domingo, 13 de abril de 2014

PODE CAUSAR BAFAFÁ A FINAL ENTRE VASCO E FLAMENGO
HOJE NO MARACANÃ. TOMARA QUE NÃO.
 
Jorge Béja
 
Ao acabar de ler o artigo de hoje de Tostão, me encorajei para escrever sobre a final de logo mais no Maracanã, entre Vasco e Flamengo. Empate dá o título ao Flamengo. Nada entendo de futebol, embora seja tricolor desde menino. Mas o tema não é propriamente a partida, nem a qualificação de um ou outro clube. O tema é a arbitragem. No início da semana passada, o jornal O Dia "on-line", publicou notícia informando que a esposa do árbitro que apitará o jogo declarou que o time da colina seria vice. Na Rádio Globo, a declaração foi comentada pelos cronistas esportivos. E na Tv Bandeirantes o apresentador Fábio Barreto, (BrasilUrgente-Rio) deixou de lado o noticiário policial, para ler a notícia relativa à esposa do árbitro, cuja nota, disse Fábio, chegara às suas mãos durante a apresentação do programa.
 
ALERTA
 
Sem hesitar, mandei para o e-mail do dirigente máximo da arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Jorge Fernando Rabello, homem reto, sensato e exemplar, mensagem sugerindo que o referido árbitro fosse vetado e colocado outro em seu lugar.  Isto porque, ainda que fosse jocosa a declaração da senhora esposa do árbitro, a atuação de seu marido já estava comprometida. A declaração fez recair sobre ele a mesma suspeição que recairia sobre um magistrado se sua esposa declarasse qual seria o desfecho de um processo que seu marido julgaria. Disse a Rabello que os árbitros de futebol (indevidamente chamados de "juízes"), são árbitros esportivos, árbitros de fato. Porém os torcedores, os clubes e a moralidade pública são sujeitos de Direito, e que esse Direito era o da garantia de uma arbitragem sobre a qual não recaísse a menor suspeita.
 
EXEMPLOS
 
Na mesma mensagem, citei dois exemplos: Primeiro - se a atuação do árbitro venha ser incontestável, ainda assim, no caso de vitória do Vasco, haverá os que vão dizer que o Vasco venceu porque o árbitro quis mostrar que a declaração de sua esposa não era séria. Segundo - No caso de vitória do Flamengo, os adversários e torcedores derrotados, aborrecidos e contrariados, diriam que até a esposa do árbitro sabia disso. E ainda lembrei a Rabello que a reação seria mais indignada no caso de uma atuação contestada, conturbada, com expulsões, pênaltis marcados (ou não marcados), faltas existentes ou não, que o árbitro marcou ou deixar de marcar, cartões amarelos,  para uma ou outra equipe,etc....
 
Infelizmente, o nobilíssimo Jorge Fernando Rabello não me respondeu. E manteve o referido árbitro para apitar a final de logo mais no Maracanã. Para concluir: seria prudente --- e para o bem e a paz do futebol --- que outro árbitro atuasse na partida de hoje, ainda que o árbitro mantido seja de reputação ilibada. Sim, porque seja como for, qualquer que venha ser o vitorioso, certamente a declaração da esposa será lembrada pelo torcedor derrotado. Em suma: se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. Tomara que não acabe em bafafá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário