domingo, 8 de junho de 2014

EXISTE UM DONO DE DEUS?

Não bastasse fechar a Catedral do Rio aos pobres na Sexta-feira Santa, a Arquidiocese do Rio extrapola e se coloca, diante de todos nós, pasmos, como dona e detentora dos direitos autorais sobre a imagem do Jesus Cristo. Por sinal, projetada a partir de um modelo francês com doações de inúmeros católicos e, erguida, pedra por pedra, a 714 metros de altitude, no morro do Corcovado, área federal, pertencente ao Parque Nacional da Tijuca.

Depois de negar o abrigo a quem tinha fome e sede de justiça, aqueles desafortunados sem teto que bateram à sua porta no Tríduo Pascoal, a Arquidiocese do Rio, “dona de Deus”, quer processar a RAI, Rede de Televisão Italiana, por ter vestido o Cristo com as cores da Seleção da Itália. Não pensa em punir o Brasil, por dar ao mesmo Cristo de pedra sabão vinda da região de Carandaí, Minas Gerais, as cores luminosas verde-e-amarela nas noites cariocas, com o mesmo foco: a copa do mundo que, apesar de todos os protestos, é o maior evento de congraçamento e fraternidade entre os Povos do Planeta.

Perde mais uma vez, Dom Tempesta, a oportunidade de colocar a Igreja Católica em nível de melhor aceitação popular. Joga por terra o esforço de Francisco. E o pior, arrisca a Sé Carioca em profundo ridículo por que, nem moral, nem juridicamente, sinaliza a seu favor qualquer vestígio de fumaça de bom direito no pedido. A propósito, Dom Tempesta, lembro o que ensina Tiago na sua Epístola às 12 tribos: “pedis e não recebeis, porque pedis mal”...

E, com oportunidade e acerto, mais uma vez, o Jurista Jorge Béja também aconselha o prelado a desistir da aventura jurídica. Por isso aqui reproduzo seu artigo, coberto de razão... Leiam e reflitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário