SOBREVIDA
DE MOTOQUEIRO CONTINUARÁ DIFICIL
Ainda
vai depender de regulamentação pelo Ministério do Trabalho a lei que inclui o
trabalho em motocicleta entre as atividades perigosas.
Ao ser sancionado o projeto se tornou lei. Mas será
necessária a regulamentação para que a CLT assegure aos trabalhadores que
utilizam motocicletas possam gozar do adicional de periculosidade de 30 por
cento.
A
nova lei pode funcionar na contramão do interesse dos motociclistas. Torna mais
viável que o trabalhador em risco venha a exigir indenização do empregador. E,
gerando adicional a mais, vai encarecer o frete. Diante disso, muitos talvez optem
por fazer o transporte por intermédio de veículos, ao invés da motocicleta. Consequente
perda de mercado...
É
necessária atenção dos que trabalham por conta própria ou em cooperativas. Vão
precisar encontrar meio de compensação no aumento do frete, porque o benefício
alcança apenas os empregados com carteira assinada.
Conclui-se
que, apesar da lei nova, a sobrevivência de motoqueiro profissional continuará
muito difícil.
Falei
e disse!
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