domingo, 15 de agosto de 2010

BRASIL, MOSTRA A SUA CARA!!!

Até o final do ano devem ser emitidas as primeiras cem mil novas carteiras nacionais de identidade. Conterão chips e dispensarão os outros documentos. O comitê responsável pela emissão dos novos documentos foi definido na quinta-feira passada e, volta a sse reunir a 25 de agosto, para discutir qual modelo a ser adotado, tendo como base em um já desenvolvido pelo INI.
Em nove anos, todos os documentos deverão se enquadrar ao novo suporte. A previsão inicial era de que, ainda neste ano, dois milhões de documentos fossem emitidos, mas a regulamentação tardia da lei, em maio, atrasou o cronograma.

O novo Registro de Identificação Civil foi regulamentado em maio, com a publicação do Decreto 7.166. O novo sistema ainda terá muitos números. Mas, pelo menos, reunirá todos como: CPF, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação e Título de Eleitor – além do Registro Geral, num documento só.

O RIC contará com dispositivos para impedir a falsificação. Um banco de dados único com as digitais dos brasileiros, poderá ser utilizado pelos órgãos de segurança dos estados e dos municípios, vai aumentar muito a eficácia da perícia criminal brasileira. Dos 26 estados brasileiros, 19 já estão conveniados e outros cinco manifestaram o interesse de se credenciar.

A União vai investir 1 bilhão e 4 milhões de reais para instalar o projeto. Mas se levarmos em conta que os bancos gastam um bilhão por ano, na garantia da segurança da identificação de clientes, isso vai representar um grande avanço.

Depois disso faltará apenas o Brasil mostrar a cara dele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário