quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


JÁ DIZIA BRIZOLA...

Leonel Brizola dizia que a maquininha da eleição não era confiável. Eu mesmo debochei dele. Mas o auditório da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro, aberto ao público, foi pequeno para quem assistiu, durante 3 horas e meia, um hacker de apenas 19 anos mostrar ao especialista em transmissão de dados, Reinaldo Mendonça, e ao delegado de polícia, Alexandre Neto, como faz para interceptar dados e favorecer a determinado candidato, através de acesso ilegal e privilegiado à intranet da Justiça Eleitoral.

A reunião para provar que a urna eletrônica não é confiável como se imagina foi promovida pelos institutos de estudos políticos do Partido da República: o Instituto Republicano; e do Partido Democrático Trabalhista: a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini.

O rapaz disse textualmente: “A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50 por cento dos dados já foram transmitidos, atuamos. Modificamos resultados mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada”.

O depoimento do hacker – disposto a colaborar com as autoridades – foi chocante até para os palestrantes convidados para o seminário, como a Dra. Maria Aparecida Cortiz, advogada que há dez anos representa o PDT no Tribunal Superior Eleitoral; o professor da Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Pedro Antônio Dourado de Rezende, que estuda as fragilidades do voto eletrônico no Brasil; e o jornalista Osvaldo Maneschy, coordenador e organizador do livro “Burla Eletrônica”, escrito em 2002 ao término do primeiro seminário independente sobre o sistema eletrônico de votação em uso no país desde 1996.

O hacker está vivendo sob proteção policial e já prestou depoimento na Polícia Federal, declarou aos presentes que não atuava sozinho: fazia parte de pequeno grupo que – através de acessos privilegiados à rede de dados da Oi – alterava votações antes que elas fossem oficialmente computadas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Brasil - o país da fraude!

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário