quinta-feira, 19 de junho de 2014

ENTRA EM VIGOR, O MARCO CIVIL DA INTERNET.
O Marco Civil é uma espécie de Constituição para a internet. Normas que vão regulamentar o uso dessa ferramenta cada vez mais popular no país, utilizada há 18 anos sem nenhum tipo de critério.

Hoje, tudo que é feito na internet é gravado e vendido para empresas de marketing ou mesmo outras finalidades sem a permissão do usuário. A partir do Marco Civil, isso ficará proibido. Seu provedor não pode sequer guardar o que você fez. E o Google, por exemplo, não pode vender dados sobre você.

O Marco Civil não só garante a privacidade na internet, como previne mudanças que já vinham sendo estudadas pelas grandes corporações e que poderiam entrar em vigor brevemente. Como, por exemplo, um provedor reduzir ou aumentar a velocidade de acesso a sites de acordo com interesses políticos ou financeiros.

Serviços de voz como o Skype, por exemplo, não podem ser prejudicados por empresas de telefonia que oferecem serviços de internet, mas, ao mesmo tempo, têm serviços concorrentes.

O Marco Civil também trará mais segurança para a internet. Em casos de comentários ofensivos contra a honra de uma pessoa, a vítima poderá recorrer direto a um Juizado Especial para determinar que as ofensas sejam retiradas do ar de forma rápida. 

Por outro lado, se você fizer críticas a um político, empresário ou qualquer tipo de autoridade, esses comentários só poderão ser retirados do ar por meio da Justiça, e não por uma simples notificação ou pressão da pessoa que foi criticada, garantindo a liberdade de expressão.

Em caso de ofensa à honra de uma pessoa ou da destruição de sua imagem por perfis falsos, a partir do Marco Civil, com o que se chama de “guarda de logs”, será mais fácil de identificar e punir o autor do dano, como os que incitaram o linchamento de uma mulher confundida com uma sequestradora.

A internet será usada com mais responsabilidade. É o que penso e desejo...

Falei e disse!



Nenhum comentário:

Postar um comentário