sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


SERÁ QUE TERMINA EM SAMBA???

Em matéria assinada para a “Isto é”, Josie Jerônimo publica que, diante das ameaças da ex-chefe de gabinete da Presidência Rosemary Noronha, integrantes do PT montam estratégia para acalmá-la e evitar que suas revelações causem mais transtornos para o partido e para o governo: “Assustada com a possibilidade de ser abandonada por seus antigos padrinhos, Rose vem emitindo recados nada republicanos para integrantes do governo e do PT. Em conversas com interlocutores, Rose ameaçou contar “tudo o que sabe” e arrastar novos personagens para o epicentro do esquema desvendado pela PF... “Nos últimos dias foi articulada verdadeira operação abafa para serenar ânimos da secretária de temperamento explosivo. O objetivo é evitar que o escândalo gere danos maiores, sobretudo para autoridades do governo e para o próprio ex-presidente Lula, com quem Rosemary “mantinha uma relação antiga”.

Já a sessão final do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal ficará para depois. O ministro Celso de Mello, que daria o voto de desempate sobre a perda de mandato dos deputados condenados pelo Supremo foi internado com suspeita de pneumonia.

A votação sobre a perda dos mandatos dos deputados João Paulo Cunha,  Valdemar Costa Neto e Pedro Henry está empatada. Falta apenas o voto de Celso de Mello. A questão é polêmica porque a Constituição Federal abre espaço para  duas interpretações. A primeira refere-se à condenação em ação criminal, que é a hipótese para suspensão de direitos políticos. Na segunda é aberta exceção no caso de parlamentares, atestando que somente as respectivas Casas Legislativas podem decretar a perda de mandato após processo interno específico.

Mas, acredita-se que Celso Mello será a favor da cassação pelo Supremo, ainda que isso abra uma crise institucional, como prevê o presidente da Câmara, Marco Maia.

No senado o que mais se espera é que a oposição consiga vencer a base aliada para convocar o publicitário Marcos Valério para contar o que sabe sobre a “Tiurminha do Lula” na Comissão de Constituição e Justiça, antes que eles consigam blindar a imprensa, como pretendem, recriando a censura através do chamado marco regulatório.

E assim, de escândalo em escândalo vamos vivendo a vida...

Francamente! Que país é esse?

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário