quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PARA QUE VAMOS ÀS URNAS?



Se os Ibopes da vida já decidiram, pra que vamos às urnas? Não falo aqui como eleitor de qualquer dos candidatos majoritários ditos fortes. Falo como alguém que ama o processo democrático, e, o vê deturpado por marketeiros, lobistas e institutos de pesquisa.

E falo nisso há muito tempo...

O processo eleitoral fica inteiramente deturpado, por pesquisas muitas vezes falaciosas, e, que acabam por induzir o pleito. PRIMEIRO porque os lobistas, carinhosamente tratados de apoiadores, começam a apostar as fichas de seus investimentos nas campanhas polarizadas. SEGUNDO porque fazem surgir o chamado voto útil, daqueles que detestando um candidato, começam a dirigir sua intenção de voto a quem tem mais chance de derrotar o odiado. TERCEIRO porque depois de induzirem todo o processo, as pesquisas vão fazendo contas de chegar para atingir o verdadeiro resultado, aí já desfigurado por todo esse corolário de farsas.

A persistirmos admitindo pesquisas eleitorais viciosas dos pleitos, por questão de economia processual e para a da Nação, a opção melhor seria dar logo ao IBOPE, ao DATAFOLHA, ao VOX POPULI, e, outros menos cotados, o poder de apontar os novos governantes... Para que irmos às urnas?

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário