piorino, Magrão e Martin César que, em tempos idos, foi beneficiado por Eric, quando faltou a sessão no julgamento “dos Caronas”. Tem gente apostando que vai funcionar o ditado: “gentileza gera gentileza”... Tratar-se-ia de ‘fair play’?
CUNHADO NÃO É PARENTE – O Ministério Público estaria interessado em saber detalhes, e, se é verdade, a nomeação de certo cunhado para transportar doentes em Moreira César. Seria nepotismo ou pode funcionar a velha lógica de Leonel Brizola quando quis ser candidato à presidência, embora fosse cunhado de Jango: “cunhado não é parente, Brizola pra presidente”... Se a tese não prevalecer pode ser a pá de CAL.
OSWALDO QUER SABER – Leitor assíduo do Blog, o honestíssimo Vereador Professor Oswaldo (aquele  que não bota a mão em cumbuca, nem tira foto com qualquer um), requereu ao prefeito de Pinda que esclareça sobre o projeto de rebaixamento da linha do trem, aprovado pelo governo federal com custo de 2 milhões e pelo qual a Cidade já gastou. O projeto estaria engavetado.  O  vereador não acha justo jogar dinheiro fora. Além do mais, parece que é ilegal, porque a União também entrou com dinheiro nisso. Pindamonhangaba pode responder perante o TCU e até perder verbas federais futuras.  
CADÊ O DINHEIRO DAS MULTAS? – Pinda não arrecada pouco em multas! Tem ‘marronzinhos’ por todo lado e, ‘azulzinhas’ esvoaçantes como abelhas, o tempo todo a anotar. Por que será que a sinalização da cidade é uma porcaria? Semáforos quebrados. A onda verde não funciona. A pintura de chão parece feita com guache, não dura uma semana; pondo em risco pedestres e automobilistas... Um vereador honesto poderia exigir explicações do Tenente RR do Deptran para dizer o que é feito com a grana das multas, por lei destinada a esse fim. Fosse eu cobraria tin-tin por tin-tin, nos seus mínimos detalhes...
INUNDAÇÃO NO LESSA? – Assim que o blog da SAL publicou sobre a implantação de tubos para a nova rede de galerias pluviais entre o Lessa e o terreno onde será erguido condomínio de prédios, vizinho ao shopping, a Tribuna Chapa Branca (agora distribuída a granel gratuitamente), correu para indicar que a obra era para acabar com inundações no Lessa. Mas que inundações? Perguntei a gente que mora no bairro há mais de 30 anos. Ninguém lembra de inundação alguma ali... 
José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.



Um comentário:

  1. A Inundação ocorria no terreno do Sr. Janio Lerario, irmão do prefeito. Essa tubulação é para beneficiar os Lerarios, proprietários do terreno onde dizem será erguido um condominio vertical. Quem viver vera.....
    Abraço do amigo Durand

    ResponderExcluir