sábado, 30 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 29 de julho, Nascimento da Princesa Isabel (1846). Fundação do Jornal O Globo (1925). Criação da NASA (1958). Morte do comediante Mussum do Grupo “Os Trapalhões” (1994).
Sábado, 30 de julho, Jânio Quadros era confinado por 4 meses em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Morei no mesmo apartamento do Hotel em que ele ficou, enquanto dirigi o Jornalismo da Rádio Clube de Corumbá, à época ligada ao Sistema Globo de Rádio. O Dono mostrava sempre alentada conta de uísque que Jânio deixou. O ex-Presidente dizia que quem deveria pagar era a ditadura militar que o colocou lá. Faz sentido, já que não estava ali por gosto (1968)... João do Pulo conquistava a medalha de bronze no salto Triplo (1976).
Domingo, 31 de julho, as primeiras fotos de Marte enviadas pela Mariner IV (1965). Sequestro do Consul Brasileiro Aloísio Gomide, em Montevidéu, por guerrilheiros Tupamaros (1970). Morte do primeiro presidente português pós-Salazarismo, Francisco Costa Gomes (2001).
QUEM GANHA A QUEDA DE BRAÇOS?
De volta dos Estados Unidos onde não se fala em outra coisa que não seja a árdua missão de Barack Obama: conseguir vencer a crise que o país atravessa...
Conciliar a proposta do Partido Democrata em face das intenções dos Republicanos de barrarem o pacote de medidas para aumentar o teto da dívida norte-americana é administrar o impossível.
Este é o preço caro que o Povo Americano paga para ser dono da cocada, estabelecendo intrigas e fomentando guerras, em busca de manter-se em estado de riqueza, indiferente à fome no resto do mundo.
Dentro desse quadro, Democratas e Republicanos têm visão de sociedade e de mundo totalmente diferente. Obama e seu partido pregam o sacrifício da Nação em busca da solução, inclusive com cortes na aposentadoria. Os republicanos, ao contrário, sustentam ponto de vista diverso, olhando apenas o próprio umbigo.
Quem diria que ainda assistiríamos os Estados Unidos à beira da bancarrota, arrastando o planeta para um enorme buraco negro? O Brasil pagando para o Real não suplantar o dólar, para não quebrar nossos exportadores...
Pelo que senti em Nova Iorque, de onde cheguei ontem, só um milagre concilia essa queda de braços entre Democratas e Republicanos...
Parafraseando o velho e saudoso tio Patinhas de Pinda, o velho e saudoso Mago: - Oremos!
Falei e disse!
quinta-feira, 28 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 28 de julho, Dia do Agricultor. Morte do físico italiano Guglielmo Marconi (1937). Lampião, Maria Bonita e mais 11 cangaceiros são mortos e degolados na fazenda Angicos, na Bahia (1938). Morte do ator Britânico David Niven (1983).
LUTE PARA VENCER
Amigos, bom dia!
Alguém, percebendo minha luta diária nos últimos dias, para manter acesa esta coluna, “cozinhando o galo” enquanto viajo, enviou-me este conto. Quase que lenda de um homem ficou horas observando o esforço de uma borboleta para passar o corpo pela pequena abertura do casulo.
Num certo momento, parecia que ela havia chegado até onde podia e não tinha mais forças. Então ele decidiu ajudá-la. Pegou uma tesoura e retirou o que restava do casulo. Assim, a borboleta apareceu facilmente, mas seu corpo estava inchado e as asas, enrugadas. Ele continuou a olhá-la esperando que suas asas crescessem e se expandissem. Mas isso não aconteceu. Aliás, a borboleta passou o resto de sua curta vida se arrastando com o corpo inchado e as asas enrugadas. Nunca conseguiu voar.
O que o homem não conseguiu perceber e que a luta da borboleta para sair do casulo é o modo que a natureza encontrou de fazer o fluido do seu corpo passar para as asas e assim prepará-la para voar livremente.
Isso é para nos lembrar que receber tudo de mãos beijada não é tão bom assim. As lutas de todo dia são necessárias na nossa existência. Afinal, não seríamos fortes o suficiente, nem nunca poderíamos "voar" se não sentíssemos o gosto da batalha e de uma conquista pela vida!
Boa dica!
Amanhã estou de volta!
Falei e disse...
quarta-feira, 27 de julho de 2011
O SAMU INFORMA: UTILIDADE PÚBLICA.
Os médicos e paramédicos das ambulâncias de emergências perceberam que, muitas vezes – quase sempre; nos acidentes, os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir em favor desses doentes, não se sabe a qual pessoa contatar, numa longa lista de telefones existentes na agenda do celular do acidentado.
Circula entre o pessoal do SAMU a ideia de pedir a todas as pessoas que acrescentem, na sua longa lista de contatos, o NÚMERO DE QUEM DEVA SER CONTATADO em caso de emergência. E de forma bem simples, adicionando: “AA Emergência” (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos). É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU, ou a quem nos acuda, a nos acudir.
Os médicos e paramédicos das emergências sugerem, também, que se lhes parecer correta a proposta, que passemos esta mensagem adiante, a todos os amigos, familiares e conhecidos. Em nosso próprio benefício!
Falei e disse!
terça-feira, 26 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 26 de julho, Dia dos Avós. Data da emancipação política de Areias. Assassinato de João Pessoa (1930). Aniversário de Mick Jagger, líder dos Rolling Stones (1943). Morte de Eva Perón (1952). Início da revolução Cubana com o assalto aos quartéis de Moncada e Carlos Manuel Céspedes. Fidel Castro acaba preso (1953).
CAFÉ COM BOBAGEM
Existem muitas bobagens circulando pela internet. Mas também existem reflexões altamente relevantes. A que vou comentar hoje é de autor desconhecido, porém muito especial. Fala da opressão dos chamados anos de chumbo e compara com as liberdades atuais...
Na época da ditadura podíamos acelerar nossos Mavericks acima dos 120 km horários, sem a delação dos radares. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Podíamos cortar a goiabeira do quintal, empesteada de taturanas, sem que isso constituísse crime ambiental. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Podíamos tomar nossa redentora cerveja após o expediente, sem o risco de sermos jogados à vala da delinquência. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Não usávamos eufemismos hipócritas para fazer referências a raças (ei negão), credos (esse crente aí) ou preferências sexuais (fala sua bicha) e não éramos processados por isso. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Íamos a bares e restaurantes cujas mesas mais pareciam Cubatão em razão de tantos fumantes, os quais não eram alocados entre o banheiro e a coluna que separa a chapa. Mas não podíamos falar mal do presidente.
Cantava-se a menina do “contas a pagar” ou a recepcionista sem medo de sofrer processo judicial por assédio. Mas não podia falar mal do presidente.
Concluindo, Amigos: Hoje a única coisa que podemos fazer é falar mal do presidente!
Que droga, heim!
Falei e disse.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
PÉROLAS DOS VESTIBULARES
A seleção é do professor José Roberto Mathias que se deu ao desfrute de classificar respostas de vestibulandos à questão: “A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?”
Vejam só o que alguns dos estudantes foram capazes de responder:
“A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção” (Globo - Tudo a ver, A GENTE SE VÊ POR AQUI).
“A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar” (onde essa criatura arrumou esta faca???).
“A televisão leva fatos a trilhares de pessoas” (É muita gente isso?).
“A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação”. (Santo Deus!)
“A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação”. (Fantástico, Extraordinário!)
“A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não...” (Ah bom! Enfim, uma frase sobrenatural).
“A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças” (Como é que pode?).
“Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro”. (esta seria imbatível).
'A TV é o oxigênio que forma nossas idéias' (Sem ela, portanto, o indivíduo não pode sequer respirar, nem viver).
“A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral” (É praticamente uma tortura!!! )
“A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista” (sem comentários...)
Meus caros amigos... Parem de ver TV. Vamos estudar!!!!!!
FALEI E DISSE!!!
sexta-feira, 22 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 22 de julho, Dia do Trabalho Doméstico. Data do exílio em Portugal, do jornalista, escritor e líder da Ação Integralista do Brasil, Plínio Salgado (1939). Atentado a bomba na ABI e na OAB, no Rio de Janeiro, em que morreu a Secretária da Ordem dos Advogados, Lida Monteiro (1968).
Sábado, 23 de julho É Dia do Guarda Ferroviário. Deprimido pelo uso militar do avião, Santos Dumond recorria ao suicídio (1932). Adhemar Ferreira da Silva conquistava o ouro e o recorde mundial do salto triplo nas Olimpíadas de Helsinque (1952).
Domingo, 24 de julho A Baiana Marta Rocha perdia o título de Miss Universo por causa de duas polegadas a mais nos quadris (1954). Morte do ator Peter Sellers (1980) e do escritor José Mauro de Vasconcelos (1984).
NUNCA SUBSTIMEM A INTELIGÊNCIA DA MULHER
Mais uma eleição se aproxima, e percebo o estilo machista de fazer campanha de alguns candidatos. Lembro que cinquenta por cento dos votantes são mulheres...
Só para ilustrar trago a história das onze pessoas que estavam penduradas numa corda num helicóptero. Eram dez homens e uma mulher. Como a corda não era forte o suficiente para segurar todos, decidiram que um deles teria que se soltar dela. Eles não conseguiam decidir quem. Até que, finalmente, a mulher disse que se soltaria da corda. Não sem antes fazer um discurso: - Soltarei a corda porque nós, as mulheres, estamos acostumadas a largar tudo pelos nossos filhos e marido, dando tudo aos homens sem receber nada em troca, e, como os homens são a primeira criação de Deus, merecem sobreviver, pois também são mais fortes, mais sábios e capazes de grandes façanhas...
Quando ela terminou de falar, todos os homens começaram a bater palmas, soltando-se das cordas...
Moral da história: - Nunca subestime o poder e a inteligência de uma mulher...
Falei e disse!
quinta-feira, 21 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 21 de julho, Fundação do Fluminense Futebol Clube (1902). Criação do FMI e do Banco Mundial (1944). Morte do jornalista que desmistificou o economês, Aloysio Biondi (2000).
CRISE EXISTENCIAL
Um amigo enviou um e-mail, em tremenda crise. Diz que a essa altura já não sabe mais quem é!!! Reparem:
Na ficha do médico, sou... Cliente. No restaurante, freguês... Para a receita federal, contribuinte... se não pago imposto, sonegador... Para votar sou eleitor. Mas nos comícios sou massa... Se viajo com dinheiro, sou turista. Sem dinheiro, sou clandestino...
Caminhando na Rua, sou pedestre. Se atropelado, sou acidentado... No hospital sou paciente. Mas para os jornais, sou vítima... Se morrer sou defunto. Uns dirão que finado. Para outros fui extinto. Para o Povão, um presunto. Para os ufólogos abduzido. Para os católicos foi passamento. Para os espíritas desencarnado. Para os evangélicos arrebatado.
Mas para o governo, arremata: sou simplesmente um palhaço!
Será?
quarta-feira, 20 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 20 de julho, é uma data muito importante. Dia de muitos abraços por ser Dia Mundial do Amigo. Dia do Engenheiro Pan-Americano. Data em que Neil Armostrong se tornava o primeiro Homem a pisar na Lua (1969).
HOJE É DIA MUNDIAL DO AMIGO. O QUE SERIA DE NÓS SE NÃO FOSSEM OS AMIGOS!
Não existe nada melhor do que lembrar e abraçar um Amigo no dia de hoje. E quando eu digo Amigo falo daqueles de quem escrevemos com um “A” enorme, como foi para mim José Antonio de Oliveira, hoje chamado Saudade. Plena Disneylandia e eu aqui revendo o Mickey, o Pato Donald e o Tio Patinhas, sempre citados em sua coluna “Bastidores da Politica”. Tomara que os Amigos Vereadores de Taubaté requeiram a exibição do video da homenagem prestada pelo Deputado estadual Major Olympio (PDT) na TV Câmara, por ocasião dos 30 dias do falecimento de Meu Querido e Saudoso Mago.
Neste Dia também não posso esquecer do Meu Sogro querido, Luiz Carlos Teberga, Carlos Alberto Durand, de José Raul Machado Ribas e Paulo de Andrade, de Pinda; do Ivan da Silva Pereira, do Paulo Cardoso e do Ayrton Duarte no Rio de Janeiro... Baita Amigos!
Peço licença, no entanto, para destacar um de outro!
Não é meu parente! Mas fez por mim sem saber, talvez, muito mais que muitos consanguíneos. Estamos juntos desde que minha precocidade jornalística lançou-me na mídia em fevereiro de 1970.
Eu, aos 18 anos, repórter, cobrindo carnavais pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Ele, aos 49 anos, era juiz de menores da cidade mais importante e movimentada do Brasil, à época. Falo de meu Amigo desembargador Alyrio Cavallieri, que faz questão de expressar sua natividade em Itabirito, Minas Gerais, segundo ele "a maior pequena cidade do mundo".
Jurista e professor, meu Amigo Alyrio tornou-se nome de projeção nacional ao desempenhar a função de Juiz de Menores no Rio de Janeiro entre 1965 e 1975. O País e o mundo viviam turbulência política e verdadeira revolução nos costumes. A juventude atônita. E com sua formação humanista e cristã, o bom Juiz Cavallieri procurava dar ton - menos repressor e mais compreensivo - à relação entre a Justiça e a juventude.
Meu Amigo Alyrio Cavallieri foi fundador e presidente da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude, vice-presidente e conselheiro da Associação Internacional dos Magistrados da Juventude e da Família, com sede na Suíça, e fundador e secretário da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro. Crítico severo dos equívocos que ainda marcam o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Certa vez mostrei a ele a dificuldade que estava tendo com um juiz para conduzir o processo de adoção de uma criança - coisa comum na interlândia brasileira, infelizmente:
E não é que meu Amigo Alyrio, sem que eu soubesse, ligou para a Comarca e mostrou o interesse maior de garantir à criança um lar...
Antontem antevéspera do Dia Internacional do Amigo, contando datas mesmo aqui nos Estados Unidos, percebi que meu Amigo Alyrio estava com 90 anos de idade e resolvi abraçá-lo por telefone. Ele mesmo atendeu dizendo forte, como de costume: -“Alyrio”!
Quanta emoção... Recordamos os carnavais e o Programa de Televisão “O GRANDE JURI”, que me surpreendeu ao aceitar dividir comigo o comando, na Rede Manchete de Televisão. Afinal, naquela época magistrados não eram acessíveis a jornalistas como hoje.
Carinhosamente ele me disse que guardava todas as fitas do programa. Morri de vergonha porque eu não tinha nenhuma. Até gostaria de ter cópias delas. Mas não queria que pensasse que ligara para isso. Depois trocamos e-mails.
EIS O DELE, DE ONTEM, NA ÍNTEGRA:
“-Cataldi
A demora na resposta deve-se a uma pequena ausência. Foi um dia de felicidade. Durante o dia, minha esposa, Thaïs, de vez em quando, me surpreendia, "quêqui há. Porque tanto sorriso; ganhou na mega-sena?" - Imagine, Cataldi lembrar-se deste velhinho aqui... Estou revirando gravações antigas e logo lhe digo o que encontrei e mando. Abraço muito afetuoso, votos de felicidade junto à cara-metade e o Ary.
Amigo grato,
Alyrio Cavallieri”
DE MINHA PARTE
Pois quero que saiba que também adorei sentir seu carinho. De retorno recíproco. Meu carinho, também, desembargador AMIGO Cavallieri...
terça-feira, 19 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 19 de julho, é Dia Internacional da Caridade e do Futebol. Nesta data foi fundado o primeiro clube brasileiro dedicado exclusivamente ao futebol: O Sport Clube Rio Grande do Sul (1900). O Jornalista Hélio Fernandes era preso em Fernando de Noronha por críticas feitas ao Marechal Castelo Branco, no dia da morte dele (1967). Morriam: Clementina de Jesus (1987) e Araci de Almeida (1988).
ONTEM E HOJE...
Lembro bem, apesar de minha pouca idade à época, a ebulição do ano de 1968. Do Calabouço à Cinelândia, onde foi assassinado o colega Edson, Vladimir Palmeira comandava a estudantada nas ruas centrais do Rio de Janeiro querendo liberdades. O Congresso fechado com cassações violentas e mortes misteriosas.
Hoje, as mesmas pessoas com as quais lutamos contra a ditadura, envergonham os poderes da Nação em uma das fases mais corruptas da república.
É nesse clima que surge a piada: “que bom se um deputado pegasse febre aftosa... Seríamos obrigados a sacrificar todo o rebanho”...
Falei e disse!
segunda-feira, 18 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 18 de julho é Dia Nacional do Trovador. Data da sagração e coroação de Dom Pedro II (1841). Morte do mentor da Revolução Farroupilha e Presidente do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves (1847). Lei dividia o Brasil em quatro fusos horários (1913). Nascimento do líder anti-aparthaid Sul-africano Nelson Mandela (1918); do cantor e compositor Tito Madi (1929). Morte do Presidente Castelo Branco, em acidente aéreo no Ceará (1967); de Juarez Távora (1975); do historiador, escritor e sociólogo Gilberto Freyre (1987) e do Poeta, cronista e jornalista Paulo Mendes Campos (1991).
BRINCADEIRA COM FUNDO DE VERDADE
A ONU teria resolvido fazer uma pesquisa sobre alimentos, consultando todos os países alinhados no mundo. A pergunta formulada foi: - por favor. Responda honestamente qual é sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo...
Foi um grande fracasso. Todos os países europeus, a exceção da Grécia, não entenderam o que era “escassez”. Os africanos não sabiam o que era “alimento”. Os cubanos estranharam e pediram esclarecimento sobre o que era “opinião”. Os argentinos não faziam a menor ideia do que fosse “por favor”. Os americanos nem imaginam o que seja “o resto do mundo”...
Já o Congresso brasileiro entrou em sessão permanente debatendo o que é “honestamente”...
Precisa comentar?
Falei e disse!
sexta-feira, 15 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 15 de julho, data da inauguração do Primeiro trecho da Via Dutra em pista dupla (1950). Morte do ator Bruce Lee, especialista em artes marciais (1973). Ficava proibido fumar em ambientes fechados (1996).
Sábado, 16 de julho é Dia do Comerciante. O Papa Pio XI declarava Nossa Senhora Aparecida “Padroeira do Brasil” (1930). Aniversário do pianista Arthur Moreira Lima (1940). Desembarcava em Nápoles o primeiro Contingente da Força Expedicionária Brasileira (1944). Morriam: o teatrólogo Oduvaldo Vianna Filho (1974); o Maestro Austríaco Herbert Von Karajan (1989); o ex-governador de São Paulo, André Franco Montoro (1999); e, aos 103 anos, o escritor e jornalista, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho (2000), Pai de meu querido amigo, Homem de Televisão, Fernando Barbosa Lima, também falecido.
Domingo, 17 de julho é Dia da Proteção das Florestas. Aniversário do Capitão da Copa Carlos Alberto Torres (1944). Inauguração da Disneylândia (1955). Conquista do Tetracampeonato mundial de futebol pelo Brasil, nos Estados Unidos (1994). Morte do piloto argentino Juan Manuel Fangio (1995).
Sábado, 16 de julho é Dia do Comerciante. O Papa Pio XI declarava Nossa Senhora Aparecida “Padroeira do Brasil” (1930). Aniversário do pianista Arthur Moreira Lima (1940). Desembarcava em Nápoles o primeiro Contingente da Força Expedicionária Brasileira (1944). Morriam: o teatrólogo Oduvaldo Vianna Filho (1974); o Maestro Austríaco Herbert Von Karajan (1989); o ex-governador de São Paulo, André Franco Montoro (1999); e, aos 103 anos, o escritor e jornalista, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho (2000), Pai de meu querido amigo, Homem de Televisão, Fernando Barbosa Lima, também falecido.
Domingo, 17 de julho é Dia da Proteção das Florestas. Aniversário do Capitão da Copa Carlos Alberto Torres (1944). Inauguração da Disneylândia (1955). Conquista do Tetracampeonato mundial de futebol pelo Brasil, nos Estados Unidos (1994). Morte do piloto argentino Juan Manuel Fangio (1995).
PARA REFLETIR...
Vem ai o fim de semana e mais uma vez existem muitas bobagens circulando pela internet. Mas também existem reflexões altamente relevantes. Comento uma atribuída a um tal Marc Faber, que se apresenta à rede como analista de investimento e empresário.
Consta que em junho de 2008, quando o Governo Bush estudava lançar um projeto de ajuda à economia americana, Faber encerrava seu boletim mensal com um comentário bem-humorado: "O Governo Federal está concedendo a cada um de nós uma bolsa de U$ 600,00." Se gastarmos no supermercado Walt-Mart, esse dinheiro vai para a China. Se gastarmos com gasolina, vai para os árabes. Se comprarmos um computador, vai para a Índia. Se comprarmos frutas e vegetais, irá para o México, Honduras e Guatemala. Se comprarmos um bom carro, irá para a Alemanha ou Japão. Se comprarmos bugigangas, irá para Taiwan.
Nenhum centavo desse dinheiro, segundo ele, ajudaria a economia americana. O único meio de manter esse dinheiro na América é gastá-lo com prostitutas e cerveja, considerando que são os únicos bens ainda produzidos por aqui.
Concluiu, dizendo mais: que faria a parte dele.
Um brasileiro, igualmente bem humorado diria o seguinte: - Realmente a situação dos americanos é bem pior, meu caro Faber. Lamento informar que, depois desse seu e-mail, a Budweiser foi comprada pela brasileira AmBev... restaram, apenas as prostitutas. Porém, se as prostitutas repassarem suas economias para os filhos, o dinheiro virá para Brasília, onde existe a maior concentração de filhos delas, em todo o mundo.
Tá na internet. Não é interessante? Falei e disse...
quinta-feira, 14 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 14 de julho, é Dia Mundial da Liberdade do Pensamento, do Propagandista Médico e Dia Nacional do Enfermo. Início da Revolução Francesa com a tomada da Bastilha (1789). Assassinato de Plácido de Castro, o comandante da conquista do Acre (1908). Inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (1909). O assalto ao Trem Pagador rendia 27milhões de cruzeiros. A ação comandada por Tião Medonho, que terminou preso, virou tema de filme nacional (1960). Publicação da encíclica “Mater et Magistra” pelo Papa João XXIII (1961). Morte do escritor Orígenes Lessa (1986) e da atriz e sindicalista Wanda Lacerda (2001).
TOMARA, DEUS... TOMARA!
Vem ai mais um referendo nacional a respeito do desarmamento. Sou capaz de apostar que, em quantos forem feitos, as armas vão ganhar! Mas faço questão de deixar claro que não ando armado, nem tenho armas, e, que acharia ótimo que todos se desarmassem.
Contudo recebi de Gil Cordeiro uma reflexão interessante a ponderar: - quem mata são as pessoas, não são as armas. E o argumento é pujante: - para reduzir os acidentes de trânsito, devemos proibir a fabricação de automóveis?
Meu Amigo Gil disse que votou “não” da primeira vez, que votará “não” agora na segunda e, quantas vezes forem necessárias. Propõe em ton veemente: - Revoguem as leis que protegem bandidos. Desarmem-nos. Prendam-nos. Invistam no reforço e ampliação do sistema penitenciário. Impeçam a entrada ilegal de armas...
Além disso, Gil propõe a inserção de outras questões no referendo: voto facultativo. Redução para apenas 2 senadores por estado. Corte de deputados federais e estaduais, e vereadores pela metade. Acesso a cargos públicos só por concurso. Redução dos 37 ministérios para 12. Fim dos partidos nanicos. Férias de 30 dias para políticos e magistrados. Ampliação do “ficha limpa” a todos os níveis da administração. Fim de todas as mordomias nos 3 poderes. Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público. Redução dos funcionários do congresso para um terço e elevação da maioridade penal para 16 anos a todo aquele que quiser titulo de eleitor e carteira de motorista...
Francamente, Gil, se tudo isso valer, o mundo ficará tão bom que cumprir-se-á a profecia bíblica: “e o lobo e o cordeiro ainda vão caminhar, juntos”!
Falei e disse
quarta-feira, 13 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 13 de julho, é Dia Mundial do Rock e do Engenheiro Sanitarista. Iniciação de Dom Pedro Primeiro na Maçonaria, como irmão Guatemozi (1822). Santos Dumont contornava a Torre Eifell com um dirigível (1901). Nascimento do ator Harrison Ford (1942). Morte do compositor Ciro Monteiro (1973). Cuba recebia os restos mortais de Ernesto Che Guevara (1997).
PALOCCI O HEROI
Estou partindo para Nova Iorque, lendo o que Danusa Leão escreveu dias atrás para a Folha. O fez com estilo próprio, mas me fez recordar a coragem de seu marido, o Amigo saudoso Samuel Wainer. Peço licença para reproduzir o artigo:
“Foi estarrecedor, na sua despedida, vê-lo aplaudido de pé como um herói. Eu não entendo mais nada.
DÁ PARA ENTENDER, claro, e até para justificar: já que como ministro empossado da Casa Civil, Palocci, que conhece todas as leis apesar de não ser advogado, não poderia mais dar consultorias. Foi obrigado a fazer tudo muito rápido, para que no dia da posse já tivesse seu futuro garantido, mas tudo bem. Com 20 milhões de reais, dá para relaxar e viver bem o resto da vida. Depois dos quatro meses de quarentena, poderá voltar a trabalhar no mesmo ramo, com o mesmo sucesso, pois continua amigo de todos os que deixou no governo, que poderão lhe passar excelentes informações.
Foi estarrecedor, na hora da despedida, ver Palocci aplaudido de pé como um herói. Eu não entendo mais nada. Cheguei a ter certa esperança na presidente Dilma; não era ela a durona, cheia de personalidade? Pois foi preciso Lula ir a Brasilia para resolver o nó Palocci. Dizem que ela não gostou, e depois disso Lula parece ter sossegado, se é que Lula sossega, mas os dois continuam se falando muito no telefone.
Dilma só foi candidata porque todos os possíveis candidatos à Presidência são réus no processo do mensalão. Como dizem que o Brasil não tem memória, vale lembrar os homens de ouro da total confiança de Lula, que caíram - e mal: o então poderosíssimo José Dirceu, Delúbio, o ex-presidente do PT Genoino, seu irmão -o deputado José Nobre Guimarães - seu assessor (o dos dólares na cueca); Gushiken, o próprio Palocci, que já tinha ficado mal na foto em Ribeirão Preto, foi ministro da Fazenda, caiu, voltou como ministro da Casa Civil, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, Professor Luizinho, Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT; são 40, mas como não dá para citar todos, ficamos com as estrelas do partido. Todos, absolutamente todos, escolha pessoal de Lula; nenhum, absolutamente nenhum, foi preso, e na última semana de agosto, o crime -formação de quadrilha-, prescreve. Quando ouço falar no PT, me arrepio.
De repente, a surpresa: sai Palocci, entra Gleisi. Será que Lula deixou Dilma escolher sozinha?
Não dá para falar rigorosamente nada de Gleisi, a não ser que ela até sorri, coisa que não acontece com nenhum petista; vamos esperar e ver. Será que ela é mais um dos escolhidos para conquistar a classe média? Ela tem tudo para isso: loirinha, olhos claros, dois filhos que ela leva à escola todos os dias, bonita, simpática, já quis ser freira, citou dois poetas em seu discurso de despedida e tem um projeto de lei dando aposentadoria às donas de casa. Um perfil perfeito para conquistar o eleitorado feminino.
Eu já acreditei em Lula, e até já votei nele, quando o outro candidato era Collor. Eu já acreditei em Dilma; não votei nela, mas dei um voto de confiança, que aliás foi retirado, depois que vi Erenice em sua posse; só por simpatia -e porque preciso ter esperança em alguém- ia dar um votinho de confiança a Gleisi, mas depois de vê-la citar Collor no discurso de despedida do Senado, fiquei na minha. Desejo felicidades a todos, e espero que Lula faça muitas palestras, ganhe muito dinheiro, e não pise nunca mais em Brasília.
Observação 1 - na despedida de Gleisi no Senado, Marta Suplicy estava de dar pena, tal o ódio que não conseguia disfarçar; por que, não sei. Mas ela espumava, praticamente.
Observação 2 - Gleisi é a única petista do governo que usa saia”.
AMIGOS! DANUZA LEÃO FOI MAGISTRAL.
Falei e disse!
terça-feira, 12 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 12 de julho, é Dia do Engenheiro Florestal. Ouro Preto era declarada Cidade Monumento Nacional (1933). Eleição de Edson Arantes do Nascimento – O Pelé – como atleta do século, por indicação de jornalistas de 19 países (1980). Morte do Jornalista João Saldanha (1990). O Brasil perdia a copa da França (1998).
HOJE A COBRA VAI FUMAR
O ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Luiz Antonio Pagot defenestrado pela presidenta (ou dente) Dilma Rousseff vai falar cobras, lagartos e lagartixas daqui a pouco, no Senado e amanhã na Câmara. Foram demitir o bicho...
Pagot tem dado recados ao governo de que ele apenas cumpria ordens e que Paulo Bernardo, o popular maridão da casa civil, atual ministro das Comunicações e ex-ministro do Planejamento, também mandava aditar contratos para cima.
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, tratou de minimizar as ameaças. Afirmou que Pagot cumpria suas responsabilidades, e irá falar conforme sua consciência, frisando: “Portanto, da nossa parte, não há qualquer tipo de preocupação”.
Ideli também observou que aditivos são comuns em contratos de obras. E são mesmo! Mas devem respeitar os limites legais de 25 por cento. Acima disso, só em casos excepcionais, com justificativa contundente.
Sobre a entrevista do senador Blairo Maggi, sondado para o ministério, e, perguntada se o governo entendia que o PR está colocando a faca no pescoço do Palácio do Planalto, tentando envolver outros ministérios em supostas irregularidades, Ideli negou.
Mas cá entre nós, foi difícil para o Planalto encontrar um sucessor para Alfredo Nascimento no Ministério dos Transportes. Ideli Salvatti, no entanto, disse que Dilma resolveria o problema até o fim de semana. E resolveu. Paulo Sérgio Passos é o novo ministro, em cujos ombros pousa a esperança de resolver mais essa crise.
O Ministro Alfredo Nascimento teria conseguido proeza maior que a do Palocci que vintuplicou seu patrimônio. O Filho de Nascimento, segundo denúncia do Jornal o Globo fez a empresa dele crescer 86 mil e 500 por cento em apenas 6 anos.
Êta Brasil sangrado nesses 10 anos de PT! Mesmo assim, sangra mas não morre!
Falei e disse!
segunda-feira, 11 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 11 de julho é dia Mundial da População e do Mestre da Banda. Acidente com avião brasileiro matava 122 pessoas em Paris. Dentre elas: o cantor Agostinho dos Santos e o torturador da era Vargas, Felinto Muller. Morte do diretor e ator inglês Lawrence Olivier (1989).
AONDE EXISTE UM MOMENTO DE IGUALDADE PERANTE A LEI?
A Constituição Brasileira diz que todos são iguais perante a lei. Mas não é tanto assim. Só vi um lugar no país, até hoje, em que o mesmo pau que bate em Chico, bate também em Francisco.
Se você não advinha, eu adianto: no trânsito do Rio de Janeiro. A ‘lei seca’ está sendo levada tão a sério que o Senador e ex-governador de Minas, Aécio Neves já teve de largar o carro e tomar em taxi até em casa, e, ontem, foi a vez do baixinho mais marrento do mundo, agora deputado federal pelo PSB: Romário...
O marrentinho teve a carteira de habilitação apreendida numa ‘blitz’ da Operação ‘Lei Seca’, quando passava pela Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, no início da madrugada de domingo. Recusou-se a fazer o teste do bafômetro e teve que entregar os documentos aos fiscais da Secretaria de Estado de Governo que conduziam a operação.
Como não havia irregularidades na documentação de sua Land Rover, Romário não teve o carro apreendido. Mas teve de seguir viagem no banco do carona, conduzido por uma pessoa que o acompanhava e que era habilitada.
Mesmo sendo deputado federal e apesar de ter jogado no Vasco, Flamengo, Fluminense, seleção brasileira, além de times estrangeiros, não conseguiu comover a fiscalização. Vai responder a um processo administrativo no Departamento Estadual de Trânsito do Rio e terá que pagar uma multa de 957 reais e 70 centavos. Sua carteira de habilitação ficará retida por cinco dias.
Devia ser assim em todos os momentos da vida: a lei igual para todos.
Falei e disse!
sexta-feira, 8 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 08 de julho é dia do Pacificador e Dia Nacional da Ciência. Criação do famigerado imposto sindical (1940). Ingresso da Hungria, Polônia e República Tcheca na Otan (1997).
Sábado 09 de julho é Dia do Soldado Constitucionalista de 32. Data da independência das Províncias Unidas do Rio da Prata, hoje Argentina (1816). Criação da Confederação Sul-Americana de Futebol (1916). Deflagração da Revolução Constitucionalista de São Paulo (1932). Morte de Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes – Vinicius de Moraes (1980).
Domingo, 10 de julho é Dia Mundial da Lei, da Saúde Ocular, da Pizza e do Truco. Aniversário de Pindamonhangaba (1705) e de Bananal (1832). Morte do Pai da lâmina de barbear, King Kamp Gillette (1932). Lançamento da minissaia por Mary Quant (1964). Morte de Jackson do Pandeiro (1982).
Sábado 09 de julho é Dia do Soldado Constitucionalista de 32. Data da independência das Províncias Unidas do Rio da Prata, hoje Argentina (1816). Criação da Confederação Sul-Americana de Futebol (1916). Deflagração da Revolução Constitucionalista de São Paulo (1932). Morte de Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes – Vinicius de Moraes (1980).
Domingo, 10 de julho é Dia Mundial da Lei, da Saúde Ocular, da Pizza e do Truco. Aniversário de Pindamonhangaba (1705) e de Bananal (1832). Morte do Pai da lâmina de barbear, King Kamp Gillette (1932). Lançamento da minissaia por Mary Quant (1964). Morte de Jackson do Pandeiro (1982).
NEM SÓ DE TELEFÉRICO VIVE O HOMEM...
Hoje aqui no Rio de Janeiro o assunto é a repercussão do ato re-inaugural do teleférico da comunidade do Alemão. Lula já tinha batizado a obra que Dilma agora crismou. E a festa teve de tudo, inclusive o governador Sérgio Cabral e o Prefeito Eduardo Paes como papagaios de pirata da presidenta que quase foi às lágrimas, alegando saudade de Lula...
Façam-me o favor...
Na comunidade, onde além de uma descida e uma subida por dia cada morador pagará um real pelo uso extra do teleférico, o povo acha que há muito mais coisas a serem feitas, do que inaugurar e reinaugurar a mesma obra.
E chega de papo furado e conversa mole.
Falei e disse!!!
quinta-feira, 7 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 07 de julho é a data da primeira transmissão de TV em cores nos Estados Unidos (1950). Primeiro jogo de Pelé na Seleção Brasileira (1957). Morte do cantor e compositor Agenor de Miranda Araújo Neto – o popular Cazuza, por aids (1990).
TEM LÓGICA... FAZ SENTIDO...
Os partidos de oposição, liderados pelo PSOL estão articulados para impedir a posse do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento em sua vaga de senador da República. Estão propondo hoje o impedimento no Conselho de Ética. E o requerimento faz sentido: “Se não serve para ser ministro de Dilma, de onde se demitiu acusado de corrupção em alto estilo, não deve servir para mais nenhuma função pública”. Tá certo!
Em seis meses, o governo Dilma Rousseff já sofreu quatro alterações no primeiro escalão. Dois ministros saíram em meio a suspeitas de corrupção: Antonio Palocci, que chefiava a Casa Civil, e deixou o governo em meio a suspeitas de enriquecimento ilícito; e Nascimento, por igual motivo.
No rescaldo da queda de Palocci, Dilma teve que fazer ajustes na articulação política e remanejou o ministro Luiz Sérgio, da Secretaria de Relações Institucionais para a pasta da Pesca. Um prêmio de consolação... Em troca, a ministra Ideli Salvatti, que ocupava a pasta da Pesca, assumiu a de Relações Institucionais. Os dois não entendem nada de nada. Por isso mesmo, tanto faz onde estiverem. O importante é que recebam um “por mês” mais alentado...
A saída de Alfredo Nascimento foi celebrada com festa no Tribunal de Contas da União onde um integrante tirou sarro do “cumpanheiro” Lula, que dizia que o TCU não o deixava governar e atrapalhava seus planos. Detalhe que foi Lula quem apadrinhou Nascimento para o Ministério de Dilma.
A oposição está colhendo assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as denúncias e também enviou um pedido de investigação ao Ministério Público.
Tenho impressão que o tal rebaixamento da linha do trem em Pindamonhangaba, infelizmente, vai pro brejo, pois já foi anunciada a revisão de todos os projetos ferroviários que circulariam pelo PAC. Mas valeu o passeio do nosso pessoal a Brasília. Deu pra conhecer melhor a capitarrr...
Falei e disse!
quarta-feira, 6 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 06 de julho, data da morte de Antonio Castro Alves, o poeta dos escravos (1871). Nascimento de Silvester Stallone; do cantor e compositor Antonio Pecci Filho, mais conhecido como Toquinho (1946). Inauguração da ponte-aérea Rio-São Paulo (1959). Morte de Louis Armstrong (1971). Encontro da ossada de Ernesto Che Guevara, em Puerto Suarez, Província de German Bush, na Bolívia (1997).
A CADA DIA FICO MAIS HORRORIZADO...
Existe gente ainda pior que esses prefeitos que respondem por desvios na merenda escolar e remédios. Auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União revela que o governo federal, por meio do Sistema Único de Saúde, gastou quase 15 milhões de reais custeando tratamentos ambulatoriais em DEFUNTOS que seriam pacientes de alta complexidade. E o Povão na fila dos hospitais urrando de dor...
O relatório aponta nomes de mais de 5 mil pessoas que teriam morrido antes da data registrada como início dos tratamentos ambulatoriais, que custaram mais de 5 milhões de reais. E o Povão na fila ardendo em febre...
O TCU identificou também, 3 mil 480 casos em que a data da morte é anterior ao período de internação hospitalar e 890 casos em que a morte ocorreu no meio do período declarado de internação. E o Povão deitando no chão do hospital aguardando atendimento...
Em Taubaté, ontem, escutei a conversa que um dos implicados disse que está no meio de um complô. E o outro falou: -sim, esta no meio do complô porque complô um carro, complô um apartamento na praia, complô uma danceteria, complô uma chácara... Botei até em minha coluna, hoje, no Jornal da Cidade ...
Gente! Se um dia existir pena de morte deverá ser aplicada primeiro no pessoal que faz isso! E se existir inferno também, tomara Deus seja destinado a eles...
Falei e disse!
terça-feira, 5 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 05 de julho é Dia Internacional de Cooperativas. Edu Chaves realizava o primeiro vôo Rio-São Paulo sem escalas. Durou 4 horas e 39 minutos (1914). Acontecia o levante dos 18 no Forte de Copacabana. Tenentes calcularam o tiro que caiu ao lado do Ministério da Guerra, no Centro do Rio (1922). Lançamento do biquíni (1946). Jango sancionava a lei do 13º salário depois de negociar diretamente com grevistas, em ato tido como inédito para um presidente (1962). Morte do Pai das revistinhas eróticas, Carlos Zéfiro (1992) e da comediante Consuelo Leandro (1999
ATÉ NISSO DÁ SORTE
Não fosse a cremação do ex-presidente Itamar Franco e a confirmação da sentença condenatória de Antonio Palocci pela Quinta Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo teria mais visibilidade. Até nisso ele da sorte...
Entre 2001 e 2002 o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci era prefeito de Ribeirão Preto, onde praticou improbidade administrativa. Foi denunciado pelo Ministério Público, de autorizar a regularização de um imóvel sem a cobrança da multa prevista em lei, além de deixar de cumprir as exigências técnicas para a normalização. Acabou condenado pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão, ao pagamento de multa de 50 vezes o valor da remuneração de prefeito, e à suspensão dos direitos políticos por três anos.
O TJ reduziu a multa, de 50 para 10 vezes o subsídio, porém manteve a inelegibilidade por 3 anos, o que pode ser agravado pela lei da “ficha limpa” para 8 anos.
De acordo com o desembargador Xavier de Aquino, relator da apelação, ao agir em desacordo com a lei, Palocci “distanciou-se dos princípios da legalidade e probidade, desbordando para pessoalidade, e, nessa condição, guiado único e exclusivamente por seu arbítrio, fez o que quis, conduzindo-se com total indiferença em relação ao primado do Estado Democrático de Direito, que constitui o fundamento da República”.
Além do relator, votaram para manter a condenação de Palocci os desembargadores Franco Cocuzza e Fermino Magnani Filho.
Palocci ainda pode recorrer da decisão ao próprio Tribunal de Justiça de São Paulo ou ao Superior Tribunal de Justiça.
O leitor desatento vai se fixar na leitura sobre a cremação do Itamar e não prestará atenção no ex-ministro que, aos poucos, deixa de frequentar as páginas da política para ser destaque no noticiário policial. Mas não acredito que, apesar do mérito, ainda acabe preso... Deve ter amigos no STJ...
Falei e disse!
segunda-feira, 4 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 04 de julho é dia do Cooperativismo. Independência dos Estados Unidos (1776). Santos Dumont sobrevoava Paris (1898). Morte de Monteiro Lobato (1948) e do músico e compositor Argentino Astor Piazzola (1992).
POLÊMICA!
Dez anos de discussão para vigorarem nesta segunda-feira as alterações ao Código de Processo Penal, propostas por membros do Instituto Brasileiro de Direito Processual: Ada Pellegrini Grinover, Antonio Magalhães Gomes Filho e Miguel Reale Jr.
Entre as novidades mais polêmicas está: a proibição da prisão preventiva para crimes com pena menor ou igual a quatro anos, ao invés de dois, como era antes. Alguns deles são formação de quadrilha ou bando, manutenção em cárcere privado, furto comum e contrabando. Também não poderão ser preventivamente presos os acusados pelas tentativas de abuso de incapazes, incêndio, falsificação de documento e estelionato. Isso porque, quando o crime não é consumado, a pena é reduzida.
A principal justificativa para a mudança é que não faz sentido prender provisoriamente pessoas acusadas por tais crimes, já que alguém condenado por eles dificilmente será mandado para a cadeia, cumprindo simples penas alternativas.
Assim, no lugar da pena privativa de liberdade, o juiz pode impor outras nove medidas cautelares que considere adequadas, como o uso de tornozeleira eletrônica, restrição de frequência a determinados lugares ou a obrigação de comparecer em juízo periodicamente. O juiz só poderá aplicar a preventiva durante a investigação para evitar que o acusado fuja.
De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional, aproximadamente 210 mil pessoas estão presas provisoriamente, ou seja, 44 por cento da população carcerária do país. Mas o ministério não soube afirmar quantas seriam soltas. Também de acordo com o DEPEN, a manutenção de um preso custa cerca de Mil e 800 reais por mês. Já a medida cautelar mais cara, o monitoramento eletrônico, custa entre 600 e 800 reais.
Resumindo, a prisão preventiva somente poderá ser decretada pelo juiz em último caso, se entender que nenhuma das outras medidas cautelares é adequada à situação.
E vai rolar a festa! Falei e disse!
sexta-feira, 1 de julho de 2011
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 01 de julho, é Dia da Vacina BCG. Data da morte do republicano revolucionário brasileiro, Silva Jardim, aos 31 anos, na Itália, numa erupção do Vulcão Vesúvio (1891). Nascimento do personagem Popeye, criado por E.C. Segar (1929). Fundação da Companhia Vale do Rio Doce (1942). Início da conferência de Bretton Woods (pós guerra), com a criação do BIRD e do FMI (1944). Aniversário de Alceu Valença (1946); e de Marisa Monte (1967). Sancionada por Geisel a fusão da Guanabara com o velho Estado do Rio de Janeiro, na tentativa de matar o MDB na região (1974). Morte do ditador Juan Domingo Perón (1974); do cineasta Jean Manzon (1990); do animador de TV Edson Cury – o Bolinha (1998); e de Nikolai Basov, considerado um dos Pais do raio laser (2001).
Sábado, 02 de julho é dia do Bombeiro e do Hospital. Vigência do primeiro salário mínimo (1940). Maria Ester Bueno conquistava o bi-campeonato de tênis em Wimbledon (1960). Criação da Oban – Operação Bandeirantes – maior centro de tortura e eliminação de opositores (1969).
Domingo, 03 de julho é data da criação do Jogo do Bicho por João Batista Viana Drummond – o Barão de Drummond – simplesmente para manter o Jardim Zoológico que construíra em sua propriedade em Vila Isabel, Rio de Janeiro (1892). Morte de Theodor Herzl, fundador do Sionismo (1904); de André Citroen, criador do carro de mesmo nome (1935) de meu saudoso Amigo, o neuro-cirurgião Carlos Bacellar (2005). É aniversário do ator Carlos Alberto Riccelli (1946).
NO MEIO DE TANTA BESTEIRADA, PELO MENOS UMA COISA POSITIVA...
No meio de tantas besteiras que vão proporcionar a liberação de uma quantidade enorme de presos, acertaram numa medida, e, a presidente (ou denta) Dilma Rousseff sancionou alteração na Lei de Execução Penal, autorizando detentos que frequentam aulas, reduzirem o tempo da condenação.
Propuz isso, muitos anos atrás, quando presidia a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. Agora, ao invés de ficar a toa na cadeia, sem se qualificar, o detento poderá trocar 12 horas de aula pela redução de um dia na pena.
O benefício é válido tanto para presos no regime fechado quanto semiaberto, mantida também a possibilidade de o detento abater um dia de pena por três dias de trabalho na prisão.
Outra vantagem para os presos: quem conseguir conciliar horários poderá descontar o tempo de pena tanto com horas de estudo quanto de trabalho somadas. E, se o detento concluir o ensino fundamental, médio, profissionalizante, superior ou ainda de requalificação profissional ainda terá o acréscimo na redução em um terço.
O benefício vale tanto para cursos presenciais quanto para a educação à distância.
Acho que agora todo mundo vai procurar o que fazer, e o diabo deve desistir de povoar cabecinhas vazias.
Aliás, por falar em cabecinha vazia, custou a sair coisa boa da cabecinha desse governo de tantas cartilhas imbecís...
Falei e disse...
Assinar:
Postagens (Atom)