terça-feira, 19 de outubro de 2010

O PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO


O Amigo José Raul sempre colabora com boas lembranças. Me enviou texto para reflexão, ao qual sugiro o saboroso e magnífico título: PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO. Você há de entender por quê...

"Mentira de tudo, em tudo e por tudo. Mentira na terra, no ar, no céu. Mentira nos protestos. Mentira nas promessas. Mentira nos progressos. Mentira nos projetos. Mentira nas reformas. Mentira nas convicções. Mentira nas soluções. Mentira nos homens, nos atos e nas coisas. Mentira no rosto, na voz, na postura, no gesto, na palavra, na escrita. Mentira nos partidos, nas coligações e nos blocos. (...)

Mentira nas instituições, mentira nas eleições. Mentira nas apurações. Mentira nas mensagens. Mentira nos relatórios. Mentira nos inquéritos. Mentira nos concursos. Mentira nas embaixadas. Mentira nas candidaturas. Mentira nas garantias. Mentira nas responsabilidades. Mentira nos desmentidos.

A mentira é geral. O monopólio da mentira".

Não se assuste, porque apesar de atual, o texto é de 1919. O autor foi Rui Barbosa. Parece que foi escrito agora, não? Para governos recentes e candidatos do momento. Vale para presidentes e governadores. Vale para deputados, senadores... Vale até para prefeitos... É OU NÃO É O PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO?

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário