sexta-feira, 11 de julho de 2014

JUSTIÇA BRASILEIRA TAMBÉM SE CURVA À FIFA
O presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça negou direito de detentores de cadeiras perpétuas no Maracanã que pretendiam acesso ao estádio na decisão da Copa do Mundo.

É de admirar a capacidade com que se nega um direito adquirido para atender a FIFA aqui no Brasil.

Aqui vai um pouco da história. Final da década de 40 o prefeito carioca Ângelo Mendes de Morais atropelou a doação de área, feita ao município do Rio de Janeiro pelo major cavalariano Suckow da Fonseca, para um hipódromo. Estava abandonada. Virou depósito de sucata da segunda guerra mundial. Nela decidiu erguer o Maracanã, até de forma autoritária, para a copa de 50.

O jornalista Mario Filho arrecadou dinheiro entre benfeitores que compraram cadeiras perpétuas no estádio. Por isso foi homenageado. O Maracanã em verdade tem o nome dele. Meu Pai trabalhava com ele no Jornal dos Sports. Por isso sei detalhes do que estou afirmando. 

Vem a FIFA e obriga o Brasil a editar uma lei com 71 artigos (curiosamente 7 X 1) e nega o direito adquirido desses detentores de cadeiras. E pior! Vem o Superior Tribunal de Justiça e consagra essa inconstitucionalidade...

Já na Copa de 50 o irmão de Mario Filho e também jornalista, Nelson Rodrigues cunhou a frase: o brasileiro tem complexo de viralata. Ouso acrescentar que nossa justiça é pior ainda...

Falei e disse!


Nenhum comentário:

Postar um comentário