quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O FATOR PREVIDENCIÁRIO É UMA INDIGNIDADE!

Diante da pressão de aposentados e pensionistas, o governo ficou de rever a modificação feita, de forma impositiva, na sistemática de aposentadoria...

Pra todo mundo lembrar, em 1999, para evitar que o trabalhador se aposentasse muito jovem, foi criado o fator previdenciário. Em agosto desse ano, o ministro da previdência, Garibaldi Alves anunciou que até dezembro formularia uma alternativa às centrais sindicais.

Ontem, no entanto, ele adiou, dizendo: "Acredito que neste final de ano não seja mais viável, apesar do empenho." Explicou que o governo só vai poder enfrentar o problema depois que for aprovada a nova aposentadoria dos servidores públicos federais, muitas vezes suplementada pelo orçamento do INSS.

Sua expectativa é de que o projeto de lei do fundo complementar para os servidores seja votado na Câmara dos Deputados em dezembro e depois vá para o Senado...

A luta continua em outra frente. O Sindicato Nacional dos Aposentados entrou neste ano com uma ação civil pública questionando a constitucionalidade do tal fator previdenciário. Inclusive o Supremo Tribunal Federal já admitiu o pedido da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Rio de Janeiro para participar do processo como assistente.

Considero o que o governo fez, com quem se aproximava do fim do acumulo de tempo para se aposentar, a mesma coisa que mudar a ‘regra do jogo’ com a partida em andamento.

Acreditem: o ministro Garibaldi Alves está apenas ganhando tempo.

Falei e disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário