quarta-feira, 20 de julho de 2011

HOJE É DIA MUNDIAL DO AMIGO. O QUE SERIA DE NÓS SE NÃO FOSSEM OS AMIGOS!

Não existe nada melhor do que lembrar e abraçar um Amigo no dia de hoje. E quando eu digo Amigo falo daqueles de quem escrevemos com um “A” enorme, como foi para mim José Antonio de Oliveira, hoje chamado Saudade. Plena Disneylandia e eu aqui revendo o Mickey, o Pato Donald e o Tio Patinhas, sempre citados em sua coluna “Bastidores da Politica”. Tomara que os Amigos Vereadores de Taubaté requeiram a exibição do video da homenagem prestada pelo Deputado estadual Major Olympio (PDT) na TV Câmara, por ocasião dos 30 dias do falecimento de Meu Querido e Saudoso Mago.



Neste Dia também não posso esquecer do Meu Sogro querido, Luiz Carlos Teberga, Carlos Alberto Durand, de José Raul Machado Ribas e Paulo de Andrade, de Pinda; do Ivan da Silva Pereira, do Paulo Cardoso e do Ayrton Duarte no Rio de Janeiro... Baita Amigos!



Peço licença, no entanto, para destacar um de outro!



Não é meu parente! Mas fez por mim sem saber, talvez, muito mais que muitos consanguíneos. Estamos juntos desde que minha precocidade jornalística lançou-me na mídia em fevereiro de 1970.



Eu, aos 18 anos, repórter, cobrindo carnavais pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Ele, aos 49 anos, era juiz de menores da cidade mais importante e movimentada do Brasil, à época. Falo de meu Amigo desembargador Alyrio Cavallieri, que faz questão de expressar sua natividade em Itabirito, Minas Gerais, segundo ele "a maior pequena cidade do mundo".



Jurista e professor, meu Amigo Alyrio tornou-se nome de projeção nacional ao desempenhar a função de Juiz de Menores no Rio de Janeiro entre 1965 e 1975. O País e o mundo viviam turbulência política e verdadeira revolução nos costumes. A juventude atônita. E com sua formação humanista e cristã, o bom Juiz Cavallieri procurava dar ton - menos repressor e mais compreensivo - à relação entre a Justiça e a juventude.

Meu Amigo Alyrio Cavallieri foi fundador e presidente da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude, vice-presidente e conselheiro da Associação Internacional dos Magistrados da Juventude e da Família, com sede na Suíça, e fundador e secretário da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro. Crítico severo dos equívocos que ainda marcam o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Certa vez mostrei a ele a dificuldade que estava tendo com um juiz para conduzir o processo de adoção de uma criança - coisa comum na interlândia brasileira, infelizmente:

E não é que meu Amigo Alyrio, sem que eu soubesse, ligou para a Comarca e mostrou o interesse maior de garantir à criança um lar...

Antontem antevéspera do Dia Internacional do Amigo, contando datas mesmo aqui nos Estados Unidos, percebi que meu Amigo Alyrio estava com 90 anos de idade e resolvi abraçá-lo por telefone. Ele mesmo atendeu dizendo forte, como de costume: -“Alyrio”!

Quanta emoção... Recordamos os carnavais e o Programa de Televisão “O GRANDE JURI”, que me surpreendeu ao aceitar dividir comigo o comando, na Rede Manchete de Televisão. Afinal, naquela época magistrados não eram acessíveis a jornalistas como hoje.

Carinhosamente ele me disse que guardava todas as fitas do programa. Morri de vergonha porque eu não tinha nenhuma. Até gostaria de ter cópias delas. Mas não queria que pensasse que ligara para isso. Depois trocamos e-mails.

EIS O DELE, DE ONTEM, NA ÍNTEGRA:

“-Cataldi

A demora na resposta deve-se a uma pequena ausência. Foi um dia de felicidade. Durante o dia, minha esposa, Thaïs, de vez em quando, me surpreendia, "quêqui há. Porque tanto sorriso; ganhou na mega-sena?" - Imagine, Cataldi lembrar-se deste velhinho aqui... Estou revirando gravações antigas e logo lhe digo o que encontrei e mando. Abraço muito afetuoso, votos de felicidade junto à cara-metade e o Ary.

Amigo grato,

Alyrio Cavallieri”


DE MINHA PARTE

Pois quero que saiba que também adorei sentir seu carinho. De retorno recíproco. Meu carinho, também, desembargador AMIGO Cavallieri...

Nenhum comentário:

Postar um comentário